No balanço final do evento, 185 mil visitantes, 3,3 mil palestrantes, 410 expositores e 3,8 bilhões de reais em negócios gerados
Os números finais do Rio Innovation Week (RIW) mostraram que as expectativas em relação ao evento foram muito superadas. “Esta edição do Rio Innovation Week foi revolucionária, atingiu a marca de 185 mil visitantes, com um volume de negócios de 3,8 bilhões de reais. Tivemos 3,3 mil palestrantes, 410 expositores e 2 mil startups apresentando projetos inovadores. O que mais nos impressionou foi o enorme interesse das pessoas pelos conteúdos apresentados.
Foi incrível, as pessoas transitaram de um palco para o outro, em busca de conhecimento nos mais diversos temas. Vimos as plenárias cheias, as experiências acontecendo o tempo inteiro. Os expositores satisfeitos com os negócios realizados e com inúmeras possibilidades que foram geradas. Um crescimento de mais de 30%, o que mostra que o Rio de Janeiro tem um grande potencial para fazer eventos de negócios, projetos inovadores e ditar tendências. Com esta edição, o Rio de Janeiro é, hoje, definitivamente, a capital da inovação e da tecnologia no planeta. Temos um orgulho muito grande de receber pessoas do Brasil e do mundo inteiro, 22 países trouxeram delegações. As expectativas para 2025 são ainda maiores, com mais ideias, esperem que vem novidade muito interessante por aí!”, afirma Jerônimo Vargas, idealizador e diretor-geral do Rio Innovation Week.
“O sucesso do evento é uma prova de nossa vocação para a realização de grandes encontros, para a inovação, a tecnologia. O Rio de Janeiro é um celeiro de ideias, de criatividade. O tema desta edição do Rio Innovation Week, “Humanização em tempos de Inteligência Artificial”, expressa bem nossa visão. Milhares de pessoas trabalharam muito para o êxito de nossa empreitada, a equipe de produção, os patrocinadores e parceiros merecem ser destacados. Faremos mais e melhor ano que vem, porque estamos cercados de talentos. Aguardem!”, garante Fábio Queiroz, cofundador do Rio Innovation Week.
As atrações desta sexta-feira, último dia do evento, explicam o sucesso. Estes são alguns dos destaques:
- Nadia Murad, ativista ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, fechou a programação da Plenária RIW, espaço nobre do evento, com a palestra “O sentido da vida”. Sua luta contra a violência sofrida por mulheres, especialmente em guerras, é reconhecida em todo o mundo. Compartilhando sua expeiência, ela disse que aprende “a cada dia a ser uma ativista melhor. Toda vez a gente escuta sobre uma nova guerra, ninguém está falando do Sudão. É importante falar sobre os problemas, nós merecemos justiça, merecemos apoio e viver num mundo sem ter medo de ser mulher”.
- Em “Resiliência Feminina: Vencendo Desafios e Inspirando Mudanças”, Xuxa, Zezé Motta e Luiza Brunet compartilharam suas experiências de vida. Entre os depoimentos importantes, Xuxa disse: “Eu e a Luiza somos daquela época em que olhavam para a gente como se fôssemos um corpo, um pedaço de carne, e a gente se acostumava com isso. A gente não tinha voz para falar. Era uma coisa normal. Hoje as coisas estão mudando, mas muitas mulheres ainda são vistas assim, acham que devem passar por isso para conseguir um emprego. Eu fico chateada porque me coloco no lugar delas e é triste isso acontecer".
- Em “CEO da própria vida”, Larissa Manoela, atriz, cantora e empreendedora, contou que “busca sempre o equilíbrio, ser real em todos os momentos da minha vida e entender os meus sentimentos para externá-los da melhor forma. Meu ofício é a minha realização e a minha alegria. Eu descobri o meu eu através da arte. Comecei muito nova, sem entender muito, mas hoje tenho muito orgulho da minha história”.
- Em “Mesa do Lado: gastronomia, arte e inovação”, o chef Claude Troisgros falou, sobre a motivação para suas criações, que "a arte é nossa, a inspiração do que eu faço vem de vocês. Inovação é isso".
- Em “Como o uso de inteligência artificial e de robôs têm ajudado a fiscalização da administração pública”, Cezar Miola, ouvidor do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul e vice-presidente da Atricon, afirmou: “A IA tem condições de automatizar algumas das etapas dos processos de auditoria e inspeção, analisando grandes volumes de dados com mais agilidade e identificando anomalias ou padrões que possam indicar fraudes ou irregularidades. Isso aumenta a eficiência e a precisão das auditorias, permitindo que os tribunais de contas atuem de forma ainda mais estratégica”.
