Crítica Cultural By Vanessa Fontana - 1ª semana de agosto
top of page

Crítica Cultural By Vanessa Fontana - 1ª semana de agosto


Aproveitando essa discussão acalorada nas redes sociais sobre a campanha Natura do dia dos pais em que tem como um dos protagonistas Tammy, um pai trans que gerou uma certa rivalidade entre conservadores, religiosos e liberais.


Vamos falar de um filme Belga que pode tocar o coração de muita gente por aí, GIRL. Esse filme transcreve todo sofrimento, preconceito e drama vivido por Lara (Victor Poister). Lara uma “menina” linda de 15 anos, que só com o decorrer estória que descobrimos que é trans.


Tem como seu maior sonho tornar-se bailarina, só que ela encontra dificuldade por ter um corpo coma musculatura masculina. Lara está fazendo o tratamento com todo acompanhamento e apoio da família para mudança de sexo, só que no caminho encontra o preconceito, as dificuldades psicológicas, físicas e própria maldade humana da falta de compaixão.


Já aviso, é filme para chorar, conseguimos perceber as guerras psicológicas internas, conseguimos enxergar os três lados, a pessoa que vive o drama, a família que tenta ser forte mas que também sofre inclusive o preconceito e a sociedade que também se dividi em dois lados, digo em três, porque temos os apoiadores, os que fazem vista grossa e os que são cruéis.

Vale assistir, esse filme super premiado e que inclusive foi selecionado como a participação belga de melhor filme estrangeiro no Óscar 2019, disponível em um dos protagonistas da quarentena, o NETFLIX.

Literatura sobre os Trans


Para a maioria das pessoas o ser humano é binário: feminino e masculino. Mas existem variações que tornam essa divisão menos simples do que parece. Há pessoas que não se sentem identificadas com o seu corpo, ou seja, sua identidade de gênero é diferente daquela designada no nascimento. Havendo interesse em mais informações sobre essas e outras questões da sexualidade, recomendo duas obras: Novas Formas de Amar (Editora Planeta) de Regina Navarro Lins, a sexóloga do programa AMOR E SEXO, e O Livro de Ouro do Sexo, de Flávio Braga e Regina Navarro Lins (Ediouro). Os autores trabalham juntos sobre o tema da sexualidade Há 20 anos e já publicaram 19 obras sobre suas pesquisas.




bottom of page