THAMIRIS VIEIRA - a profissional da mídia
- Absolute Rio
- há 8 minutos
- 2 min de leitura

Tudo começou em um domingo de Natal. 2005.
Thamiris Vieira, hoje com 33, aos 13, decidiu, sozinha, que o seu caminho havia sido escolhido: o jornalismo. Os pais, Fernando e Myramar, se surpreenderam, porque imaginaram que a filha seguiria outra profissão, mas a apoiaram em seu ideal e a incentivaram a cursar inglês, espanhol, etc.
Quando contou para sua avó materna, Irineia (In Memoriam), foi aquele choque.
“Estávamos assistindo aos melhores do ano da TV Globo e contei que seria jornalista, um dia. Ela, arrumando as gavetas, deixou um objeto cair no chão e não hesitou em me questionar: Minha filha, você tem certeza? E eu, respondi que sim. Sempre torceu por mim. Muitos riram e diziam que não daria certo”, recorda.
No entanto, bem antes da adolescência, Thamiris, graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida (Tijuca) há sete anos e que, trabalha como Assessora de Imprensa - passando pela Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ e Grupo Liberado Junior - brincava de televisão na infância.
“Ganhei da vovó um microfone de brinquedo e eu saía entrevistando as pessoas, mesmo com quatro anos. Respondiam tudo o que queria saber. Adorava! (Risos)”.

Referência. Thamiris batalhou uma vida para realizar sua meta e explica que estudo e dedicação são fundamentais, todavia, a inspiração também. “A minha é a jornalista Mylena Ciribelli. É super dinâmica, com um talento indiscutível e uma forma única de apresentar os esportes”.
Além de Mylena, Thamiris admira outros profissionais da área. É o caso de Fernando Vannucci, Maurício Torres e Léo Batista (In Memoriam). Desde pequena, acompanhava os quatro e sabia sobre o trabalho de cada um e colecionava fotos. Guardei, com bastante carinho, um quadro que montei cheio de fotografias e em dias de vestibular, as retirava e as levava, na bolsa, comigo. Era meu amuleto de sorte”.
Paixão por esportes. O evento preferido dela é os Jogos Pan-americanos, afinal, o coração bate mais forte. “Aos 14, extrai dois dentes, em plenas férias de julho, da escola. E aí, precisei ficar em repouso absoluto. Na época, acontecia o Pan do RJ e ao ver, de casa, me encantei e falei com minha mãe que queria trabalhar nessas competições”.
Assessoria de Imprensa. “Nunca pensei, entretanto, pouco depois que me formei, levamos o ‘baque’ da Pandemia da Covid 19 e o mercado de comunicação se reinventou, adotando o modelo virtual, home office, a fim de não perder espaço. E uma professora da faculdade, Ana Rosado, me perguntou se eu queria ajudá-la e aceitei. Não parei mais! Aprendi demais!”.
Thamiris faz parte, agora, da SF Assessoria e de ‘Alice - Uma Aventura Musical’, espetáculo infantil, em cartaz há uma década e que participou do Festival FITA, em setembro. “Amando! Alice é um ícone e acho super interessante as crianças aprenderem com música e arranjos, exclusivos, feitos pelo nosso diretor Udylê Procópio. Gratidão à Simone e à equipe pela oportunidade!”, finaliza.







