‘Luiz Gama: uma voz pela liberdade’ leva ao público reflexões das lutas de um ex-escravo abolicionista em prol dos escravizados no Brasil, no século retrasado
- Thamiris Vieira
- há 2 dias
- 2 min de leitura

Em mais uma noite no Centro Cultural do Poder Judiciário, no Rio de Janeiro, os atores Deo Garcez e Soraia Arnoni reverenciam Luiz Gama, ex-escravo, poeta, jornalista e advogado, que dedicou sua vida lutando em prol de mais de 700 escravizados, na época em que o Brasil viveu um cruel sistema escravocrata. Em ‘Luiz Gama: uma voz pela liberdade’, na Sala Multiuso do CCPJ, Deo e Soraia levaram ao público a reflexão de que Luiz atuou mais que um abolicionista e sim um ser que se doou para que a liberdade não fosse vista, apenas, como uma conquista, mas um direito de todos, desde o nascimento. O espetáculo, que completa uma década em cartaz e que também passou pela Bahia, por Brasília, pelo Maranhão e outras cidades, é um instrumento de reparação, de luta antirracista, de recuperação de histórias pretas apagadas ao longo da construção social.

Mostrar o legado de Luiz Gama, para Deo, é uma missão. Explica que jamais se conformou com as injustiças alheias e quando se trata da escravidão, que mesmo extinta no século retrasado, ainda deixa terríveis consequências através do racismo estrutural, da criminalização de negros, da exclusão, o que o entristece bastante. “Interpretar Luiz Gama é dar voz a todos os abolicionistas, aos nossos ancestrais, ao movimento negro e às pessoas invisibilizadas, iguais a ele, a mãe, Luiz Mahin. Me sinto feliz e honrado, cumprindo o meu dever, enquanto cidadão e artista, que entende que a arte não é, somente, divertir e entreter. É fazer a sociedade refletir, se transformar”.
Já Soraia fala que só conheceu sobre Luiz quando leu o texto da peça. “Isso me assombra. Um homem, da envergadura de Luiz Gama, tanto tempo invisibilizado. Li e me apaixonei! Tem sido uma dedicação imensa e é uma enorme emoção compor esse elenco. Além da alegria de encenar, digo que eu e o Deo nos inserimos em um movimento fundamental, que é resgatar a jornada dele e expor nos palcos. Não consigo descrever em palavras o quanto esses dez anos marcaram a minha carreira”.
Vale lembrar que as últimas apresentações de ‘Luiz Gama: uma voz pela liberdade’, no CCPJ, acontecerão, gratuitamente, nos dias 20 e 21 de maio, às 18h30. Para adquirir os ingressos, basta acessar o link Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro - CCPJ - Produtor - Eventos e Conteúdos na Sympla.

Serviço:
Luiz Gama: uma voz pela liberdade
Local: Centro Cultural do Poder Judiciário (CCPJ)
Datas: 20 e 21 de maio de 2025
Horário: 18h30
Endereço: Rua Dom Manuel, número 29, Centro, RJ
Custo: Gratuito

Comments