O mito Pizzaria Guanabara



"Esse texto eu escrevi na época em que meu grande amigo, Arturo Recarey, era vivo e sempre me recebia com excelência por lá... Morei anos na área e posso falar com conhecimento de causa desse bom tempo do Baixo - Leblon! Aí vai, pra vocês, com saudosismo e carinho!"


Quem diria que aquele restaurante no final do Leblon iria se tornar a mais conhecida Pizzaria da cidade e, ainda sem exagerar, do Brasil?


Onde todo mundo já comeu, já bebeu ou pelo menos “deu uma passadinha” no final da noite só para ver quem estava por lá ou então o que estava acontecendo ou ia acontecer.


Palco de muitos artistas onde a realidade e a descontração são encenadas, todos os dias e noites. Palco de poucas luzes onde o brilho é pessoal e as cores se encontram, ainda que pareçam perdidas.


Não há quem não conheça suas pizzas, senão apenas seus fartos pedaços que são servidos no balcão para quem tem pressa ou não se incomoda com cerimônias. Sempre acompanhada de chope (a bebida de mais saída na casa) as pizzas combinam com o clima absolutamente carioca onde só existe o verão como estação, a praia como sugestão e a noite como opção.


Obrigatoriedade é palavra substituída pelo impulso, pela curiosidade e até mesmo, porque não dizer, vício de sempre brindar o fim de noite no Baixo Leblon.


Sim, porque o Baixo Leblon para muitos significa PIZZARIA GUANABARA. E não é preciso maiores informações quando um encontro é marcado no Baixo.


Passear na calçada que circunda o restaurante acarreta sempre em encontros e situações no mínimo engraçadas, onde informações são trocadas, festas organizadas e romances iniciados.


A PIZZARIA GUANABARA é uma história que começou discreta e sem querer se tornou um mito.


Por anos o carioca se encarregou de elegê-la, por si mesmo, o maior ponto de encontro do país, conhecido até no exterior por turistas que divulgam suas lembranças e experiências da folia que é a noite carioca.


Não é nem nunca será modismo. É um mito. E como todos os mitos, eterna. Até logo mais, no Baixo!




29 visualizações0 comentário

Copyright  Absolute Rio. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.  Site art by MARISA ARAUJO