CRAS MADEIRAS PROMOVE PALESTRA SOBRE O USO DA MADEIRA
- Absolute Rio
- há 46 minutos
- 1 min de leitura

Sempre destacamos para nossos clientes a importância da diferença entre madeiras secas naturalmente e madeiras secas em estufa, ressaltando como esse processo influencia diretamente a qualidade, a durabilidade e o desempenho estrutural do material.
E hoje tivemos a oportunidade especial de aprofundar esse tema com um dos maiores especialistas da área: o Engenheiro Florestal Dr. Djeison, pós-doutor em Secagem de Madeira e pesquisador da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Djeison falou sobre a resistência das madeiras em comparação a outros materiais da construção civil — como concreto, aço e alvenaria — e mostrou também o impacto ambiental reduzido da madeira frente aos materiais derivados do minério, como o ferro e o alumínio.
Em linha com a agenda global da COP30, que coloca adaptação, florestas, economia de baixo carbono e materiais sustentáveis no centro das discussões, vimos como a madeira, quando seca em estufa e utilizada com critério técnico, representa uma alternativa estrutural e ambientalmente consciente frente a materiais mais tradicionais como o concreto, o aço e a alvenaria.
Essa escolha não é apenas técnica — é também simbólica e estratégica, pois se alinha a essa grande virada mundial em direção à bioeconomia e à construção circular.
Fotos de Miguel Sá


























































