top of page

Afinal, faz bem dividir a cama com os pets?

Dormir com animais de estimação pode ter efeitos positivos e negativos sobre a saúde, tanto dos donos quanto dos pets. Emma Colchões desenvolveu um manual sobre o assunto.

Pets adoram tomar conta de todos os espaços da casa. E a cama do dono certamente é um dos seus locais preferidos. Mas, compartilhar nosso leito com os animaizinhos é uma boa alternativa? Quais os prós e contras de ter amigos de quatro patas na cama? Há efeitos em nossa saúde, sejam eles bons ou ruins?

Pensando nessas questões, Theresa Schnorbach, especialista em sono da Emma Colchões, traz importantes informações e respostas sobre ter os pets dormindo com seus tutores.

Vantagens

Quando estamos sem parceiros, dormir com animais de estimação diminui a insônia e melhora a qualidade do sono. A título de exemplo, um estudo de 2018 sobre o sono das mulheres comprovou que cães pouco ou nada perturbavam seus sonos e ainda despertava uma forte sensação de segurança e conforto.

Um outro estudo, conduzido pela National Library of Medicine, descobriu que dormir com animais de estimação ou interagir regularmente com eles pode aumentar a interação social de uma pessoa, além de melhorar sua saúde mental. Não é por acaso que animais são usados em várias técnicas de terapia, constituindo-se num grande apoio para pessoas solitárias ou que sofrem de certas condições de saúde mental.


Por outro lado, dormir com o dono também beneficia os cachorros, porque os ajuda a se sentirem amados e seguros. O cão considera seu tutor como parte da matilha, o que lhes traz fortes benefícios emocionais. Assim, dormir com o animal permite que ele crie um forte apego ao dono, beneficiando seu sono.

O mesmo vale para os gatos que experimentam o mesmo sentimento territorial dos cães. Se decidem dormir com o dono, é porque confiam nele e o sentem como um deles. Portanto, esta é uma boa forma de demonstrarem seu carinho e amor.

Desvantagens

Apesar disso, dormir com pets pode não ser benéfico para os humanos. Animais como gatos, que são mais ativos durante a noite, podem, em consequência, prejudicar a qualidade do sono de seus donos.

Por outro lado, os pelos desses animais também podem causar incômodo, ao provocar reações alérgicas em pessoas suscetíveis ou ao agravar a saúde de quem sofre de febre do feno. Animais de estimação podem, ainda, espalhar germes ao lamber o rosto ou o corpo de seu dono, aumentando, mesmo que em pequena proporção, o risco de doenças.

Dicas para dormir com animais de estimação

Se você planeja permitir que seu animal de estimação passe a dormir em sua cama, existem várias providências a serem tomadas, garantindo-se, assim, o sono mais seguro e tranquilo possível. Abaixo, algumas orientações do time de pesquisadores da Emma Colchões.

  • Leve seu cachorro para passear à noite, para deixá-lo cansado.

  • Estabeleça limites e domínios com o pet na hora de dormir.

  • Treine os animais para esperar que o deixem na cama.

  • Se o animal de estimação se comportar mal ou de forma agressiva, tire da cama imediatamente.

  • Certifique-se de que seu animal de estimação esteja limpo.

  • Mude regularmente a roupa de cama, para ficar livre dos pelos dos animais.

  • Leve seu pet para visitas regulares ao veterinário para que sejam examinados e vacinados, evitando, assim, a transmissão de germes e doenças.

  • Escolha um colchão como o Emma Original, com tecnologia que bloqueia o movimento e garante uma noite de paz para quem dorme em casal ou, no caso, com o pet.

  • Utilize um bom protetor de colchão, como o da Emma, que é lavável, altamente respirável, tem toque macio, tecnologia AllergyShield, contra os ácaros da poeira e as alergias a pelos de cães e gatos, e é 100% impermeável protegendo o colchão de comidas, bebidas, animais de estimação, e qualquer outro imprevisto!

Sobre a Emma – The Sleep Company

Fundada em 2015, na Alemanha, e presente em mais de 33 países, a Emma - The Sleep Company é a marca líder mundial de sono D2C (direct to consumer). A sleeptech, famosa pelos colchões na caixa, chegou ao Brasil em 2019, revolucionando o mercado do sono com uma experiência de compra única: 100 dias de teste, com entrega e devolução gratuitas e 10 anos de garantia. Com a missão de proporcionar a melhor noite de sono aos brasileiros, a Emma Colchões oferece produtos reconhecidamente de melhor custo-benefício, com tecnologia de ponta, qualidade e conforto. Todos os produtos da Emma são desenvolvidos por especialistas e pesquisadores da indústria do sono, somando mais de 4 milhões de colchões vendidos mundialmente. Além de ter recebido mais de 75 prêmios internacionais, em 2022, a companhia foi reconhecida como tendo o melhor colchão do Brasil, dentre todos os que foram testados pela PROTESTE: o Emma Original.

Para mais informações, visite team.emma-sleep.com/press.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page