top of page

O Carnaval está chegando – curta a folia com responsabilidade.


O carnaval está chegando e com ele a animação e os blocos saem às ruas. Época de se divertir, reunir amigos e familiares, brincar, seja nos blocos de rua ou nos desfiles e trios-elétricos. Época também de não nos esquecermos da, agora não tão forte, mas ainda presente, COVID-19.


Nestes dias com o aumento do número de pessoas nas ruas, aumentam também os acidentes automobilísticos, acidentes domésticos e diminuem as doações de sangue nos bancos de arrecadação. Portanto, temos que ter responsabilidade nas brincadeiras, para que não sejamos vítimas ou causem acidentes.


Mas e o que você está pensando para você em termos de saúde? Sabemos que nestes dias de festas, eles vêm acompanhados de muitos excessos e maus hábitos. São alimentos com elevados teores de gorduras, que muitas vezes, por conta da época de calor elevado, acabam sendo mal conservadas. Consumo elevado de bebidas alcoólicas e com as longas horas de euforia, também trazem muitas horas mal dormidas.


Todas as situações acima são combustíveis para o mal-estar e complicadores para quem já possui doenças pré-existentes, como hipertensão, diabetes, descontrole dos índices de colesterol. Portanto cuidados extras são essenciais para que mantenhamos nossa saúde, se não em dia, mas que não contribua para piorar o quadro da pessoa.

Alimentação

O Ministério da Saúde disponibiliza em seu site um guia (Guia Alimentar para a População Brasileira) que traz várias dicas de como manter uma alimentação saudável, desta forma poderemos brincar, sem comprometer nossa saúde e melhor, ainda ajudar nosso organismo. No momento da alimentação devemos dar preferência a alimentos leves (frutas e verduras), evitando comprar produtos industrializados ou produzidos de forma industrializada, onde há maiores concentrações de conservantes, corantes, óleos, etc.

Hidratação

O principal cuidado nestes dias de folia está relacionado à hidratação. Nosso corpo é formado por 70% de água e a ingestão de água na quantidade adequada evita alguns sinais e sintomas como: sede, pela seca, cansaço, inquietude e irritabilidade, urina de cor amarela escura, boca ressecada, prisão de ventre, tonturas, dor de cabeça, odor desagradável na boca, vontade de comer doces e cãibras. As crianças e idosos são as principais vítimas da baixa hidratação, por ter a sensação de sede diminuída, portanto estejam atentos a eles.


Com relação a bebidas alcoólicas, estas contribuem e muito para os casos de desidratação e complicações, principalmente nos casos de pessoas que sofrem os efeitos do diabetes e hipertensão.


Portanto, preocupe-se com a ingestão de água na medida certa. A quantidade de água que deve ser ingerida por uma pessoa varia conforme seu peso e a atividade que estiver exercendo, portanto a quantidade de água que uma criança deve ingerir não será a mesma do que a de um adulto. Para um cálculo rápido, a cada 9kg devemos ingerir 250 ml de água (cerca de uma xícara para chá). Um exemplo: um adulto com 72 kg deverá ingerir cerca de 2 litros de água por dia.

Sono

A privação de sono durante os dias de festa também é recorrente e os seus sinais são rápidos. Sintomas como dor de cabeça, cansaço são sentidos pelo indivíduo logo após as primeiras horas de privação. Uma atenção especial deve ser dispensada às pessoas que possuem alguns problemas cardiológicos, principalmente, pois a falta de sono pode agravar seus sintomas, como acontece com os hipertensos, por exemplo. Desta forma, busque sempre manter um mínimo de 8 horas de sono para não perder o melhor da festa.

Depressão

Por fim, mas não menos importante, este problema que tem se tornado uma das principais causas de morte no mundo, a depressão. Neste momento de festividades devemos ter cuidado ao expor pessoas com este problema, pois as festividades, reuniões podem ser gatilhos negativos para esses pacientes.


É grande o número de pessoas que nestes dias atentam contra sua própria vida. Pressão dos familiares por reuniões, eventos, fotos podem ser um verdadeiro terror para quem tem este problema. Geralmente nessas reuniões surgem comentários e para pessoas depressivas podem complicar o quadro.


Por outro lado, trazer pessoas queridas podem ajudar, como gatilhos positivos. Uma atenção, um carinho dessa pessoa podem contribuir muito para o depressivo. Escutar a opinião e permitir que essa pessoa exponha seus sentimentos é de grande valia ao tratamento e a recuperação do paciente. Portanto, tenha uma atenção especial a essas pessoas.


Vamos levar e trazer alegria a todos, para que as brincadeiras de carnaval, a folia, seja mais um alento nesta vida corrida e menos um problema a todos nós.


Curta a folia com responsabilidade!



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page