Fernanda Freitas, Rafael Logam, George Sauma, Luana Martau, Pedroca Monteiro e Flávio Pardal trazem um retrato bem-humorado das relações amorosas e os perrengues vividos na busca pela alma gêmea no mundo virtual sob a ótica feminina
Rio de Janeiro, janeiro de 2024. Estreia dia 23 de fevereiro, na Warner Channel, com exibição prevista também na HBO Max, a segunda temporada de Matches, que traz também discussões sobre a desconstrução dos papéis atribuídos às mulheres nos relacionamentos, com um olhar para a liberdade feminina.
Matches teve a melhor estreia na Warner Channel na primeira temporada e promete fazer rir e refletir sobre os dramas e perrengues vividos por quem adere aos apps de relacionamentos.
Enquanto a ficção era escrita em plena pandemia, período em que muitos relacionamentos foram revistos e em que muitos dates só foram possíveis graças à tecnologia, os cartórios do Brasil passaram a estampar uma nova realidade: recordes no número de divórcio. De acordo com pesquisa divulgada este ano pelo IBGE, em 2021 foram registrados 55,6 mil divórcios no país, uma alta de 16,8% frente a 2020.
E esse é justamente o ponto de partida da trama: a separação de Benjamim, interpretado por Raphael Logam, que é abandonado pela esposa e volta ao Rio de Janeiro para reconstruir a vida ao lado do controverso amigo Escovão, vivido por George Sauma.
Os novos episódios trazem a temática dos relacionamentos a partir do ponto de vista do universo feminino. “A maior mudança da primeira para esta temporada é que estamos em mais mulheres no set. Em vez de dois diretores, agora são duas diretoras e assumi sozinha a autoria, diferente da primeira temporada em que Marcelo Andrade foi coautor. Então, naturalmente, os novos episódios tratam de questões mais femininas, como a síndrome do ninho vazio vivida por Lara, protagonista interpretada por Fernanda Freitas. Na primeira temporada, a trama girava mais em torno do universo sexual. Dessa vez, aprofundamos na vida dos personagens, trazendo mais os dramas e as dúvidas para a cena.”, diz a showrunner, Carolina Castro.
A atriz Fernanda de Freitas acrescenta, “é uma série muito divertida, gostosa e apaixonante, apesar de tratar desse lugar da solidão. Autora, diretoras e protagonistas tocam muito na liberdade da mulher poder se experimentar tanto quanto o homem pode.”
Matches, uma produção da Migdal Filmes, usa o riso para abordar os perrengues da paquera online e para escancarar que “o golpe está aí, cai quem quer”, mas o humor também ajuda a tratar de forma mais leve temas ácidos como relacionamentos tóxicos e saúde mental. “A comédia é a forma mais democrática de se passar uma mensagem. Coisas sérias são ditas, mas com doses de açúcar”, completa Carolina.
Para Manuh Fontes, uma das diretoras, a série joga luz sobre o que é humano. “O personagem Benjamin tem toc, é travado, tem nojo de tudo. Lara fala rápido, tem pensamento rápido. Essas composições trazem um pouco do mundo real, mostramos muito sobre a ansiedade, estas questões tão atuais e estas imperfeições que somos nós.”
Com um elenco diverso e realista, Matches tem mais de 90 personagens, algumas participações tornaram-se papéis fixos no decorrer na história. As cenas focam no comportamento, trazendo discussões sobre diversidade e liberdade. “O primeiro episódio da segunda temporada começa com um beijo entre duas mulheres. Podemos explorar a realidade dos relacionamentos atuais no streaming, o que na televisão aberta ainda pode ser restrito”, diz Anita Barbosa, que divide a direção das cenas.
Um exemplo dessa abordagem é Nestor, interpretado por Flávio Pardal. “É um personagem que tem relações bissexuais, tem uma pluralidade. Mas, na segunda temporada, se descobre homossexual. Sai de um relacionamento monogâmico e entra na rede de relacionamentos”, conta o ator, que conclui “O humor nos faz rir e entender as diferenças dos seres humanos, assim tudo fica mais fácil.”
Aliás, as cenas que precisaram ser paradas pelo excesso de risos no set não foram poucas.
“Matches é um aplicativo de relacionamento e a série fala sobre esse universo que muita gente conhece e já usou. Menos eu, que sou casado há 12 anos, e na época, não tinha app. Mas eu vejo os amigos usando e ajudo nas escolhas. A série fala desses relacionamentos que tem muitas histórias curiosas e engraçadas”, diverte-se Pedroca Monteiro, que vive o idealista e ácido Milo.
