top of page

Cristiane Costa: especialista em ginecologia

Cristiane Costa: especialista em ginecologia, capacitada em ginecologia regenerativa funcional e estética fala sobre a importância da saúde íntima


A Dra. Cristiane Costa é ginecologista. Desde pequena, o dom da medicina, no quesito profissional, falava mais alto. Seu sonho, na infância, era virar médica a fim de ajudar as pessoas. Hoje, especializada em ginecologia, exerce tratamentos em ginecologia regenerativa funcional e estética, reposição hormonal e cirurgia íntima. Segundo ela, uma área em que faz a diferença na rotina das mulheres. Fora do consultório, é professora, mentora e palestrante.

Com relação à saúde feminina, explica:

É extremamente importante. Afeta, diretamente, o pessoal. “Pode não parecer, mas prejudica. A candidíase, por exemplo, causa sintomas desagradáveis, tais como a coceira e a ardência. Outra situação, se refere ao aumento dos lábios internos, que provoca dor com o uso de algumas roupas, alguns exercícios e até mesmo, durante a relação sexual. Vários problemas que, inicialmente, não nos preocupa, até acontecer algo sério e grave".

Preventivo. É a coleta de material do colo do útero, com o objetivo de analisar e rastrear câncer ou lesões pré-cancerígenas nesta região. É fundamental, pois quando realizado, se consegue diagnosticar a doença, em estágio inicial. “Na amostra, se rastreiam, também, algumas ITS s e o HPV. Todavia, não exatamente no exame preventivo e sim, em outros, colhidos da mesma maneira. Quando crianças e adolescentes devem ir ao ginecologista. Não há idade mínima. É necessário marcar uma consulta após a primeira menstruação (chamamos de menarca) com o intuito de receber orientações e tirar dúvidas. "Na minha opinião, a ginecologista é uma amiga que tem conhecimento e lhe deixa à vontade para que fale, abertamente, sobre tudo relacionado ao corpo, à sexualidade, aos seus sentimentos, etc.". Mulher adulta e com vida sexual ativa. O check up ginecológico é feito anualmente. Ultrassonografia pélvica (transvaginal), mamografia, ultrassonografia das mamas, papanicolau e exames laboratoriais.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page