Exposição Tudo o que é frágil brilha sem medo do esplendor, de Renato Bezerra de Mello
- Absolute Rio

- há 2 dias
- 1 min de leitura

Com casa cheia, o artista recebeu amigos no Terreirinho do Paço Imperial, na comemoração de seus 25 anos de produção artística.
Milhares de cacos de taças e copos de cristal, colecionados pelo artista ao longo de duas décadas e quebrados por ele na instalação que criou para sua primeira coletiva no Rio de Janeiro, no Castelinho do Flamengo, em 2004, constituem o fio condutor da nova exposição, que contém uma série de sete trabalhos realizados a partir do vidro: Vidro como vídeo; Vidro como bordado; Vidro como desenho; Vidro amalgamado; Vidro como fotografia; Vidro como pó; Vidro como instalação sonora. Para Renato, “cada nova obra guarda algo de obras anteriores.”
“Colecionador de destroços e apreciador do frágil, Renato transforma cacos e ruínas em preciosidades, desafiando a nostalgia e sustentando valores existenciais e humanistas permanentes, ao apontar para a poesia de Armando Freitas Filho – tudo o que é frágil brilha sem medo do esplendor. O que nos oferece é o espetáculo esplendoroso do acontecimento da arte. Imagens, vídeos, instalações sonoras, bordados, desenhos e objetos compõem um espaço para a imaginação criativa e afirmam as liberdades pessoais e políticas como antídotos à distopia – destaca a curadora.
Renato Bezerra de Mello – Tudo o que é frágil brilha sem medo do esplendor
Abertura: 9 de dezembro, das 15h às 19h | Visitação: até 1º de março de 2026
Centro Cultural do Patrimônio Paço Imperial
Praça Quinze de Novembro, 48, Centro, Rio de Janeiro/RJ
Tel.: (21) 2215-2093 / (21) 2215-2622 | E-mail: diretoria@pacoimperial.org.br
Dias/Horários: terça a domingo e feriados, das 12h às 18h
Entrada gratuita








Comentários