Alan Victor - Jovem, organizado, competente e agora o promoter mais disputado do RJ
top of page

Alan Victor - Jovem, organizado, competente e agora o promoter mais disputado do RJ


Alan Victor, o Relações Públicas carioca conta os principais desafios da carreira

 

Sua trajetória é repleta de desafios, descobertas e conquistas. Aos 29 anos, o RP e assessor de imprensa é responsável pela comunicação do Camarote Rio Praia na Sapucaí, de diversas festas de Réveillon no Rio de Janeiro, dos hotéis Pestana e mais de 25 restaurantes – Um verdadeiro case de sucesso na comunicação

 

Olhar atento ao celular em cada mensagem que chega. Cuidado e zelo com cada cliente, mas tudo isso numa velocidade única e sempre com sorriso no rosto. Após realizar a assessoria de imprensa e relações públicas de quatro festas de Réveillon no Rio, Alan Victor está pronto para entregar mais um Carnaval na Marquês de Sapucaí, juntamente com a equipe do Camarote Rio Praia, onde recebem mais de 1.200 pessoas diariamente. O RP contou um pouco do início da carreira e como vem lidando com as diversas atribuições do cotidiano. Uma história incansável de muito trabalho e sucesso na comunicação.


Sua trajetória conta com graduação em administração de empresas e técnico em contabilidade, mas foi a comunicação e a produção de eventos que lhe mostraram o caminho das “pedras” ou melhor, das conquistas.


“Hoje eu vivo um sonho! Sempre fui uma pessoa muito comunicativa, mas nunca me vi trabalhando nessa área. Eu fui me descobrindo aos poucos, comecei muito novo. Lembro quando tinha 17 anos e resolvi empreender, apesar de não ter condições. Achei uma empresa que produzia sacos de pães e neles vinham diversas propagandas, ali vi uma oportunidade bacana e trabalhei com isso por um ano.


Na primeira etapa eu tinha que cadastrar padarias e mercados da região para receber os saquinhos sem custos, depois corria atrás de loja em loja para vender os espaços publicitários. Saia da escola e ficava até tarde fazendo isso, foi ótimo para mim, por ser novo e ser uma ideia diferente, muitos empresários de Araruama, na Região dos Lagos do Rio, faziam questão de ter um espaço no saquinho. Sendo assim, acabei conhecendo a maioria dos proprietários de lojas do município”, explica Alan.


Em seguida, ele fez o Projeto Praia Limpa. O objetivo era reunir as pessoas para limpar as praias da Região dos Lagos. "Lembro que reuni muita gente e consegui comunicar a ideia da conscientização para os veículos de imprensa da região e empresários locais. Eu tinha apenas 18 anos nessa época”, conta o RP.


Alan ainda teve a oportunidade de começar a trabalhar em um Projeto de mitigação socioambiental da Petrobras, o NEA-BC (Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos), onde atuou por aproximadamente oito anos. “Lá pude criar cartilhas, jogos, peças de comunicação, produzir notícias, organizar eventos acadêmicos e comunitários como fóruns, seminários, encontros regionais e reuniões públicas”, enfatiza.

 

No mesmo período, o jovem criou o perfil no Instagram "Rio Fácil" (@riofacil_destinos), com dicas de gastronomia, hotelaria e eventos que hoje conta com mais de 125 mil seguidores. Foi por conta da página que ele teve o início da carreira como RP e assessor de imprensa. "As primeiras oportunidades vieram através dos festivais gastronômicos de Búzios e do Camarote Rio Praia. Em ambos os eventos eu pude entregar o melhor de mim, fiz produção, gestão de redes sociais, contratações, lista de convidados, cuidei dos promoters e fechei parcerias", ressalta Alan Victor.


Em 2020, após realizar a 3ª edição do Camarote Rio Praia com êxito, veio a pandemia. "A pandemia foi um divisor de águas, precisei inovar e criamos diversas ações para manter a presença dos restaurantes ativa na Internet. Já no Rio Fácil realizei 126 lives, onde entrevistei artistas, influenciadores, jornalistas e profissionais de diversas áreas".


Atualmente Alan Victor é responsável por 30 marcas, cuida das ações através de estratégias com grandes e renomados artistas, celebridades e influenciadores. Além de fazer a gestão da assessoria de imprensa, ele também conta com uma equipe responsável pelo gerenciamento das mídias sociais.

"O maior diferencial do meu trabalho é que eu conheço todas as etapas. No início, eu era responsável por tudo e não abria mão de fazer absolutamente nada para realmente conhecer cada processo. Hoje em dia conto com 4 pessoas na equipe, mas faço questão de participar das demandas. Preciso descentralizar mais, porém ainda é um desafio desapegar de algumas etapas", confessa Alan.


O RP coleciona muitos cases de sucesso no mercado da comunicação, criando e inovando com ações 360°. Destaque para o Camarote Rio Praia, que está no seu 6º ano na Sapucaí e se configura como um dos mais desejados, por conta da sua comunicação assertiva.


Alan Victor foi além do mundo dos eventos e inovou ao realizar o trabalho de assessoria de imprensa, relações públicas e gestão de mídias sociais para restaurantes. Em um mercado onde no passado era necessário contratar separadamente o serviço de assessoria de imprensa e relações públicas, Alan uniu os dois serviços para satisfazer o cliente.


É ele o responsável pelas grandes transformações e sucesso na comunicação de restaurantes como a Tutto Nhoque, Sardinha Taberna Portuguesa, DarkCoffee, Café Cardin, D'amici Ristorante, Yujo, Éclair, Hills, entre muitos outros.


Para finalizar, Alan fala sobre seus sonhos, que deseja vivenciar e atuar em festivais e eventos conceituados nacionais e internacionais, que valorizam nosso país.

"Sou apaixonado pelo Brasil, quero muito estar mais presente com ações nas principais manifestações culturais brasileiras, além do Carnaval do Rio. Como o Festival Folclórico de Parintins no Amazonas, as festas de São João no Nordeste, Cavalhadas de Pirenópolis, e é claro, no Rock in Rio e The Town”, finaliza Alan.

Se depender da vontade e trabalho, Alan Victor ainda terá muitos cases de sucesso para listar e contar ao longo de sua história.


Fotos de Diana Cabral




 

bottom of page