top of page

Sustentabilidade em pauta na Fazenda Portobello

Usina fotovoltaica, em prol da redução de CO2, a fim de gerar energia limpa, é inaugurada

A sustentabilidade está em pauta na Fazenda Portobello, em Mangaratiba, no Rio de Janeiro. Com foco na preservação ambiental e na geração de energia limpa e segura, através da diminuição da emissão de 29.250 (vinte e nove mil duzentas e cinquenta) toneladas de Gás Carbônico, aconteceu hoje, 28 de junho, a inauguração da Usina Fotovoltaica do Grupo Portobello, projetada e construída pela empresa SUNFOR ENERGIA. O evento contou com a presença de muitos políticos, empresários e lideranças da região. Na ocasião, houve, ainda, o lançamento do Guia de Turismo Rural da Costa Verde, com a presença de Flávio Ferreira, Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento. 


“Fotovoltaico” é uma tecnologia utilizada a fim de gerar energia elétrica, mediante a irradiação dos raios solares. A luz do sol é renovável, ou seja, se regenera facilmente, espontaneamente, de forma natural, sem causar prejuízos à natureza.  


A busca pela sustentabilidade. Segundo Carlos Borges, Presidente do Grupo Portobello (Portobello Resort & Safari, Marina Portobello, Fazenda Portobello, Pousada e Marina Porto Imperial em Paraty), tomar medidas mais sustentáveis fará, daqui pra frente, com que diminua a redução dos custos operacionais do hotel. “A nossa conta de luz é um item grande e como queríamos mudar isso, a procura de um espaço mais sustentável, foi a solução“, explica ele. Para honrar e preservar estes ativos naturais, o grupo tem investido em práticas sustentáveis e agora caminha a passos largos neste propósito, a partir da geração de energia limpa.


A engenheira Marise Goncalves Rodrigues, do Grupo Portobello, mencionou: "Temos essa usina com vinte e cinco anos de garantia,  manutenção e segurança,  Vinte e quatro horas por dia ela é monitorada. Os recursos naturais são finitos, em termos de energia alternativa. O recurso natural que é o sol e o vento transformam a energia renovável mantendo as nossas contas em dia e mantendo o nosso ecossistema protegido". 


O Secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, enalteceu que o Grupo Portobello inova sempre, principalmente na questão da sustentabilidade. "Percorremos o mundo inteiro e vemos o quanto as pessoas estão preocupadas com o turismo, com os selos sustentáveis. Por isso, não tenho dúvida de que o Portobello, mais uma vez, será referência para que outros empreendimentos possam seguir o mesmo modelo". 


O prefeito de Mangaratiba, Alan Costa, conta que o empresário Carlos Borges é um visionário. Quando optou por uma fazenda de energia solar, renovável, que não cause desgaste ao meio ambiente. É constante para quem é gestor de uma área de quase 70 por cento de proteção. É um avanço gigantesco! Esse investimento vai destacar o complexo Portobello e sim, toda a região. 


A redução de CO2 é de suma importância, pois ajuda a conservar, não apenas o habitat, mas a fauna e flora, além da saúde pulmonar da população humana, principalmente de crianças e idosos, que passarão a respirar um ar mais puro, sem poluição.

Mais sobre esse empreendimento:

O empreendimento investiu na implantação de uma grande fazenda fotovoltaica dentro da propriedade, onde foram construídas 2.508 unidades de módulos solares de 550W e 11 inversores de 100Kw, com previsão de energia gerada de 165.500Kwh por mês, em uma área de 16.190,00m2. Duas usinas solares já estão em operação junto à concessionária Enel, que atende a região de Mangaratiba, gerando energia limpa, segura e renovável, contribuindo para a preservação do meio ambiente.


E não é somente o resort em Mangaratiba que será beneficiado pelo novo investimento. A energia gerada irá suprir o Portobello Resort, a Marina Porto Imperial e a Pousada Porto Imperial, em Paraty, representando ao todo uma economia de cerca de 90% nas contas de energia. Com a usina solar em operação, o Grupo Portobello deixa também de emitir 1097,25 Toneladas de CO2 por ano, economiza 611.430 km não percorridos por um veículo, além de representar mais de 28 mil árvores plantadas em um ano.

Serviço: 

Portobello Resort & Safari 

Rodovia Rio - Santos km 434 - Mangaratiba RJ - ZIP CODE 23860-000


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page