Rodada de negócios em Búzios deve injetar mais de US$ 340 mil na economia local
- Absolute Rio
- há 3 horas
- 3 min de leitura

Encontro promovido pelo Búzios Convention & Visitors Bureau e ABAV Nacional integra a programação da ABAV Expo 2025, que começa hoje no Riocentro e reforça o interesse internacional pelo destino
Depois de um dia intenso de visitas técnicas aos principais meios de hospedagem de Armação dos Búzios, os compradores internacionais que participaram do pré-famtour encerraram as atividades com a rodada de negócios realizada no Hotel Ferradura Resort, nessa terça-feira (7). Entre 17h e 19h, 27 compradores estrangeiros se reuniram com 29 meios de hospedagem — entre pousadas, hotéis de diferentes categorias e dois receptivos turísticos — para conhecer mais de perto os produtos e serviços oferecidos pelo destino.
A ação, promovida pelo Búzios Convention & Visitors Bureau, Conselho de Turismo da Região da Costa do Sol (Condetur) em parceria com a ABAV Nacional, integra as atividades do Buyers Club, programa de relacionamento com compradores internacionais da ABAV Expo 2025, que começa hoje e segue até sexta-feira (10), no Riocentro, Rio de Janeiro. O encontro consolidou-se como um importante momento de conexão entre o trade local e operadores internacionais. Ao todo, 16 nacionalidades estiveram representadas, incluindo Itália, Portugal, Alemanha, França, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Chile, Bolívia, Uruguai, Argentina, Peru, Colômbia, Paraguai e México, reforçando o crescente interesse global por Búzios.
Durante o encontro, os compradores absorveram informações e avaliaram o potencial do destino. O interesse foi expressivo: os operadores solicitaram o envio de materiais promocionais e tarifários, manifestando o desejo de avançar em negociações e condições comerciais nos próximos meses.

Os 29 meios de hospedagem participantes, que juntos somam 822 unidades habitacionais, praticam tarifas médias entre US$ 100 e US$ 200 na alta temporada, refletindo a qualidade e diversidade da oferta hoteleira buziana. A expectativa de negócios futuros é significativa: considerando pacotes de 5 a 7 dias e uma taxa conservadora de 40% de ocupação, estima-se que os acordos gerados possam injetar aproximadamente US$ 340 mil na economia local, fortalecendo toda a cadeia produtiva do turismo da cidade.
Para Ana Carolina Medeiros, presidente da ABAV Nacional, a rodada de negócios demonstra o papel estratégico do Buyers Club na geração de resultados concretos para os destinos brasileiros.
“A ABAV Expo é um evento que impulsiona não apenas o turismo nacional, mas também o relacionamento internacional. O Buyers Club tem cumprido um papel essencial ao aproximar operadores e destinos, criando conexões que resultam em negócios reais e em um fortalecimento duradouro do nosso setor”, afirma.

A diversificação dos mercados internacionais interessados é estratégica para Búzios, pois reduz a dependência de públicos específicos, amplia a ocupação hoteleira ao longo do ano e reforça o posicionamento do destino como referência internacional em turismo de lazer e experiências premium. Essa aproximação com compradores de diferentes perfis também abre espaço para o desenvolvimento de produtos turísticos personalizados, ajustados às demandas de cada mercado e voltados para um público global cada vez mais exigente.
Sobre a ABAV Nacional
A Associação Brasileira de Agências de Viagens - ABAV Nacional - é a entidade brasileira de maior representatividade do agenciamento no turismo nacional. Presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, foi fundada em 1953 e hoje conta com mais de 2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que, juntas, respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no País.
A ABAV é membro afiliado da ONU Turismo desde 2024, membro do Conselho Nacional do Turismo desde a sua fundação, além de integrar o WTAAA - World Travel Agencies Association Alliance e o Folatur - Fórum Latino-Americano de Turismo, atuando em prol do agenciamento em nível global e fortalecendo seu papel como referência no turismo internacional.
Sesc RJ e Senac RJ apresentam ABAV Expo 2025
A ABAV Nacional organiza anualmente a ABAV Expo, a maior feira do agente de viagem da América Latina. O evento reúne profissionais do setor do mundo todo e é considerado vitrine para o lançamento de novidades e tendências, promovendo um ambiente de negócios, relacionamentos e capacitações, além de destinos, equipamentos e fornecedores. A edição de 2025 é apresentada por Sesc RJ e Senac RJ e acontece no Riocentro (Rio de Janeiro), de 8 a 10 de outubro. O evento deve reunir 2 mil marcas expositoras e receber cerca de 42 mil visitantes. Para saber mais sobre a ABAV Expo, acesse: www.abavexpo.com.br.
