Relacionamentos em tempo de pandemia
top of page

Relacionamentos em tempo de pandemia

Atualizado: 28 de jun. de 2020

Por Ana Cláudia Vaz


Falar sobre relacionamentos numa época de isolamento é um grande desafio. Somos seres gregários, precisamos estar juntos, sem isso jamais conseguiremos perpetuar nossa espécie.A máxima “o homem nasce e morre só” na minha opinião pessoal é uma falácia Muitas raças sobrevivem sozinhas ao nascer, mas seres humanos não são capazes de se alimentar sem ajuda após o nascimento.


Portanto se você é um ermitão, parabéns pela sua escolha mas tenha consciência que isso pode não fazer bem para sua saúde.Infelizmente já foi provado por pesquisas científicas que pessoas sozinhas tem a tendência de falecer mais precocemente do que aquelas que vivem em núcleos familiares.


Estar em comunidade aumenta muito a expectativa de vida. Já foi provada que a oxitocina, apelidada de hormônio do amor, tem um importante papel ao lado da endorfina e da serotonina na longevidade e boa saúde dos indivíduos em geral.


E como lidar com o distanciamento atual que estamos obrigados a viver? Simplesmente fazendo aquilo que o ser humano foi programado para fazer desde as civilizações mais remotas, se conectar com o outro. Sim, você pode e deve fazer isso, mesmo morando sózinho! Utilize a Internet, o telefone, o interfone, o rádio, a carta, enfim todos os meios de comunicação que estiverem disponíveis.


Estamos num momento em que cada um segue dentro do seu barco, uns com mais conforto, outros com menos conforto, mas a dor do distanciamento deve ser minimizada. Isso é cura e significa evitar problemas emocionais, físicos e psíquicos para sua vida.


Procure um amigo, um irmão, um filho, um colega, um ex namorado, entre numa roda de conversa, fale da sua dor, da sua preocupação com o futuro.


A angústia diminuirá e você abrirá um novo caminho para um inusitado tipo de relacionamento. A psicanálise tem na palavra a sua maior expressão de cura.



A palavra nos liberta. Somos seres em constante evolução, a pandemia vai passar e a humanidade vai continuar. Se cuide e compartilhe suas idéias e seus ideais.


O medo vai diminuir e o contato com o outro será extremamente curador. Você nem imagina o quanto se sentirá bem.


Desejo a todos felizes relacionamentos! Abraços e fiquem com Deus meus queridos leitores.



bottom of page