"Coronavírus"
top of page

"Coronavírus"



O ano de 2020 iniciou com todos os holofotes das matérias jornalísticas mundiais voltados para o alerta do COVID 19 (coronavírus). esse vírus eclodiu com muitos casos na China e chegou em outros continentes rapidamente pela globalização e fácil circulação de pessoas (por relações profissionais, comerciais ou turismo) nos aeroportos e portos internacionais.

Inicialmente os casos foram no mundo asiático, porém após contaminação de muitos italianos, demais europeus e orientais egressos da China, a OMS (Organização Mundial de Saúde) emitiu o alerta de pandemia, ou seja, uma doença epidêmica disseminada em grandes áreas geográficas.


O coronavírus pertence a um grupo viral conhecido nos meios acadêmicos desde a década de 60 por causarem quadros virais respiratórios. Contudo todos vírus sofrem mutações ao longo do tempo e podem surgir subtipos dos mesmos, como o COVID 19 descoberto em 31/12/2019 na China.

No Brasil, a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) em parceria com outras instituições, detectaram a sequência do genoma do subtipo coronavírus COVID 19 e encaminharam kits de detecção da virose em questão para os Estados brasileiros (Secretarias de Saúde).

Recomenda-se, como para qualquer virose de vias aéreas, que há de se reforçar os cuidados de higiene com as mãos (lavagem adequada com água e sabão principalmente e uso de álcool gel) e etiqueta da tosse. E procurar o médico assistente em caso de dúvidas e sintomas (febre, tosse, coriza, dor de garganta, dificuldade respiratória e outros).

Nancy Vieira

bottom of page