top of page

Aqui tem Memória: monumentos, estátuas, pontos históricos e culturais da cidade do Rio de Janeiro terão placas interativas


Rio Memórias e Secretaria Municipal de Turismo lançam o projeto “Aqui tem Memória” em solenidade no dia 25 de abril, quarta-feira, às 10h, na Praça XV, em frente ao chafariz do Mestre Valentim: placas terão códigos QR direcionando o visitante para museu virtual

 

O projeto "Aqui tem Memória" prevê a instalação de placas informativas em importantes monumentos, estátuas, pontos históricos e culturais da cidade do Rio de Janeiro. Cada placa terá um código QR direcionando o visitante para uma página do museu virtual “Rio Memórias” – www.riomemorias.com.br – contendo informações sobre o ponto histórico, com textos em português e inglês e ferramentas de acessibilidade. Algumas páginas, como a do Paço Imperial e a estátua de João Cândido, contam com um recurso adicional: um áudio narrativo, com informações extras e ambientações sonoras que proporcionam ao ouvinte uma viagem no tempo.

 

A inauguração será no dia 25 de abril às 10h, na Praça XV, em frente ao chafariz do Mestre Valentim, onde será descerrada a placa, com a presença da Secretária de Turismo, Daniela Maia e representantes do Rio Memórias.

 

Nesta primeira fase, estarão disponíveis 10 placas na Praça XV e entorno e mais duas em outros importantes lugares da cidade: uma na estátua de São Sebastião, na Glória e a outra, nos Arcos da Lapa.

Circuito Praça XV e arredores

 

1. Chafariz do Mestre Valentim

2. Estátua D. João VI

3. Estátua João Cândido (Almirante Negro)

4. Estátua General Osório

5. Paço Imperial

6. Arco do Teles

7. Mercado Municipal | Albamar

9. Igreja N. S. do Monte do Carmo

10. Igreja N. S. do Carmo da Antiga Sé

 


Após o descerramento da placa, a professora e guia Nani Rodrigues - especialista em turismo de experiência histórica - irá fazer uma visita guiada aos monumentos na Praça XV contempladas pelo projeto.

 

O objetivo é valorizar a história do Rio de Janeiro disponibilizando informações relevantes sobre pontos históricos da cidade e ressaltar a riqueza de seu patrimônio material e imaterial. Afinal, a cidade do Rio é um museu a céu aberto, um espaço vivo de memória para turistas e cariocas.

 

O projeto “Aqui tem memória” é uma parceria entre a Secretaria de Turismo, Secretaria de Conservação e o museu virtual “Rio Memórias” - www.riomemorias.com.br -, financiado pela Light e pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page