Le Canton foi o destaque da noite, levando dois primeiros lugares
Após dois anos de interrupção em função da pandemia, ABIH-RJ e HotéisRIO retomaram este ano sua tradicional premiação, que reconhece as boas práticas e os cases de sucesso da hotelaria fluminense. E a concorrência foi grande: 14 projetos foram inscritos e passaram pela rigorosa avaliação dos jurados.
As premiações destacam iniciativas hoteleiras de Empreendedorismo (Prêmio Eduardo Tapajós), Responsabilidade Social (Prêmio Corintho Falcão), Sustentabilidade (Selo Verde da Hotelaria) e os melhores projetos de ampliação ou retrofit (Prêmio Expansão Hoteleira). O time de jurados avaliou a qualidade do conteúdo respeitando critérios como inovação, legitimidade, custo-benefício, impacto para o setor e/ou a sociedade, entre outros.
O presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, saudou os fortes sinais de recuperação apresentados pelo setor, que começaram com o Réveillon e se estenderam pelos peculiares dois carnavais, seguidos do Rock in Rio, eventos que levaram os hotéis a comemorarem alta ocupação depois de tanto tempo.
“Para o próximo Réveillon, já anunciado pela Riotur como o maior e melhor da nossa história, as expectativas são otimistas e nos ajudam a encarar 2023 com esperança. Já abrimos o ano com os preparativos a todo vapor para receber a WEB SUMMITT e a Abav de volta em nossa casa!”
Lopes ressaltou que o setor sobreviveu ao período mais desafiador da sua história. “A pandemia deixou marcas profundas nos nossos negócios, mas fomos resilientes. Seguimos gerando milhares de empregos e impactando centenas de atividades direta e indiretamente. Tudo isso só demonstra a relevância do nosso setor para a economia do estado do Rio e a importância da construção de uma agenda que garanta um crescimento sustentável do turismo”.
De acordo com o presidente da ABIH-RJ, Paulo Michel, a cerimônia demonstra a força do segmento hoteleiro fluminense, que retomou o crescimento mesmo em cenário tão adverso. “Tudo isso é fruto de muito trabalho. Ao longo deste ano estivemos fortemente atuantes em pelo menos 30 municípios indutores do turismo, realizando encontros de aproximação e diálogo com os órgãos públicos, promovendo capacitação e troca de experiências, conhecendo de perto os anseios dos empreendimentos e suas particularidades”.
Ele ressaltou o foco em capacitação ao lado de parceiros importantes como Senac-RJ e Sebrae/RJ, com apoio dos Sicomércios, disponibilizando cursos gratuitos no interior do Estado, assim como no Programa de Encontros com Hoteleiros, o PROENH-RJ, que levou palestras sobre gestão e serviço aos gestores de empreendimentos turísticos e suas equipes por alguns municípios indutores do turismo. “Também organizamos o Projeto de Capacitação de Operadores de Turismo e Agências de Viagens, nosso querido Procap-RJ”.
Charbel Tauil, vice-presidente da Fecomércio RJ, parceira do evento, afirmou que considera que todos os hoteleiros devem se sentir premiados após enfrentarem as dificuldades criadas pela pandemia nos últimos dois anos. “O setor de turismo representa 6% do PIB mundial e emprega 290 milhões de pessoas em todo o mundo. Nunca imaginaríamos que iríamos nos deparar com um vírus que levaria a ocupação a zero. Graças à união, fomos capazes de superar essa dificuldade”.
O júri foi formado por André Coelho e Natalia Soutosa, ambos da Fundação Getúlio Vargas, Sandra Sanches, da ESPM, Elton Fernandes, da UFRJ e Adriana Homem de Carvalho, da Fecomércio-RJ.
Confira os cases vencedores:
Prêmio Eduardo Tapajós - Empreendedorismo
1º lugar - Le Canton do Futuro
A partir de seu planejamento estratégico, o resort criou o projeto “Le Canton do Futuro”, que teve como objetivo a transformação do empreendimento em uma das mais importantes referências do mercado hoteleiro do Estado do Rio de Janeiro.
Entre as ações executadas estão a Arena de Beach Tennis, com quatro quadras profissionais, iniciativa pioneira na Região Serrana; o Pet Park, espaço de convivência com comodidades e equipamentos para atividades onde os hóspedes podem brincar com seus pets; criação da estação Gare D’Église, com instalação de um plano inclinado, com o objetivo de oferecer ampla acessibilidade a uma das mais importantes atrações do resort, o Castelo Medieval; inauguração do Sport Bar, com pista de boliche, palcos para shows, mesas de bilhar, 12 TV’s com programação diversificada de esportes, além de lounges; criação do Le petit monde, espaço com atrações para famílias, com jogos diversos e um grande Kids Park, localizado no segundo piso do Castelo Medieval; Bar e piscina Lèman, complexo de entretenimento no coração do resort com bar e deck, com capacidade para mais de 100 pessoas, além de piscina aquecida, numa área de aproximadamente 1 mil m²; e pista Mont Blanc, única coberta do Brasil que simula neve, onde podem ser praticados esportes como boia canadense e esqui.
