Artistas se reúnem para ajudar o pequeno João Caetano
top of page

Artistas se reúnem para ajudar o pequeno João Caetano



A Live Projeto Lembranças Sertanejas, reuniu vários músicos para ajudar o pequeno João Caetano de 2 anos, morador de Mogi Mirim (SP), que luta contra uma doença rara, conhecida como Deficiência de Aminoácido Descarboxilase ou Deficiência de AADC. A live aconteceu no dia 14 de novembro às 13h, e foi transmitida pelo youtube oficial do projeto.


Desde os primeiros meses de vida João sofre com a doença. Essa patologia é provocada por uma desordem metabólica, herdada geneticamente, na qual o paciente apresenta deficiências nos principais neurotransmissores do sistema nervoso central, e sofre com distúrbios severos de movimentos, movimentos anormais dos olhos, comprometimento neurológico, entre outros.


O objetivo da live foi tentar ajudar no custeio do tratamento do paciente. Segundo a mãe de João existe a possibilidade de cura, por meio de uma cirurgia, que só é realizada na Polônia. Porém, devido ao alto custo do procedimento, aproximadamente R$ 500 mil, a família de João vem promovendo ações para conseguir o valor total para o tratamento, como leilões, vaquinhas online, dentre outros.


Para quem quiser contribuir clique neste link: AADC TEM CURA! TODOS PELO JOÃO.


Em vídeo, junto com o pequeno, a mãe dele fala sobre a doença e relata que João já passou por vários procedimentos. Ela aproveita para agradecer apoio das pessoas que já ajudaram.


Alguns artistas também estão apoiando João, como Daniel, Edson e Hudson que gravaram um vídeo dando aquela força para o guerreiro.

Lembrando que voce tambem pode contribuir.



Para seguir o pequeno João nas redes @cure_aadc_joaocaetano


Entenda sobre a AADC


A deficiência da descarboxilase dos aminoácidos L-aromáticos, também chamada de AADC, é uma doença genética rara que causa complicações no sistema nervoso central e periférico. As mutações que ocorrem no gene afetam a capacidade do cérebro de produzir dopamina e serotonina, dois dos principais neurotransmissores do organismo humano.


Hélio Van der Linden Júnior, neurologista infantil e neurofisiologista, explica que a deficiência de AADC costuma se manifestar nos pacientes já no primeiro ano de vida, fazendo com que muitos não possuam marcos motores básicos, como a capacidade de sustentar a cabeça. Por isso, é comum que muitas crianças recebam outros diagnósticos, como paralisia cerebral ou doença neuromuscular.


Os possíveis sintomas da deficiência de AADC são:


Atraso global do desenvolvimento neuropsicomotor, como caminhar e falar

Hipotonia (bebê “molinho”)

Crises de versão dos olhos para os lados ou para cima (chamadas crises oculógiras)

Transtornos do movimento, principalmente distonia (um distúrbio que causa um movimento de “torção” dos membros) ou bradicinesia (pouca movimentação espontânea)

Disfunção autonômica (suor excessivo, palidez, alteração dos batimentos cardíacos, instabilidade da temperatura corporal e congestão nasal)


DOE E SALVE UMA VIDA



bottom of page