Torneio movimenta Arena AfroGames no Cantagalo e recebe visita da Paz em Nossas Cidades
- Absolute Rio
- 29 de mai.
- 2 min de leitura

Nesta terça-feira (27), a Arena AfroGames, localizada no Cantagalo, foi palco de um torneio intercomunitário na modalidade Free Fire, reunindo adolescentes e jovens da Maré, Vigário Geral, Mandela e do próprio Cantagalo. Uma atividade que combinou disputas entre equipes de eSports com apresentações artísticas, transformando a Arena em um espaço de convivência e criatividade.
A ação contou com a visita de Luisa Portugal, representante da coalizão internacional Peace in Our Cities, ligada à New York University (NYU). A visita foi articulada por Fernando Hakme, Assessor Especial do Governador do Estado do Rio de Janeiro, que já acompanha de perto a iniciativa e as conexões promovidas entre o projeto e as instituições internacionais.
“Este espaço no Cantagalo é um exemplo de como diferentes iniciativas — públicas e comunitárias — podem conviver e somar forças. Temos aqui um polo importante, com a atuação de organizações como o AfroReggae, outros projetos sociais e serviços oferecidos pelo Estado. As pessoas encontram aqui um ambiente de aprendizado, cultura e possibilidades reais de desenvolvimento”, destacou Fernando Hakme, Assessor Especial do Governador.
“A Peace in Our Cities busca exatamente esse tipo de iniciativa: soluções locais, lideradas por organizações comunitárias, que atuam diretamente na redução da violência urbana e na construção de trajetórias de inclusão”, afirmou Luisa Portugal, representante da Peace in Our Cities.

“Ver jovens de diferentes comunidades se encontrar neste ambiente é exatamente o que o AfroReggae busca promover: oportunidades reais, com raízes no território”, afirmou Danilo Costa, Diretor Executivo do Grupo Cultural AfroReggae.
A programação incluiu apresentações de percussão, balé de arte, break dance e do DJ Tony Mariano. O evento, parte do calendário do AfroGames, reuniu educadores, familiares e moradores em torno da valorização da juventude das favelas e do fortalecimento dos vínculos socio comunitários.
Os alunos vencedores do torneio celebraram com entusiasmo a conquista:
"Foi emocionante ganhar esse torneio com meus amigos. Nunca pensei que estaria aqui competindo com pessoas de outras comunidades. Foi muito especial", contou Dayan Costa, aluno da unidade Nova Holanda, na Maré.

コメント