Coleção “Lisboa Criativa” será lançada na programação do Dia Mundial da Criatividade
top of page

Coleção “Lisboa Criativa” será lançada na programação do Dia Mundial da Criatividade


No dia 22 de abril, Cocco Barçante, artista e idealizador Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro e Inês Araújo, do Museu Bordalo Pinheiro (PT), apresentam as peças da coleção “Lisboa Criativa” na programação do evento de criatividade que acontece simultaneamente em 15 países e mais de 120 cidades.


O lançamento será realizado em uma Live no dia 22 de abril, às 15h do Brasil e 19h em Portugal na plataforma online do World Creativity Day. Neste dia, serão lançadas as primeiras peças da Coleção “Lisboa Criativa”, retratando e valorizando a identidade urbana e ícones locais da cidade de Lisboa, fonte de inspiração para Cocco desde o ano 1995, quando atuou na composição da Galeria Arte Periférica, no Centro Cultural de Belém.


Dentro de contextos bastantes diferentes, Cocco Barçante e Inês Araújo apresentam uma reflexão sobre a responsabilidade social dos museus e colocam questões como a valorização de identidades locais e de pertencimento, e a importância da arte na construção social e confiança criativa.

Cocco Barçante

Cocco Barçante, artista plástico e designer social, ítalo-brasileiro, com 45 anos de carreira artística dedicados ao design associado ao trabalho artesanal, unindo arte, artesanato, projetos sociais, afetividade e o ambiente urbano. Criando coleções de moda de produtos artesanais, dentro do projeto “Sentimentos do Rio”, em parceria com grupos produtivos de artesãs de comunidades do estado do Rio de Janeiro, Brasil.


Na sua trajetória artística já realizou mais de 25 exposições individuais, tendo concretizado em 2013 seu projeto de vida profissional e pessoal, a inauguração do A CASA Museu, primeiro museu de artesanato do estado do Rio de Janeiro e o segundo do gênero no Brasil, localizado na Casa de Cultura Cocco Barçante, na cidade de Petrópolis / RJ. Um Espaço Vivo e vibrante culturalmente seguindo os conceitos da museologia social.

Inês Araújo

Inês Brito de Araújo trabalha no serviço educativo do Museu Bordalo Pinheiro. Mestre em História da Arte e Património pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) – cujo tema de dissertação contempla, precisamente, O Serviço de Mediação Cultural do Museu Bordalo Pinheiro -, tem um percurso académico e profissional ligado à arte, cultura, património e mercados da arte. A par disso, participa em diversos cursos, formações, eventos, encontros e conferências no âmbito da mediação cultural. Atualmente, o seu objetivo passa pelo contacto com públicos, de forma a transmitir o significado histórico e artístico da obra bordaliana.


Dia Mundial da Criatividade 2021 – World Creativity Day

O World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade) é uma iniciativa global liderada pela World Creativity Organization e foi idealizado em 2014 pelo brasileiro Lucas Foster, referência internacional em economia criativa. A partir de 2017, a Organização das Nações Unidas incluiu o Dia Mundial da Criatividade e Inovação em seu calendário oficial e, desde então, o festival passou a ser celebrado no dia 21 de abril.


Em 2021, a quarta edição do World Creativity Day terá uma programação especial com atividades produzidas por inspiradores e especialistas em mais de 120 cidades de 15 países. Comprometidos com a educação para as habilidades do novo mercado de trabalho, O World Creativity Day está liderando a maior campanha de doação de bolsas de estudos já realizada e reuniu algumas das melhores e mais influentes escolas de cursos livres para apoiar a empregabilidade e geração de renda, contribuindo para reduzir os danos e prejuízos causados pela pandemia.


Todas as atividades do Dia Mundial da Criatividade acontecerão nos dias 21 e 22 de abril gratuitamente e poderão ser acessadas através do canal oficial de cada cidade participante no aplicativo (Android e iOS), ou pela plataforma oficial do evento na internet. Para maiores informações, basta acessar o site oficial do evento: https://www.worldcreativityday.com/


Serviço:

Dia Mundial da Criatividade 2021 / Lisboa

Inspiradores: Cocco Barçante – Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro

Inês Araújo – Museu Bordalo Pinheiro / Lisboa

Contato:

cocco_barcante@yahoo.com.br

+5521999181887



bottom of page