Eleonora M. M. Erthal: Uma Saga de Empreendedorismo e Inspiração
top of page

Eleonora M. M. Erthal: Uma Saga de Empreendedorismo e Inspiração



Eleonora Erthal sempre nutriu um espírito empreendedor. Desde jovem, liderava grupos e sonhava em ter sua própria família e negócios. Após uma breve experiência como professora, ela se viu diante de uma escola rural desativada em sua região. Movida pelo desejo de contribuir, ofereceu-se para lecionar gratuitamente, enfrentando inicialmente a recusa. Sua persistência a levou a ser aprovada em um concurso, assumindo a função docente e superando desafios como turmas numerosas e recursos limitados.

Em 1990, impulsionada pela paixão pela moda e sem experiência prévia, Eleonora deu início à confecção de camisolas e pijamas, batizando a marca de Monthal. Sua determinação e talento nato a guiaram nesse novo desafio, transformando a Monthal em um nome de referência no mercado de lingerie noite.

A participação na FEVEST foi um marco crucial, impulsionando as vendas e consolidando a marca na região. A expansão para Ponte da Saudade consolidou a Monthal como referência em lingerie noturna, com o apoio fundamental do esposo e a dedicação incansável de Eleonora.


A abertura de lojas e a modernização da fábrica impulsionaram ainda mais o sucesso da Monthal, que se tornou um símbolo de empreendedorismo e qualidade.


Com o passar dos anos, suas filhas Débora e Dayse se integraram à Monthal, agregando conhecimentos em estilismo e administração. A empresa se consolidou como um negócio familiar.

A busca por novos mercados levou Eleonora a participar de feiras internacionais de lingerie, expandindo a marca Monthal para o mercado externo. A criação do Café Monthal representou mais um passo inovador, combinando sua paixão pelo café com a expertise na área têxtil.


A pandemia de COVID-19 apresentou novos desafios, mas também oportunidades de reinvenção. A Monthal adaptou-se rapidamente, produzindo máscaras e jalecos para profissionais da saúde, ao mesmo tempo em que fortalecia sua presença online com a venda de pijamas pela internet.

Em paralelo, Eleonora dedicou-se à modernização da fazenda de café, implementando tecnologias sustentáveis na produção e promovendo o ecoturismo na região. Um incêndio devastou parte de seus depósitos, mas sua resiliência a impulsionou a reconstruir e inovar, tornando a fazenda um modelo de agricultura moderna e sustentável.


O reconhecimento pelo trabalho árduo de Eleonora veio através de prêmios nacionais e parcerias com instituições de ensino, destacando a fazenda Agro 4.0 como referência no setor agrícola.


Desde então a jornada de Eleonora se expande para o fascinante mundo do agroturismo, focado na experiência do café. Em sua fazenda, ela recebe visitantes ávidos por conhecerem os segredos por trás da xícara de café perfeita, oferecendo um roteiro guiado que abrange desde o cultivo das plantas até os métodos de extração e torra do café.


Em meio às plantações que se estendem até 1000 metros de altitude, os visitantes têm a oportunidade única de aprenderem sobre cada etapa do processo de produção do café, enquanto apreciam a beleza natural da paisagem rural. Eleonora compartilha seu conhecimento e paixão pelo café, guiando os visitantes através dos cafezais, explicando os cuidados necessários desde o plantio até a colheita das preciosas sementes.

O passeio culmina em um delicioso almoço típico rural, onde os visitantes podem saborear os aromas e sabores locais, em meio à atmosfera acolhedora da fazenda. Mas a experiência não termina por aí. Recentemente, Eleonora inaugurou o Refúgio Fazenda do Cedro, uma opção de hospedagem que permite aos visitantes desfrutarem de todo o prazer e relaxamento que envolvem uma casa rústica, com um toque de bom gosto. Localizada em meio à deslumbrante paisagem da fazenda, a hospedagem oferece comodidades como sauna, piscina e quadra de esportes, proporcionando momentos de descanso e diversão para os hóspedes. Além disso, trilhas pelos próprios cafezais permitem aos visitantes explorarem ainda mais a beleza e a serenidade do ambiente rural.


Para Eleonora, essa nova empreitada no agroturismo não se trata apenas de oferecer uma experiência única aos visitantes, mas também de compartilhar sua paixão pelo café e pela vida no campo. Sua fazenda se tornou um refúgio para aqueles que buscam uma conexão mais profunda com a natureza e a cultura local, promovendo um turismo sustentável e enriquecedor para todos os envolvidos.


Sempre na vanguarda do empreendedorismo e da inovação, Eleonora Erthal convida entusiastas e estudantes do mundo do café para participarem do evento pioneiro, Hackcafé. Essa iniciativa revolucionária tem como objetivo principal trazer novas ideias e inovações que possam transformar a cafeicultura de montanha.


Com o apoio de empresas públicas e privadas como FAPERJ, SEBRAE, ASCARJ, Casa do Adubo, Timac Agro, Mult Prime, Casa Agrícola Irmãos Ferreira e Engajar; o Hackcafé promete ser um espaço de colaboração e criatividade, onde mentes brilhantes se reúnem para repensar e reinventar os métodos tradicionais da cafeicultura. Os participantes terão a oportunidade única de contribuir com soluções inovadoras, desde o cultivo até a comercialização do café de montanha.


Os melhores projetos apresentados serão agraciados com prêmios espetaculares, incentivando ainda mais a participação e o engajamento dos participantes. Essa iniciativa não apenas busca trazer novidades para a cafeicultura de montanha, mas também fomenta o empreendedorismo focado em inovação, estimulando o desenvolvimento econômico e social das regiões produtoras de café.


O Hackcafé representa um marco importante na história da cafeicultura, demonstrando o potencial transformador da colaboração e da criatividade. Eleonora

Erthal convida a todos a participarem desse evento único, onde o futuro do café de montanha será moldado por mentes visionárias e apaixonadas pelo mundo do café.

Visite www.hackcafe.com.br e confira esta inovação além de conhecer o mundo por trás desta empreendedora de sucesso nas suas redes sociais:

@MonthalOficial

@CafeMonthal

@refugiofazendacedro    


Assessoria DG assessoria e Comunicação @dgassessoria     




bottom of page