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Sabores acessíveis: Rio Restaurant Week democratiza a boa gastronomia

FOTO CONVERSA FIADA Cremoso de chocolate MENU PLUS


Como bem sem pesar no bolso: essa é a proposta da 29ª edição da Rio Restaurant Week, que acontece entre os dias 23 de maio e 22 de junho em mais de 50 estabelecimentos da cidade. Com menus completos (entrada, prato principal e sobremesa) a preços fixos a partir de R$ 59,90, o festival transforma a experiência gastronômica em algo acessível, atraente e, mais do que nunca, democrático.


Para o público, o festival é uma chance de viver experiências gastronômicas que, em outros momentos, poderiam parecer fora de alcance. Para os restaurantes, é uma grande vitrine para ampliar seu público e incrementar as vendas na baixa temporada.


Entre as opções do Menu Tradicional, categoria mais em conta (R$ 59,90 no almoço e R$ 74,90 no jantar), é possível escolher o Açougue Vegano, o Ceviche da Fabi, o Mundo Mineiro ou o Tio Ruy (todos no Shopping Uptown) ou, também, o PJ Bar.B.Cue (Park Jacarepaguá).


Quem puder investir um pouco mais pode escolher o Menu Plus (R$ 73,90 no almoço e R$ 94,90 no jantar) e visitar casas como Artisani Pizza Bar - Casa e Gourmet (Botafogo), Bene - Sheraton Grand Rio (São Conrado), Boteco Principal - Vogue Square (Barra da Tijuca), Casa Milà (Laranjeiras), Conversa Fiada (Barra da Tijuca), Coco Bambu - Casa e Gourmet (Botafogo), Don Camillo (Copacabana), Handz (Barra da Tijuca), Mangue Seco (Centro), Matuto Nordestino - Shopping Uptown (Barra da Tijuca), Parla! Trattoria (Copacabana), Pura Rio (Joá), Santo Scenarium (Centro), Taikin Sushi (Barra da Tijuca), Restaurante Intercity Porto Maravilha (Centro) e Vino - Copacabana, Vino Ipanema e Zazá Travessa Leblon.


Há ainda opções de casas badaladas que são um sonho de consumo oferecendo menus nas categorias Premium: R$ 95,00 (almoço) e R$ 115,00 (jantar) e Diamond: R$ 109,00 (almoço) e R$ 149,00 (jantar). Os cardápios, dias e horários de funcionamento de cada casa estão disponíveis no site: restaurantweek.com.br .


Uma grande variedade de restaurantes e estilos gastronômicos se espalha pelos bairros de todas as regiões, promovendo um verdadeiro tour de sabores pelo Rio que democratiza o acesso à boa gastronomia do centro à Barra da Tijuca, passando pela Zona Norte, com opções imperdíveis no tradicional Polo Cadeg, que participa com casas como Brasa Show, Costelão, Do Penna, Espetáculo, Empório Gourmet e Sí Sobrá, sempre com valores promocionais e previsíveis.


Realizada há 18 anos no Brasil, a Restaurant Week é reconhecida por ter se popularizado mundialmente por aqui a cultura do cardápio executivo com preço fixo, uma tradição nas grandes capitais das grandes capitais. "A Restaurant Week trouxe para o Brasil a lógica do bom menu a preço fixo. É uma solução para quem quer experimentar novos sabores e ainda assim manter o orçamento sob controle", explica Fernando Reis, realizador do evento.


Neste ano, o festival presta homenagem à Região Norte do país, estimulando os chefs a criarem receitas que destaquem ingredientes típicos da Amazônia, como tucupi, jambu, castanha-do-pará, cupuaçu e açaí. A proposta é valorizar a biodiversidade brasileira e provocar releituras criativas nos restaurantes da cidade.


Além de fomentar o turismo gastronômico e movimentar o setor em tempos de baixa sazonalidade, o Rio Restaurant Week também tem uma viagem social: R$ 2 de cada cardápio vendido podem ser doados ao Instituto Ronald McDonald, uma organização social sem fins lucrativos dedicada à promoção da saúde e do bem-estar de crianças e adolescentes com câncer, com o objetivo de aumentar as chances de cura do câncer infantojuvenil no Brasil.


Na última edição carioca, mais de 29 mil pessoas participaram do evento, que gerou um faturamento superior a R$ 2,7 milhões para os restaurantes locais. A expectativa para 2025 é superar esses números e seguir consolidando o Rio como destino gastronômico.


É ou não é um convite irrecusável à mesa?

Acompanhe as novidades no Instagram: @restaurantweekbrasil e compartilhe sua experiência com a hashtag #riorestaurantweek.



ABSOLUTE RIO é nome fantasia da empresa

Marisa Destefane de Araujo Cunha Serviços de Edição, CNPJ 07.379.356/0001-27.

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