O chemise (que é um termo francês que significa camisa) tem sido uma peça bastante usada por fashionistas e celebridades, trata-se de um “vestido-camisa”, que pode ser mais curto ou longo. O caimento do chemise é mais soltinho e costuma ter botões frontais.
O guarda-roupa da mulher moderna deve ser composto de peças versáteis, que facilmente podem compor looks adequados para diversas situações. Seguindo essa tendência, neste post vou falar de uma tendência: o chemise. O chemise (que é um termo francês que significa camisa) tem sido uma peça bastante usada por fashionistas e celebridades, trata-se de um “vestido-camisa”, que pode ser mais curto ou longo.
O caimento do chemise é mais soltinho e costuma ter botões frontais. Para delinear a silhueta, o uso de um cinto ou faixa faz essa marcação.
A origem dessa peça é das túnicas longas, com mangas, longas e com o fechamento até o pescoço. Este tipo de roupa anteriormente era usada somente por homens.
Na década de 1930, a moda feminina trouxe roupas mais leves, os famosos corsets foram deixados de lado, por conta da emancipação feminina.
A crise de 1929 nos Estados Unidos foi um tempo em que as matérias primas foram bastante escassas e as mulheres começaram a fazer vestidos simples, de corte reto e fechamento com botões, semelhante às camisas. Esse foi o início do chemise.
Na década de 50 e 60, o vestido-camisa passou a ser usado com a cintura marcada e saia um pouco rodada. Nos anos seguintes, ele foi variando de comprimento e se tornando mais justo.
A partir dos anos 200, o chemise ficou ainda mais popular, sendo usado por mulheres de diferentes estilos.
A estilista e dona da carioca Via Boho, nos dá algumas dicas de como usar essa peça versátil e indispensável no guarda roupa de qualquer mulher antenada, chique e dinâmica.
Como usar o chemise: da praia à cidade
Por ser larguinho, o chemise pode ser usado tranquilamente como saída de praia ou vestido para situações mais casuais ou até mesmo formais. A versatilidade e por ser um modelo que fica bem em todos os biótipos. Além disso, ele também alonga a silhueta.
Os tecidos mais comuns para confeccionar a peça são seda, algodão, cetim, malha ou até mesmo o jeans.
A seguir, veja duas formas de usar a mesma peça:
Na praia/ Piscina
Como saída, o vestido-blusa pode ser usado com biquínis, maiôs e bodys. Para completar o estilo, use uma rasteira e um chapéu, que é um acessório que está super. em alta.
A estilista, nos mostra alguns dos modelos da peça, de sua última coleção.
Ficha Técnica:
Modelo Sabrina Melo
Beleza Janaina Nascimento
Looks Via Boho
Comentários