2º lugar - Curadoria musical Fairmont Rio
O hotel Fairmont Rio de Janeiro Copacabana possui cinco pilares de experiência: música e entretenimento; bem-estar; esporte; gastronomia e arte; design e moda.
A música está presente no hotel desde sua inauguração, em que a cantora pop brasileira Iza foi a atração da festa de abertura. Outros grandes eventos também fizeram parte da curadoria musical, como o Rio Montreaux Festival, sediado no Fairmont em 2020, mesmo ano no desfile da marca The Paradise em que Gilberto Gil foi o protagonista da noite.
Atualmente, a Curadoria Musical do Fairmont Rio faz parte do cotidiano do hotel e está atrelado aos três principais pontos de vendas: Spirit, Marine Restô e Tropìk Beach Club. De janeiro a setembro de 2022 foram 236 shows, com mais de 780 horas de música, executadas por mais de 30 artistas.
A programação no Spirit Copa Bar teve início em 2019, com shows às sextas-feiras e sábados. Em decorrência do enorme sucesso e aumento da demanda pelos hóspedes e clientes no período pós-pandêmico, a frequência dos shows passou a ser de terça-feira a domingo. O processo de escolha dos músicos é extremamente criterioso para que haja sinergia com nosso público. Muitos deles são ex participantes do The Voice e outros reality shows.
O sucesso também se estendeu ao Tropìk Beach Club, onde todas as tardes do verão aconteceram shows de MPB. Atualmente, as apresentações seguem um novo formato, dando oportunidade a DJ’s e performáticos com saxofone, trumpet e outros instrumentistas.
A programação musical já havia cativado e ganhado o coração do público quando veio a pandemia e o isolamento social não permitiu que os encontros diários na Infinity Pool acontecessem. Contudo, a programação musical foi mantida virtualmente às sextas, sábados e domingos, por meio de shows ao vivo no Instagram @fairmontrio com a hashtag #oshowcontinuanasuacasa. O projeto criou oportunidades para novos talentos se apresentarem. Às terças-feiras tem-se como principal objetivo “O Dia das Descobertas”.
Prêmio Corintho Falcão - Ação Social
1º lugar - Bottons com sorrisos - Grand Hyatt Rio de Janeiro
Como receber hóspedes com máscaras cobrindo o rosto? A solução foi substituir os nametags, utilizados pelos colaboradores do hotel, por bottons contendo a foto do funcionário sem máscara, com seu melhor sorriso. A iniciativa, chamada de “Bottons com sorrisos”, foi desenvolvida com o intuito de valorizar o espírito acolhedor do carioca, mesmo com o distanciamento social e a utilização de máscaras durante o período da pandemia de Covid-19.
O uso das máscaras começou a partir da reabertura do hotel em 2020, que permaneceu fechado por cinco meses durante o período mais grave da pandemia, e se mantém em atividade até hoje. Acabaram se incorporando à cultura organizacional do hotel e marca registrada do Grand Hyatt, sendo reconhecida tanto por hóspedes, quanto por outras unidades do grupo.
A iniciativa também beneficiou Gabriel, jovem dentro do espectro do autismo cuja família é vizinha e frequentadora do Grand Hyatt Rio de Janeiro. Fabricante artesanal de bottons, ele aproveitou a oportunidade de trabalho e ganhou uma nova fonte de renda.
2º lugar - Pedido Solidário - Louvre Hotels Group Brazil
Interessado em incrementar seu já significativo histórico de ações sociais, o grupo Louvre Hotels Group criou o “Pedido solidário”, uma campanha ampla e de longo prazo, voltada para apoiar projetos sociais relevantes por todo o país. O objetivo é arrecadar fundos destinados a diferentes projetos sociais conduzidos por ONGs associadas ao Instituto da Criança. A ideia é simples: basta pedir uma água ou um suco em qualquer hotel Louvre no Brasil que o cliente já estará ajudando, pois parte do valor é revertido em uma doação mensal para o Instituto da Criança, que ficará responsável por direcionar 50% do valor para um determinado projeto social que será escolhido pelos próprios funcionários dos hotéis todos os meses. Os outros 50% são destinados ao próprio Instituto da Criança, que também apoia outros projetos por todo o país.
Os produtos participantes estão sinalizados nos cardápios dos hotéis, incentivando aos hóspedes e clientes a consumirem mais esses produtos e, consequentemente, a aumentar as doações.
O projeto foi desenvolvido pela equipe corporativa do Louvre Hotels Group, sediada no Rio de Janeiro, mas hoje conta com a participação de todos os hotéis da rede estabelecidos pelo Brasil.
Para acompanhar o projeto basta acessar o site www.pedidosolidario.com.br .
