Canterbury, uma cidade cinematográfica
top of page

Canterbury, uma cidade cinematográfica

Atualizado: 27 de out. de 2020



Estou morando numa cidade que parece cenário do filme Harry Potter... a cidade de Canterbury fica localizada no Condado de Kent, no sul da Inglaterra a 50 minutos de trem de Londres. A cidade é turística e cheia de colégios e universidades e por este motivo tem um público jovem que lota cafés e pubs. Canterbury foi a primeira cidade inglesa a receber o cristianismo. Isso aconteceu a partir de 597, quando o Papa Gregório Magno enviou Agostinho (que mais tarde veio a se tornar Santo Agostinho) para converter o rei inglês ao cristianismo.


A maior atraçāo da cidade é a Catedral de Canterbury, fundada em 597, considerada Patrimônio Mundial da Unesco, devido a sua importância histórica.


Foi reconstruída de 1070 a 1077, mas sofreu um incêndio em 1174, com extensões significativas. A Catedral foi reconstruída no estilo gótico com altos arcos pontiagudos e vitrais imensos de mais de 800 anos. Um momento histórico da Catedral foi a decaptaçāo do arcebispo Thomas Becket, assassinado pelos cavaleiros do Rei Henrique II em 1170.


Depois disso o local se tornou um santuário para peregrinaçāo, reconhecido como um lugar de cura.


O passeio pela Catedral pode levar até uma hora e meia, com 160 metros de comprimento tem muitos detalhes para explorar em sua suntuosa arquitetura. Conta com 21 sinos distribuídos em 3 torres de 72 metros de altura. O sino da torre toca dezenas de vezes cada noite, para assinalar o antigo toque de recolher da cidade. Da minha janela consigo ver a Catedral e escutar os sinos tocando todos os dias.


Depois de visitar a Catedral é interessante passear pela High Street e explorar as vielas da cidade, suas lojinhas, bares e restaurantes e tomar um chá da tarde no Tiny Tim’s Tearoom. Se preferir almoçar, indico o restaurante Café dês Amis em que comemorei meu aniversário, uma delícia.



Também é possível fazer um passeio romântico de gôndola pelo Rio Stour que corta a cidade. A experiência é incrível... e o “puntaneiro” como os rapazes que conduzem as espécies de gôndolas gostam de ser chamados... costumam contar a história da cidade e curiosidades. Para aproveitar melhor o passeio, procure visitar a cidade durante o verāo e ainda é possível levar uma garrafa de prosecco e fazer um brinde durante o passeio.


Tim Tim!






bottom of page