top of page

VAMOS CUIDAR DAQUELES QUE NOS LEVAM TODOS OS DIAS


Começou a folia do Carnaval. É um corre para lá, corre para cá. Sobem em blocos, descem de blocos. Pula, pula, dança, mas quem é que parou para pensar em quem está sofrendo mais com estes exercícios? Os pés.


Sim, os pés. Esta parte de nosso corpo que nos leva a todas as partes. Sem eles não andaríamos com facilidade, brincaríamos, dançaríamos, faríamos as tarefas mais simples que necessitam de movimentação.


Você quer sentir a importância de eles estarem bem? Coloque um pequeno espinho na ponta do “dedão” e você sentirá como isso incomoda. Muitas vezes não damos a devida importância a eles, por estar tudo bem, mas quando temos quaisquer alterações neles, sentimos imediatamente a importância que eles têm.


Anatomicamente, os pés são formados pelas nossas falanges, metatarsos e estruturas ósseas do calcanhar, que é formada por um conjunto de ossos, que proporcionam a absorção do impacto dos movimentos, além de contribuir para a adequação do equilíbrio do corpo.

Mas quais os cuidados que devemos ter com nossos pés?

Os cuidados com nossos pés devem ser diários e não somente quando achamos que vamos utilizá-los de forma mais intensa.

1. Higiene:

A higiene dos pés deve ser feita diariamente com água, sabão ou sabonete. Ter atenção especial entre os dedos, pois é onde é mais comum acumular umidade e com isso, o desenvolvimento de fungos e bactérias é mais intenso nesta região. Secar muito bem, de preferência utilizando talco antisséptico, após.

2. Hidratação:

Manter os pés hidratados ajuda a evitar rachaduras, principalmente na região dos calcanhares, desta forma evitando que seja uma porta de entrada para microrganismos que podem fazer mal à nossa saúde.

3. Esfoliação:

A prevenção de rachaduras não é resolvida apenas com o uso de hidratantes. Há a necessidade de fazer a esfoliação local para a retirada de células mortas. É importante esclarecer que o uso de lixas pode ao invés de evitar o espessamento da camada de pele ressecada, haja sim, o aumento dessa camada. Portanto, dê preferência ao uso de cremes esfoliantes.

4. Desodorante para os pés:

O surgimento de odores mais intensos (chulé) é por ocasião de uma higiene mal-feita, ou do conjunto de suor excessivo na região, além do uso de meias de materiais sintéticos, dificultando a respiração da pele. Desta forma, para evitar esse constrangimento, faça uma higienização adequada, mantenha os pés secos e faça o uso de desodorantes, se necessário.

5. Cuidados com as unhas:

O corte das unhas faz parte da higienização, pois evita infecções e inflamações locais. Lembrando que esta é uma parte importantíssima e que além de tudo requer cuidados, inclusive de como efetuar este corte, pois a não esterilização das ferramentas para o corte, pode causar a transmissão de doenças graves, como: hepatites, aids, entre outras. Portanto, tenha cuidado.

6. Calçados adequados:

Este é, se não, o principal cuidado nesta época de Carnaval por diversos motivos. Devemos dar preferência para calçados que facilitem a transpiração dos pés. Tenham sistema de absorção de impacto, para aliviar um pouco esta função dos nossos queridinhos. Evitar calçados com solados baixos demais ou altos demais, pois estes podem sobrecarregar as estruturas ou podem facilitar acidentes, como os entorses de tornozelos.

A folia vai começar, o que fazer antes de entrar na brincadeira?

Antes de cairmos na folia, como em toda atividade física devemos fazer alongamentos para preparar a musculatura para o exercício. No caso da folia de carnaval, os membros inferiores e a coluna são os mais requisitados. Alongar de forma calma e manter alongado o membro por, no mínimo, trinta segundos ajudará muito a diminuir os riscos de lesões.

O que fazer em caso de acidente durante a folia?

Em caso de queda ou entorse de tornozelo, que são os principais tipos de acidentes como vimos, manter o membro elevado, se possível, colocar uma bolsa com gelo para minimizar as consequências (inchaço e dor) e procurar o sistema médico de urgência mais próximo. Lembrando que dependendo da queda e da gravidade do acidente, é sempre bom acionar ajuda profissional, como o SAMU, Corpos de Bombeiros ou até mesmo o pronto atendimento do local da festa, caso houver.


Vamos curtir este carnaval com alegria e saúde!



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page