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Sou Bell Monte, Diretora de Arte e Influencer, colunista desta revista e vou compartihar com os nossos leitores a minha última matéria do ano de 2020.
É inegável que a pandemia e o distanciamento social modificaram os nossos hábitos de consumo e aceleraram um processo que já estava em andamento – a digitalização das empresas.
Passamos mais do que nunca, a interagir com as pessoas e as marcas no ambiente digital e encontramos, principalmente nas redes sociais, a melhor maneira de nos relacionarmos sem contato físico.
O contexto pandêmico impactou diretamente no comportamento do consumidor e também a forma como as marcas conduzem seus negócios.
No cenário atual, cada vez mais produtos e serviços migram para a internet.
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Ao mesmo tempo, lidamos com um consumidor mais exigente.
O relacionamento de longo prazo passou a ser palavra de ordem para o marketing que deixou de ser algo estritamente comercial para construir relações de confiança e que gerem identificação.
Hoje, para conquistar o público, as marcas precisaram se reinventar e mostrar uma ampla capacidade de adaptar seus produtos e serviços a cada um de seus consumidores.
A personalização dos produtos ganha cada vez mais força.
Além disso, os consumidores tendem a valorizar marcas que acompanham suas vivências do dia-a-dia e que propõem soluções para as suas necessidades.
Existe aqui, uma necessidade de criar momentos únicos e memoráveis. É o que nós chamamos de experiência.
Para 2021, seguem alguns palpites com base no comportamento do consumidor e também das empresas. Querem fazer uma aposta?
Acreditamos que será o ano da integração dos e-commerces com as redes sociais. Em agosto deste ano, o faturamento do e-commerce brasileiro já ultrapassava a marca de R$40 bilhões de reais em comparação ao ano anterior. Há pouco mais de dois meses, o Instagram mudou o visual e incluiu no rodapé da rede social uma bolsinha que te permite ver todas as lojas que você seja e sugestões.
E se estamos falando de e-commerce, temos que falar dos chatbots e atendentes virtuais , que já são conhecidos de todos e são apenas o início do que a IA poderá oferecer pois com processos de machine learning cada vez mais sofisticados esses recursos tornarão a experiência do usuário cada dia mais otimizada e mais efetivos.
E por fim temos duas tendências que estão se solidificando e ajudarão cada vez mais o seu relacionamento com cliente.
1) Marketing de Conteúdo: é uma estratégia que, através da criação de conteúdo relevante (textos, vídeos, ebooks, posts em redes sociais) é uma forte ferramenta de de atração de clientes por meio .
O Marketing de Conteúdo é um método de marketing que não faz promoção direta da marca, mas atrai o público-alvo ao trazer soluções para seus problemas.
2) Os micro influenciadores.
Eles têm seguidores mais fiéis e segmentados, o que pode gerar uma taxa de conversão mais efetiva para sua marca. Além de ajudar a encontrar quem realmente está interessado em seu produto ou serviço.
É importante mapear quem são os influenciadores relevantes para sua marca.
Quem fará o marketing acontecer é um conjunto de empresas e pessoas.
Somente assim, será possível atrair, engajar e conquistar novos clientes transformando-os em leads qualificados.
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Para mais dicas, vejo vocês nos Instagrans:
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