Espetáculo consagra Helcio Hime como uma das grandes vozes da música internacional
- Thamiris Vieira
- há 2 dias
- 2 min de leitura

Em uma noite inesquecível, o Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio de Janeiro, recebeu a estreia de Helcio Hime Canta & Conta Música Francesa e Internacional, um espetáculo que arrebatou o público e entrou para a história. A apresentação reuniu "Tout Rio" — expressão francesa que designa toda a sociedade carioca — entre megaempresários, juristas, artistas, francófonos e jovens de todas as idades, que se emocionaram do início ao fim. Muitos deles, inclusive adolescentes, tiveram contato pela primeira vez com obras-primas da música internacional, pouco tocadas nas rádios atuais.
Dono de uma voz rara, que alia a profundidade do barítono à potência aguda de um tenor spinto, Helcio Hime apresentou ao público um timbre encorpado, extensão impressionante e agudos de força arrebatadora. Sua técnica e sensibilidade vocal ultrapassam classificações tradicionais. Pela primeira vez de que se tem notícia, um barítono interpretou com voz grave e poderosa a clássica Habanera (L’Amour est un oiseau rebelle), da ópera Carmen de Georges Bizet, tradicionalmente destinada a sopranos e mezzosopranos. O resultado foi um dos momentos mais impactantes da noite, ovacionado com gritos de "bravo" e aplausos de pé.
Entre interpretações comoventes e relatos históricos, Helcio Hime guiou a plateia por histórias emocionantes sobre Edith Piaf, Yves Montand, Charles Aznavour, Jacques Brel, Gilbert Bécaud, Claude François e a grande influência de Maysa na música francesa. Obras imortais como Ne Me Quitte Pas, Je Ne Regrette Rien e Comme d’habitude foram revisitadas com interpretações que tocaram fundo a alma da plateia. Um dos ápices da noite foi a execução ao piano de Valsa Doce, composição própria que integrou o primeiro filme brasileiro do movimento Dogma 95 e recebeu 117 prêmios internacionais. A delicadeza da performance emocionou a plateia, provocando lágrimas e suspiros.
O espetáculo ainda explorou o fascínio que Paris exercia no século XX, entrelaçando histórias de grandes nomes como George Gershwin, Maurice Ravel e Cole Porter, além de homenagens a Elvis Presley e Frank Sinatra. No encerramento, Helcio emocionou ao dedilhar Love Me Tender no violão, acompanhado espontaneamente pelo coro afinadíssimo do público.
O clímax veio com New York, New York, levando todos de volta ao palco para sucessivos “biz”, em uma explosão de alegria e emoção coletiva. Helcio Hime Canta & Conta Música Francesa e Internacional foi mais que um espetáculo: foi uma celebração inesquecível da música, da história e da emoção — consolidando Helcio Hime como um dos maiores intérpretes da atualidade.

FICHA TÉCNICA
Figurinos: Men à Rigor
Cabelo: Maison Esmel
Técnico de Som: Gilmar Ferreira
Assistente de Produção: Júlia Pereira
Bilheteira: Bruna
AGRADECIMENTOS ESPECIAIS
Camila Carvalho, Academia Balance Fitness e toda a fantástica equipe do Centro Cultural Justiça Federal.

Comments