top of page

Polos Hub e AteliERÊ promovem atividade no Dia da Infância


Programa Educativo do Futuros: Arte e Tecnologia promove atividade para crianças em parceria com o AteliERÊ A programação é uma homenagem ao “Dia da Infância” 26 de agosto, às 15h - Flamengo, Rio de Janeiro Em celebração ao Dia da Infância, comemorado em 24 de Agosto, o Programa Educativo do Futuros - Arte e Tecnologia, juntamente com o AteliERÊ - ateliê de brincadeiras e práticas de cuidados, promove uma série de atividades e brincadeiras voltadas aos saberes da infância. O evento será no sábado, dia 26 de agosto, às 15h, no pátio do centro cultural. O projeto vai contar com brincadeiras tradicionais, como amarelinha e circuito de obstáculos, e também jogos elaborados pelas próprias crianças, fazendo uso de objetos de fácil acesso do cotidiano, como pedrinhas, folhas de planta, giz, dentre outros. A curadoria da estação educativa é realizada pelo programa educativo e o AteliERÊ, parceiro convidado que trabalha com base nos valores civilizatórios afro-brasileiros da pesquisadora Azoilda Loretto da Trindade e nas pedagogias de quintais observadas e vividas por parte da equipe do grupo. Ao brincar, as crianças trabalham com os sentimentos, se movimentam e reinventam. Os parceiros se baseiam na teoria dos pesquisadores Lev Vygotsky, Walter Benjamin, Bob Black e Azoilda Loretto da Trindade e acreditam no pensamento do escritor quilombola Negô Bispo: “As nossas crianças nos trazem uma proposta. E a gente acolhe aquela proposta até o dia em que ela se mantiver... A nossa ideia é que as crianças sejam gestoras de suas trajetórias desde sempre". “A estação educativa de agosto vai proporcionar ao nosso público infantil uma série de atividades lúdicas e repletas de aprendizado. O programa se encaixa perfeitamente na proposta do Futuros - Arte e Tecnologia com um espaço voltado para a experimentação e descobertas em todas as idades”, afirma o diretor artístico do Futuros - Arte e Tecnologia, Felipe de Assis.

Mais sobre o AteliERÊ:

AtelieERÊ é uma iniciativa voltada para a construção coletiva entre crianças e adultos, ancorada em referências não hegemônicas, especialmente as afro referenciadas. Trata- se de um ateliê criativo de brinquedos e brincadeiras permanentemente em construção, uma vez em que a criatividade e os desejos que emergem dos grupos vão mudando de grupo para grupo.

Sobre o Polos Hub:

O Polos Hub é um projeto de intercâmbio e de qualificação de profissionais de museus e instituições culturais do estado do Rio de Janeiro. Baseado no Museu das Comunicações e Humanidades - MUSEHUM, localizado no Centro Cultural Oi Futuro, no Rio, o projeto reúne especialistas para compartilhar saberes e atividades com outros cinco museus selecionados em dezembro de 2022: o Museu Histórico da Cidade, o Museu Histórico de Campos, o Museu Casa Santos Drumont, a Casa Museu Scliar e a Casa Cultural de Paraty. O programa proporcionará aos cinco museus polos um período de assessoramento técnico, compartilhamento de ideias, construções colaborativas e práticas culturais em seus respectivos pólos. “Os museus e casas POLO convidados estão localizados em diversas regiões do território fluminense, evidenciando a abrangência que buscamos com o projeto, de forma mais ampliada e descentralizada. Os museus de forma geral vivenciam questões e desafios em comum, independente de sua tipologia, tamanho ou estrutura, porém necessitam ter um olhar ainda mais alinhado à realidade de seus territórios e suas práticas para o aprofundamento e promoção de melhorias e uma maior integração de suas atividades com seus públicos e profissionais e reverberação com seus territórios, disse Rafaela Zanete, idealizadora e coordenadora do projeto. Durante o ciclo, também são ofertados cursos à distância em plataforma de ensino remoto, distribuídos em módulos e fóruns de discussão; workshops online, em formato de videoaulas com conteúdo acessível em Libras e audiodescrição e legendas. De autoria da Coeficiente Artístico em correalização com o Oi Fututo e Musehum, o projeto tem o patrocínio da Oi e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei de incentivo, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Sobre o Futuros - Arte e Tecnologia

Inaugurado há 18 anos com a proposta de democratizar o acesso a experiências de arte, ciência e tecnologia, o centro cultural Futuros - Arte e Tecnologia tem a Oi como fundadora e principal mantenedora. Em abril de 2023, sob a chancela do Oi Futuro, o equipamento cultural se abriu a novos parceiros: EY, Eletrobras Furnas e BMA Advogados são os primeiros patrocinadores anunciados pela instituição. Com programação diversa que aposta na convergência entre arte contemporânea, ciência e tecnologia, Futuros recebe cerca de 100 mil visitantes por ano. O espaço abriga galerias de arte, um teatro multiuso, um bistrô e o Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades, que detém um acervo de mais de 130 mil peças históricas sobre as comunicações no Brasil. O Musehum promove experiências imersivas e interativas que convidam a refletir sobre o impacto das tecnologias nas relações humanas. As galerias do centro cultural já foram ocupadas por expoentes internacionais de diversas vertentes, como Andy Warhol, Nam June Paik, Tony Oursler, Jean-Luc Godard, Pierre et Gilles, David Lachapelle, Chantal Akerman; e brasileiros como Luiz Zerbini, Rosângela Rennó, Daniel Senise, Lenora de Barros, Iran do Espírito Santo, Arthur Omar, Marcos Chaves e outros. Nas artes cênicas, o espaço foi palco de espetáculos inéditos e premiados de Felipe Hirsh, Gerald Thomas, Enrique Diaz, Antonio Abujamra, Denise Stoklos, Victor Garcia Peralta, Aderbal Freire, João Fonseca e outros. Com quase duas décadas de trajetória, Futuros - Arte e Tecnologia também sediou diversos eventos de destaque na cena cultural carioca, incluindo Festival do Rio, Panorama de Dança, FIL, Multiplicidade, Novas Frequências e Tempo Festival, sendo os três últimos especialmente concebidos para a instituição.

Serviço:

Estação Educativa: Ocupação Infâncias / AteliERÊ Data: 26/08 Horário: 15h Público: livre e entrada franca. Capacidade: até 20 participantes (sujeito a lotação) Local: Futuros - Arte e Tecnologia - Rua Dois de Dezembro, 63 - Flamengo Inscrições no local (térreo) Informações para a Imprensa: LEAD Comunicação Beatriz Freitas - leadcom2@gmail.com Tel: 55 21 99919-9103 Flávia Tenório - leadcom@terra.com Tel 55 21 99348-9189 @leadcom | www.leadcomunicacao.com Para mais informações sobre Futuros - Arte e Tecnologia, entre em contato: Felipe Teixeira - felipe.teixeira@agenciafebre.com.br Katia Carneiro - katia.carneiro@agenciafebre.com.br


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page