Selo Verde da Hotelaria - Sustentabilidade
1º lugar - Le Canton Selo Verde
O Le Canton, situado em Teresópolis, ocupa uma área de 2,5 milhões de metros quadrados numa região de Mata Atlântica com preservação permanente, cortada por rios e tem oito nascentes preservadas. A sustentabilidade, por meio da educação ambiental, e os investimentos em ecoeficiência foram as ferramentas utilizadas para maximizar os impactos positivos no meio ambiente e na sociedade.
Uma das ações do hotel foi adotar duas escolas públicas municipais da comunidade, oferecendo o curso de educador ambiental aos professores, sistema de gestão escolar e levando seus alunos a participarem de atividades nas dependências do Le Canton.
Outra iniciativa foi a realização do inventário de Gases Efeito Estufa, que resultou no plantio de 8.132 árvores nativas da Mata Atlântica para neutralizar as 2.139, 032 Toneladas de CO² (100% do carbono emitido pelo empreendimento). Esta certificação deu origem à nossa Floresta Le Canton
Além disso, o Le Canton realiza o tratamento total de seus efluentes com um moderno sistema biológico, de tecnologia 100% nacional, que não utiliza nenhum tipo de aditivo químico nem energia. Este método possibilita tratar os efluentes e devolver em forma de água tratada classe 2 ao meio ambiente. Hoje, o sistema tem capacidade para tratar 250 m³ de água por dia.
O hotel modernizou sua matriz energética investindo em um combustível eco eficiente, a biomassa, que é utilizado para o aquecimento de toda a água do resort, sendo o pioneiro na região sudeste na utilização deste biocombustível carbono free. O Le Canton recebeu em 2018 o selo Carboneutro do Instituto Oksigeno.
2º lugar – Grupo arpoador - Hotel Arpoador – City & Sea Sustentável
O projeto tem como meta a implementação dos conceitos de sustentabilidade, desenvolvimento sustentável e economia circular na operação dos hotéis do Grupo Arpoador, Hotel Arpoador e Ipanema Inn. O objetivo é a diminuição do impacto negativo no meio ambiente e geração de impacto socioambiental positivo, com metrificação dos resultados e reporte dos impactos obtidos.
O escopo e os resultados do projeto são guiados pelo framework dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), principal benchmark de metas e indicadores de sustentabilidade. Outro objetivo é tornar os empreendimentos do grupo referência internacional em hotelaria sustentável. O trabalho engloba práticas em relação à gestão de resíduos; engajamento de fornecedores e clientes; desenvolvimento de colaboradores, por meio de treinamentos e workshops; avaliação e valorização da diversidade e equidade no quadro de funcionários; compras sustentáveis e circulares; parcerias para ativismo ambiental; novas práticas e metas em relação a diminuição do consumo de água e energia; geração de energia renovável; e, não menos importante, busca por certificações e premiações.
Além disso, o projeto visa deixar mais claro e fácil o caminho para se atingir a meta do grupo de ter os primeiros hotéis “Lixo Zero” no Rio de Janeiro, por meio da análise de dados e constante mitigação dos impactos.
Prêmio Expansão Hoteleira – Já o prêmio Expansão Hoteleira ficou com a Rede Windsor, com o lançamento do Windsor Tower, na Barra da Tijuca, a 15ª unidade da rede na cidade do Rio de Janeiro. Neste novo hotel os visitantes têm a disposição tecnologia para fazer transmissões e reuniões online e espaços para promoção de eventos. São 378 apartamentos na categoria standard, superior, superior plus e superior executivo, distribuído em 16 andares. Há também área de lazer com piscina, academia e sauna.
ACIE entrega Prêmio Imprensa Estrangeira 2022 – Na ocasião, a ACIE (Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil) realizou a entrega do Prêmio Imprensa Estrangeira 2022 a Alberto Gaspar, ex correspondente da TV Globo em Buenos Aires e Jerusalém, eleito por ser o apresentador do programa Legião Estrangeira, da TV Cultura de São Paulo.
A homenagem foi entregue pelo presidente da entidade, o jornalista Edmar Figueiredo. Segundo ele, este é o prêmio mais tradicional da ACIE, que completou 60 anos de atividade no Brasil no último mês de setembro.
Para o presidente da ACIE, “a ideia deste prêmio permanece a mesma desde a sua criação: é a forma da imprensa internacional reconhecer o trabalho da imprensa brasileira e estreitar nossos laços com nossos colegas brasileiros, premiando um jornalista que os correspondentes consideram que teve um papel de destaque em 2022.”
Alberto Gaspar afirmou que o jornalismo atravessa um momento desafiador. “Nunca foi tão difícil trabalhar com a verdade. Por isso, agradeço à equipe do nosso programa, pequena mas valorosa”. O programa analisa o que acontece no Brasil e no mundo sob o prisma dos correspondentes estrangeiros que atuam aqui e jornalistas brasileiros no exterior, ampliando a visão dos nossos próprios assuntos pelo olhar dos jornalistas estrangeiros que nos ‘traduzem” para seus países ao redor do planeta.
Comments