- Em “Crescimento rápido e sustentável: como as empresas de crescimento mais rápido de hoje em dia conduzem ao sucesso”, o palestrante Sean Ellis, guru do Vale do Silício e criador do conceito de Growth Hacking, disse que “é muito importante entender o valor do produto a partir de uma métrica norteadora e maximizar os processos de testes, além da qualidade de entrega ao consumidor. Cliente feliz atrai mais clientes para a empresa”.
- Em “Oportunidade para pessoas pretas no mercado digital”, Raull Santiago, empreendedor e ativista pelos Direitos Humanos, enfatizou que, “se a consciência crítica não estiver construída e alinhada com a realidade, você pode se afastar dos seus. É preciso trabalhar com consciência crítica”.
- Em “Você de verdade: Como crescer a sua marca nas redes sociais”, Mari Maria, CEO da Mari Maria Make-up, contou que “a empresa nasceu do mais profundo desejo de uma menina de mostrar quem ela era de verdade” e ressaltou que “o seu negócio precisa da sua verdade, então você vai precisar se conectar com ela. Para uma marca de sucesso, você precisa se conectar com quem consome. Pensar se aquilo faz sentido para você”.
- "A Teia da Vida: Uma Exploração Sistêmica da Conexão entre os Seres Vivos e o Planeta Terra”, Fritjof Capra, cientista, físico, cientista e escritor, afirmou que “é perigoso falar sobre a sociedade moderna apenas como uma única coisa, porque ela é muito diversa e complexa. No mundo moderno, temos três principais setores: governo, negócios e sociedade civil. E a sociedade civil cresceu enormemente, agora nós temos uma coesão global de ONGs e, quando consideramos isso, vemos que o pensamento sistêmico existe e está interligado”.
- Em “Educação midiática: estratégias para enfrentar os desafios do mundo digital”, Paula Martini, diretora-executiva da Internet das Pessoas, destacou que "o diferente é onde a gente se enriquece e faz boas perguntas. Se colocar no espaço do não saber é uma oportunidade de se enriquecer”.
- Em "Planeta Terra - Vida Extrema: Explorando os Limites da Existência nos Polos da Terra”, Ema Kuhn, bióloga, explicou que “nós temos também vida em ambientes extremos no nosso planeta: desertos, vulcões, fundo oceânico e regiões polares. É nisso que me especializei ao longo da minha vida, microorganismos e vida em ambientes extremos que são os polos do planeta. A principal mensagem de conhecimento que minha pesquisa trouxe foi justamente o que Carl Sagan disse em 1995, e eu trago isso para a minha vida: ‘a ausência de evidência não significa a evidência da ausência’”.
GRANDES NÚMEROS DO RIW
3 mil palestrantes
2,5 mil startups
20 mil empregos gerados 75 mil m² de área
28 palcos simultâneos 2,6 bilhões em negócios 150 mil visitantes
350 expositores
19 patrocinadores
29 parceiros
PALESTRANTES DE RENOME NO MUNDO
Nadia Murad, ativista ganhadora do Nobel da Paz
Kip Thorne, físicoteórico ganhador do Prêmio Nobel
Sandrine Dixson-Declève, cientista e liderança ambiental
Vandana Shiva, física e ativista ambiental
Eric Ries, autor do best-seller "Lean Startup"
Uri Levine, cofundador do Waze
Fritjof Capra, físico conhecido pela visão sistêmica da vida
PALESTRANTES DE RENOME NO BRASIL
Ailton Krenak, líder indígena e imortal da ABL
Marcelo Gleiser, físico ganhador do Prêmio Templeton
Fabrício Carpinejar, escritor ganhador do Prêmio Jabuti
Adriana Barbosa, CEO do PretaHub
Suzana Herculano,cientista que estuda a evolução do cérebro
Camila Farani, investidora e empreendedora
Zezé Motta e Larissa Manoela, atrizes Xuxa, ícone da TV e empresária
Luiza Brunet, ex-modelo, ativista e empreendedora
Sabrina Sato, apresentadora e empreendedora
Patrocínio
O Rio Innovation Week contou com patrocínio do Banco do Brasil, Grupo Boticário, Stellantis, Finep, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Petrobras, Light através da Lei Estadual do Esporte, Dasa, Repsol Sinopec, Caixa, Carterpillar, PWC, Ibmec, Ticket Serviços, Multiterminais, FNT Telecomunicações, Transpetro e Rio Galeão, além da coparticipação do Sesc e Senac e de parcerias estratégicas com Pesagro-Rio, Proderj, TurisRio, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Secretaria de Transformação Digital e Secretaria de Turismo.
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