Solidariedade em ações voluntárias de amor através das flores distribuídas em asilos
- Absolute Rio

- 26 de ago.
- 2 min de leitura

Projeto inspirador leva flores e acolhimento a quem muitas vezes é esquecido em asilos
No Dia Nacional do Voluntariado, celebrado em 28 de agosto desde 1985, a decoradora Luiza Fiorito, de Uberlândia (MG), mostra que solidariedade pode florescer de mil maneiras. Com flores que antes enfeitavam eventos e depois seriam descartadas no lixo, Luiza enxergou uma forma simples de levar afeto e carinho às pessoas muitas vezes invisíveis e esquecidas.
Criado durante a pandemia, o projeto Por Onde Flor, Espalhe Amor transforma e ressignifica arranjos em buquês que são doados a idosos em lares, instituições de acolhimento e pessoas em vulnerabilidade. Esses gestos, acompanhados de cartões com mensagens de carinho, ganharam visibilidade na imprensa e emocionaram a todos que os receberam — e também inspiraram outras iniciativas pelo país.
Essa voluntária virou uma missão para a decoradora: “A flor chega silenciosa, mas fala o idioma do amor. No Por Onde Flor Espalhe Amor, levar flores para um asilo é mais do que um presente: é carinho em forma de pétala, um jeito de dizer ‘você é importante’ sem precisar de palavras”, define Luiza.
Todas as terças-feiras, ela se dedica a ministrar oficinas de arte para crianças carentes na Casa do Menor, utilizando materiais reciclados e estimulando a expressão criativa por meio da técnica “faça você mesmo” (DIY). Em paralelo, organiza piqueniques comunitários que promovem atividades lúdicas, além de distribuir marmitas em ações que mesclam alimento e acolhimento.

Outro projeto marcante é o “Uma Arte em Cada Canto”, que nasceu de sua indignação ao ver o lixo deixado pelo ser humano na natureza. Ao correr e pedalar em trilhas, passou a recolher resíduos e transformá-los em arte, amarrando as peças pela cidade com cartões que explicam sua origem. A iniciativa não apenas sensibilizou a comunidade, mas também mobilizou ações de limpeza em espaços públicos.

E o voluntariado segue em outras vertentes na vida da decoradora e continua sendo protagonista em workshop floral que Luiza ministra e une técnica com inspiração. As participantes aprendem a criar arranjos com destino em prol de uma causa nobre. Todo o material produzido e distribuído em casas de acolhimento e às pessoas em situação de vulnerabilidade.

Sobre a Luiza Fiorito
Decoradora, artista e comunicadora, formada em Publicidade pela PUC Minas, com especializações em Gestão de Negócios (IBMEC), Design Floral (Flower Academy Londres) e projetos cenográficos (EBAC). Referência em arranjos criativos para eventos no Brasil e no exterior, une técnica, empatia e arte para transformar espaços e levar afeto a quem mais precisa. Criadora do projeto “Por Onde Flor, Espalhe Amor”, atua também em ações de educação e responsabilidade social, inspirando pessoas a espalharem amor e flores por onde passarem
Link ação da distribuição de flores








Comentários