top of page

O quanto as emoções podem se tornar tóxicas


Se emocionar...


Quem não deseja, não idealiza, não busca? Embora normalmente a emoção esteja mais relacionada a momentos bons, prazerosos e alegres, a verdade é que existem as emoções tóxicas, que podem prejudicar nosso bem-estar, nossa felicidade e até nossa saúde. Estou aqui para te ajudar a prevenir doenças futuras.


Vamos conversar sobre emoções tóxicas?


O que vem a ser emoções tóxicas?


São emoções altamente negativas, que causam danos, como por exemplo, medo, ansiedade, tristeza, irritação, inveja. Emoções essas que geram comportamentos negativos, que são prejudiciais tanto para quem está ao seu lado como para si mesma. Na verdade, não há como fazer uma lista com o nome das emoções tóxicas, já que podemos dizer que o importante é não deixar, não permitir, que qualquer emoção fuja do seu controle.


Por exemplo, é normal sentir medo ou até mesmo ficar ansioso. Há momentos da vida, diante de alguma situação ou surpresa, um novo emprego, uma viagem, a perda de um ente querido, uma tarefa que não dá certo, que, como seres que sentimos, será impossível não sentir medo, ansiedade, tristeza ou até mesmo irritação. A grande questão é perder o controle e permitir que o medo, a ansiedade, a tristeza e a irritação te dominem. Entenda e estabeleça, elas podem ser sentidas, mas não te dominar.


Dominando, até a alegria pode vir a ser tornar uma emoção tóxica. Imagina alguém que não tenha momentos de seriedade, de foco, que “leve tudo na brincadeira”. É fácil concluir que não tardará para que esse alguém se depare com situações e momentos que essa alegria desmedida irá prejudicá-lo e, pronto, tornou-se algo tóxico ao causar dano.


Quando a emoção se torna tóxica, os reflexos não demoram a se manifestar e, além de uma variedade de doenças ligadas ao psicológico, são possíveis doenças e dores físicas. Já há, inclusive, pesquisas que confirmam a relação de várias doenças, como câncer e diabetes, por exemplo, às emoções tóxicas.

Para tornar ainda mais claro o dano que uma emoção pode causar, podemos ainda pensar que nem sempre uma emoção gera um comportamento diretamente proporcional a ela.


Como assim?


Muitas vezes a pessoa está com medo e demonstra que está com medo. E quantas sentem muito medo, independente do que quer que seja, e não demonstram? Se o domínio pelo medo já causa danos imensos, imagina essa emoção sufocada? Pode até ser impossível dar a dimensão do reflexo causado no jeito de ser e agir e também no corpo, mas uma coisa é certa: essa pessoa se tornará uma pessoa tóxica, com comportamento tóxico.


Sabemos que lidar com pessoas é muito difícil, lidar com as diferenças não é tarefa nada fácil. Agora imagina conviver com pessoas tóxicas que são uma mistura de sentimentos?

Não é difícil identificar alguém com um comportamento tóxico. São pessoas que se destacam não pela alegria, parceria, comprometimento, responsabilidade. Mas por atitudes permeadas pela negatividade. São pessoas que se fazem de vítimas quando conveniente, acham sempre que todos estão contra ela, invejosas, ciumentas, sempre o outro é culpado das suas ações, são pessimistas.


Assim, não é raro a pessoa permitir que alguma emoção fuja ao seu controle. Os danos não tardam e chegam em forma de doenças ou até mesmo de comportamentos.


Não permita que suas emoções se tornem tóxicas. Elas existem para serem sentidas sim, mas não para te impedirem de ter uma vida saudável e feliz.


Esteja atenta aos limites!

Cuide-se sempre!

Você é muito importante!


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page