Sardinhas Fabulosas na Danielian Galeria
- Marisa Araujo
- 5 de jun.
- 3 min de leitura

Foi lançado hoje, na Danielian Galeria, o projeto Sardinhas fabulosas — coleção de obras vestíveis criadas pela artista Andrea Lins, com direção criativa de Gloria Marques, fundadora da Sardina e curadoria de Christiane Laclau, da plataforma Artmotiv.
O evento contou com visita guiada da artista e da curadora, seguida de um talk com a jornalista Joana Dale, que reuniu mais de 60 pessoas.
Resultado da colaboração entre três cariocas apaixonadas pelo mar, a série parte das experimentações de cor e forma de Andrea Lins sobre a fauna e a flora brasileiras, desaguando em peças em linho, algodão e seda. Com estampas e bordados criados a partir de técnicas mistas — pintura e colagem —, a coleção reafirma o compromisso da marca Sardina com a delicadeza inventiva, e da Artmotiv com a aproximação entre arte contemporânea e vida cotidiana.
As peças de moda e as obras de arte — seguem à venda até sábado na galeria.
SERVIÇO
Sardinhas fabulosas
De 5 a 7 de junho de 2025
Danielian Galeria – Rua Major Rubens Vaz, 414 – Gávea
Fotos de Miguel Sá
Vídeo de Marisa Araujo
SOBRE
Em março, a Artmotiv @artmotiv.brasil e a Sardina @sardina_sardina lançam uma nova coleção de obras de vestir, criadas pela diretora criativa Gloria Marques e pela artista Andrea Lins @andrealinsart, com a curadoria de Christiane Laclau
Gloria Marques enxerga a moda como uma forma de expressão. Para colocar essa convicção em prática, a diretora criativa carioca criou a Sardina, em 2015. Ao longo desses dez anos de trajetória, a marca consolidou seu propósito: a delicadeza inventiva e a identidade praiana caíram nas graças do público, a maior conquista que poderia obter nessa primeira década de vida. É isso que a marca comemora e toma como impulso para novas apostas.
Após a primeira edição da parceria que agitou os mercados de arte e de moda, a Sardina e a Artmotiv apresentam uma nova série de obras vestíveis, Sardinhas fabulosas, criadas pela colaboração de uma diretora criativa – Gloria Marques – com uma artista – Andrea Lins –, que contam uma curadoria, de Christiane Laclau. É arte e é moda: de vestir, de expor e de colecionar. As fibras naturais garantem conforto e durabilidade para os múltiplos de arte vestível que, como qualquer outra obra de arte, possuem um certificado de autenticidade.
Sardinhas fabulosas tem como inspiração a paixão em comum das três cariocas pelo mar. Nessa série, Andrea Lins partiu da natureza para criar imagens onde o realismo convive com a fabulação, um novo caminho para seu trabalho notável de experimentação da cor e da forma a partir da fauna e da flora brasileiras. Segundo a curadora Christiane Laclau: “Sempre há algo de reconhecível nessas formas, mas também alguma estranheza que desnaturaliza a nossa percepção, como são também os movimentos admiráveis e misteriosos do mar, que nos afastam e nos aproximam, que mostram e escondem.”
Em 2025, a artista também celebra dez anos. Em 2015, sua experiência com a pesquisa científica, a aquarela e a ilustração botânica se tornaram um trabalho artístico de outra natureza. Esse processo consiste na mistura de técnicas de pintura e de colagem, com tinta, tela, recortes e montagem, uma prática que hoje desagua no linho, no algodão e na seda de Sardinhas fabulosas, sob a forma de estampas e bordados.
Para Christiane Laclau, 2015 também foi extraordinário. Foi quando a curadora, que também é consultora de arte, fundou a Artmotiv. Nessa primeira década, o conhecimento e a visão de Laclau sobre a democratização da arte fizeram a empresa se estabelecer como pioneira no segmento da arte contemporânea, com ações ousadas na conexão entre esse campo da arte e a vida cotidiana. A segunda edição de uma coleção de obras vestíveis, reunindo a Sardina com uma artista contemporânea, vem consolidar o caráter dinâmico da Artmotiv.
Além da paixão pelo mar, Gloria Marques, Andrea Lins e Christiane Laclau têm em comum o fato de sempre escutarem asi mesmas, a seus imaginários e desejos, antes de ouvir as demandas do mundo. Talvez, por isso, as três estejam celebrando juntas dez anos de atividades fecundas e autênticas, como se cada trajetória fosse um longo rio que afluísse para o mesmo e renovado mar – para o qual elas nos convidam a entrar.
Comments