JULIANA SAMPAIO - ESSA MENINA VAI LONGE!!

Atualizado: Jul 15



Juliana Sampaio iniciou seus estudos em teatro com apenas 8 anos de idade, aos 9 assinou contrato com a Rede Globo pela novela Pé na Jaca além de ter feito diversos comerciais e peças de teatro.

Aos 16 descobriu uma nova paixão e iniciou seus estudos de canto e piano na escola de música da UFRJ, universidade onde se formou em canto lírico. Desde então atuou em musicais e óperas como Sonho de uma noite de verão no Theatro São Pedro em São Paulo, ópera Carmen de Bizet no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Papagena na ópera Flauta Mágica e entre outras montagens inesquecíveis.


Cantou como solista O Messias de Händel no Festival de canto em Trancoso e em vários recitais nas principais salas de concerto como Sala Cecília Meireles e CCBB. Atualmente estuda dublagem tendo já feito a voz cantada dublada de produções como a série The Hunters e do desenho Tom e Jerry. Professora do Instituto Artístico Brasileiro, Juliana divide seu amor entre os palcos e seus alunos de canto.


Ao falar de Juliana Sampaio me vem à memória uma menina/ mulher linda, meiga, forte e decidida. Uma verdadeira vencedora, que veio ao mundo para brilhar!


Ela tem 23 anos e em seu sangue pulsa uma veia artística herdada de sua linda mãe Verônica Vidal, que é Atriz, Cantora, modelo, Publicitária, Assessora de Imprensa e motorista das filhas, ufaaa…uma mãe exemplar! (Verônica é uma mãe presente na vida de suas filhas Juliana e Rafaela Sampaio que é também uma linda e talentosa Atriz.) A família é top!!!


Juliana tem uma força interior, talento, garra, carisma e uma sabedoria diferenciada (mesmo sendo tão nova) que com certeza vem de Deus.


Vem comigo conhecer um pouco desse coração tão lindo!


QUEM É A JULIANA SAMPAIO?


É difícil falar sobre nós mesmos né? Acho que a gente muda tanto durante a vida que a gente nem acompanha 😂 Mas eu diria que eu sou exatamente isso, eu vivo tentando ser melhor do que antes (em todas as áreas), uma constante mudança mas sem me martirizar pelos erros. Quando era mais nova eu era muito perfeccionista e sofri demais com isso, as pessoas que são assim vão me entender, é como se a gente nunca fizesse nada bom o suficiente por mais que os outros elogiassem, mas hoje em dia eu entendo que tudo é um processo e essa é beleza da vida, não é? Admirar o caminho e não só o destino final.


COMO DESCOBRIU SUA CARREIRA?


Eu sempre amei música, não vivia sem. Sempre quis mas achava que não tinha voz pra isso, que eu era desafinada e não tinha potência vocal (o que era verdade). Então descobri que tinha um coral infantil na UFRJ e entrei (eu tinha 14 anos) pensei comigo mesma: é um coral, se eu cantar bem baixinho minha voz não vai nem aparecer.


Foi na UFRJ que eu descobri que canto se aprende! Você não precisa nascer com uma bela voz pra cantar, é como uma academia, se você treinar os músculos vão se fortalecer.


MÚSICA QUE VOCÊ AMA


Nossa, eu acho que você nunca vai encontrar uma pessoa mais eclética que eu! Eu amo músicas desde o período medieval até os dias atuais. Vou dá música clássica ao forró, do MPB e bossa nova até o funk. Escolher uma só é muito difícil mas se eu pudesse dar uma dica seria: ouça coisas diferentes! A gente não tem diversas emoções diferentes ao longo da vida? Então, a música traduz... Ela pode traduzir uma dor ou alegria que você nem consegue explicar só sabe sentir. Cada estilo musical me traz uma sensação diferente portanto expanda seus horizontes.


SEUS GOSTOS


Bom, eu costumo brincar que eu já nasci com 70 anos 😂 Fisicamente eu tenho 23, mas os meus gostos já são de uma senhora. Eu AMO musicais, ópera e música clássica, adoro chá, sou muito família e contato com a natureza é essencial pra mim, seja numa trilha, numa praia, acampar... Mas de vez em quando eu tô jovem e acompanho meus amigos em algumas festas hahaha


FAMÍLIA


- Não vivo sem. Valorizo cada segundinho, sabe? Moro com minha mãe e minha irmã e contamos tudo uma pra outra e vivemos rindo e brincando. Também sou muito apegada com meu pai, meus avós, meus tios. Quando tem data comemorativa junta a família toda para aquele almoço cheio de risada e histórias engraçadas (ou não, a gente sempre arranja uma desculpa pra comemorar) quando um precisa do outro a gente sabe que pode contar, a família se une para ajudar. Lógico que tem briga de vez em quando mas tem tanto amor envolvido, tanta união que eu agradeço a Deus todos os dias pela família que eu tenho.


FUTURO


O COVID-19 trouxe muitas incertezas sobre o futuro, mas a gente não pode parar de sonhar. NUNCA! Eu tô dando aulas de canto nessa quarentena e penso em lançar um curso online para ajudar mais e mais pessoas a cantar e mostrar que sim, é possível, todo mundo pode cantar se usar as técnicas certas!


EXPECTATIVAS


Minhas expectativas são sempre as melhores! Se a gente pensa que vai dar certo a gente faz de tudo pra dar certo mas se já pensar que não vai funcionar dá aquele desânimo e a gente fica estagnado no mesmo lugar. Pro próximo ano eu pretendo iniciar um mestrado em canto aqui no Brasil ou esperar um pouco pra fazer isso na Europa, eu também pretendo participar de alguns concursos de canto lírico e quem sabe ganhar o prêmio?


FRASE PREDILETA


"Ame a arte que há em você e não você na arte." Stanislavski

Essa frase fala sobre o artista estar a serviço da arte. A arte não existe para alimentar o nosso ego e sim para alimentar a alma e aquecer o coração de todos.


DEUS


Buscai o reino dos céus acima de todas as coisas. Pra mim isso é lei, nada pode estar acima do seu relacionamento com Deus (não importa a religião). Dentro de você existe o potencial de ser grandioso mas os medos e as inseguranças que mundo nos traz limita a nossa capacidade, você vai conseguir despertar todo o seu potencial quando cuidar da mente e espírito. É preciso que a gente se cale pra ouvir a voz de Deus e Ele é amor.






CONTATOS:

Contatos: Instagram Sampaio. Juliana e t.me/cantandocomaju

Mateus 6:33

Buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.



143 visualizações

Copyright  Absolute Rio. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.  Site art by MARISA ARAUJO