Trabalho com turismo voltado a área internacional há mais de 20 anos e o que mais as pessoas me perguntam é quando as fronteiras efetivamente irão se abrir pro mundo.
Não há respostas. Alguns países já estão abertos, como Suíça e Caribe, e o brasileiro é tão criativo que chegou a criar o turismo da vacina , aonde o brasileiro fica em quarentena por 15 dias no Caribe e depois vai pra os EUA aonde ele é vacinado imediatamente na sua chegada.
Mas a realidade é que o mercado internacional só vai voltar de fato quando pelo menos 70 % da população mundial estiver vacinada, isso é fato. E quando isso vai acontecer? Acreditamos que em breve, existem estatísticas, mas só vamos saber mesmo quando tudo isso acabar.
Então, é tempo de arrumar a casa, pois, para os viajantes que estão esperando as fronteiras se abrirem e estão com o passaporte vencido, fica a dica: comecem a ver isso agora, pois estamos com uma demanda reprimida imensa aguardando a tão oportuna hora de viajar pro exterior.
Aproveitem também para conhecerem o tão falado turismo sobre rodas, esse friozinho pede Campos do Jordão, Gramado, Visconde de Mauá, Lumiar, as Fazendas do Vale do Café e tantos outros destinos próximos que certamente farão o seu inverno mais aprazível. Os festivais de inverno, como o de fondue, entre outros, permanecerão nas cidades em que eles já aconteciam como Campos de Jordão, Gramado, mas não mais nas ruas e sim dentro dos estabelecimentos. A ordem é não aglomerar, precisamos entender que estamos em período de vacinação, e com os vírus circulando e suas variantes , a pandemia não acabou, então não se esqueça de continuar com todos os protocolos de distanciamento, máscara e álcool gel, até porque isso também é de fundamental importância para que a doença não volte a crescer o que dificultará cada vez mais a abertura de fronteiras.
Qual a receita disso tudo passar logo ?
Vacine - se e continue tomando todos os cuidados necessários, deixar de fazer uma dessas duas coisas podem adiar ainda mais suas viagens internacionais.
Concordo lenamebte com as observações desta grande profissional do turismo Viviane .
Felicito pela matéria.
Sergio leoneti
Presidente Skal internacional do Rio de janeiro