FICHA TÉCNICA
AUTORES: Carolina Castro & Marcelo Andrade
REDAÇÃO FINAL: Carolina Castro
DIREÇÃO: Anita Barbosa & Manuh Fontes
PRODUÇÃO: Carolina Castro & Iafa Britz
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Marcelo Guerra
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Daniel Leite
FIGURINO: Pilar Salgado
DIREÇÃO DE ARTE: Karen Junqueira
MAKE UP: Sidnei Oliver
Sobre Matches
Criada por Carolina Castro e Marcelo Andrade, a série conta a história de quatro amigos que, sem sorte no amor, decidem se aventurar no “Matches”, um aplicativo de relacionamentos.
Com 10 episódios, a atração é uma coprodução da Migdal com a WBD para a Warner Channel.
A terceira temporada, já gravada e que conta com a atriz Natália Lage, ainda não tem data prevista de estreia.
A primeira temporada de Matches foi lançada em fevereiro de 2020, na Warner Channel, e é a melhor estreia de série brasileira da história do canal.
SOBRE CAROLINA CASTRO
Roteirista, showrunner e sócia da Migdal Filmes, Carolina Castro assinou, nos últimos 15 anos, a criação, roteiro e produção de mais de 15 projetos de cinema e TV, além de ter colaborado em diversas etapas da produção em mais de 12 obras.
Com formação em Cinema pela Queen’s University (Canadá) e também em Psicologia, pela mesma universidade, Carolina traz em seu DNA uma visão crítica e ampla sobre comportamentos e situações corriqueiras da vida. Tem como principal ferramenta o humor, trazendo leveza para temas nem sempre fáceis de lidar.
É showrunner de “Matches”, série que lançou em fevereiro de 2020 na Warner Channel, que se tornou a melhor estreia de série brasileira da história do canal.
Entre seus trabalhos, destaque também para “As Canalhas” (GNT), série em que escreveu as três e foi redatora final de duas temporadas. Escreveu ainda “As Brasileiras” (Globo) e “Prata da Casa”. (Fox). Para cinema, criou, escreveu e produziu o inédito “Canta pra Subir”, estrelado por Cacau Protásio e Ary França e “Carlinhos & Carlão”, estrelado por Luis Lobianco. Assinou também “Linda de Morrer” (2015), com Glória Pires, de Cris D’Amato; “Duas de Mim” (2017), com Talita Carauta, de Cininha de Paula; e adaptou para a versão Brasileira o fenômeno internacional “High School Musical”
SOBRE A MIGDAL FILMES
Entreter e informar, ajudando a abrir olhos, mente e o coração.
Essa é a proposta da Migdal Filmes, produtora brasileira que já levou aos cinemas mais de 30 milhões de pessoas, com a produção de cerca de 50 filmes, séries e documentários na última década.
Em seu portfólio estão os filmes da trilogia “Minha Mãe É Uma Peça” (2013, 2016 e 2019), fenômeno de público e crítica, cuja terceira parte alcançou o posto de filme mais lucrativo da história do cinema nacional; o drama premiado “Casa Grande”; as comédias “Linda de Morrer” e “Carlinhos e Carlão”; o aclamado documentário musical “Cássia Eller”; o recorde de bilheteria “Nosso Lar”, a biografia cinematográfica “Irmã Dulce” e “M-8 – Quando a Morte Socorre a Vida”, vencedor de vários prêmios nacionais.
Produziu para a TV as três temporadas da série “As Canalhas” (GNT); as cinco temporadas de “220 Volts” (Multishow) e a primeira temporada de “Matches” (Warner Channel), cujas novas temporadas serão filmadas ainda este ano.
No line up de 2024, grandes projetos estão em produção, entre eles a série “Body by Beth”, os longas “Overman”, de Tomás Portella, “7 a 1”, de Pedro Amorim, “As Polacas”, de João Jardim, e “Geni e o Zepelim”, de Anna Muylaer
SOBRE A WARNER BROS. DISCOVERY (WBD)
A Warner Bros. Discovery (NASDAQ: WBD) é uma empresa líder global de mídia e entretenimento que cria e distribui o portfólio de conteúdo e marcas diferenciadas do mundo em televisão, filmes e streaming. Disponível em mais de 220 países e territórios e em 50 idiomas, a Warner Bros. Discovery inspira, informa e entretém o público em todo o mundo por meio de suas marcas e produtos icônicos, incluindo: Discovery Channel, Max, discovery+, CNN, DC, Eurosport, HBO, HBO Max, HGTV, Food Network, OWN, Investigação Discovery, TLC, Magnolia Network, TNT, TNT Novelas, truTV, Travel Channel, MotorTrend, Animal Planet, ScienceChannel, Warner Bros. Film Group, Warner Bros. Television Group, Warner Bros. Games, New Line Cinema, Cartoon Network, Adult Swim, Turner Classic Movies, Discovery en Español, Hogar de HGTV e outros
Assessoria do Dizer – Migdal Filmes
Alessandra Andrade (21) 99720-0568
Carmem Galbes (19) 97144-2708
Caroline Lorusso (11) 98445-9111
Fotos de Reginaldo Teixeira
Comments