top of page

Artefacto inaugura Mostra 2024, lança a coleção Vér - Edition 2024 e se prepara para abrir sua mais nova flagship em Nova York

Pedro e Bruno Bacchi

Meu lugar é o tema da Mostra Artefacto 2024, apresentando ambientes que promovem um

real encontro entre dois talentos criativos: arquitetos - e/ou designers de interiores -, e seus

homenageados.


Arquitetos e designers de interiores são criadores hábeis na tarefa de materializar lugares para outros, mas que continuam sendo, em essência, seus. Assim, em 2024, a Mostra Artefacto se propõe a investigar esses dois mundos, convocando cada profissional a se inspirar em uma personalidade para, a partir de sua vida e obra, projetar um espaço exclusivo. Ou, em outras palavras, um lugar no qual seu convidado - mas também eles -, pudesse chamar de seus.

Arte e design. Música e mobiliário. Literatura e moda.

O contato direto com a natureza, mas também a necessidade de aprimorar as condições de conforto. Muitos foram os aspectos envolvidos na construção dos 19 ambientes que compõem a mostra deste ano. Espaços capazes de trazer à tona algumas questões nem sempre abordadas:

Afinal, qual o meu lugar neste espaço? O que nele reproduz meu estilo e valores? Ou, por outro lado, o que o torna tão familiar e reconhecível a quem ele se destina?

Em paralelo, a coleção Edition 2024 Artefacto dialoga com a leveza, com o movimento, com o resplendor da natureza, por meio de peças que desvelam um design contemporâneo com

caráter intemporal. Característica marcante da parceria de longa data da marca com a diretora criativa Patricia Anastassiadis, que apresenta, este ano, sua sétima coleção de mobiliário autoral.


"Nós estamos vivendo tempos difíceis, ansiosos. Na intimidade, buscamos conforto e escape. A coleção nasce de um desejo de conexão com a delicadeza. Parte de um diálogo com o feminino e de um vínculo com o natural. A ideia era encurtar a distância entre o móvel e a obra de arte. Mas, ao mesmo tempo em que as peças têm esse caráter escultórico, elas também são extremamente funcionais e confortáveis", explica Patricia.


Para atingir esse efeito, a designer empregou, em suas criações, a madeira torneada. "É um trabalho muito cuidadoso que une a indústria e o artesanal", conta ela.


"As coleções são apresentadas antes da temporada internacional do design, o que reforça

nosso compromisso original com a integridade do nosso desenho", pontua Paulo Bacchi, CEO Artefacto. "Quase cinco décadas depois, continuamos fiéis ao fatto a mano, associado às mais avançadas tecnologias". Segundo Bacchi, somente a partir de processos industriais avançados - que permitem dobra, curvatura e usinagem cada vez mais sofisticadas - foi possível alcançar toda a leveza exigida pela Edition 2024. "Buscamos por formas atemporais e cosmopolitas, por trançados à mão. Poéticas na organicidade, rigorosas na qualidade e excelentes em sua autenticidade", resume Paulo.


Líder de mercado no sul dos Estados Unidos. Presente em projetos de Antonio Citterio e Renzo Piano, Bjarke Ingels e Zaha Hadid, entre outros, este ano a marca se prepara para alçar voos ainda mais altos. Em setembro, sob o comando de Pietro e Bruno Bacchi, terceira geração da Artefacto, a mais nova flagship da marca vai abrir suas portas na concorrida Madison Avenue, no coração de Manhattan, em Nova York. Sempre em sintonia com os novos hábitos, demandas, desejos e anseios dos consumidores mais exigentes. Mas, ainda assim, em total conexão com o mundo natural. Esperamos vocês!

MOSTRA ARTEFACTO 2024

Andrea Eiras, Aurora Grei e Carla Napolião, Arq Design Brassaroto, Babi Teixeira, Camila Fleck Arquiteta, Cecília Leles, Claudia Pimenta e Patricia Franco, Cristina Côrtes Arquiteta, David Defizio Arquitetos, Duda Porto Arquitetura, Geraldo Segreto, Juliana Massotti e Melissa Sad, Julio Teroni, Leila Dionizios Arquitetura, Liliani Barreto e Rogério Mascarenhas, Marilene Galindo, Mônica Gervásio Arquitetura e Design, Rodrigo Jorge Studio, Silvana Martins, Studio Lucio Nocito, participam desta edição da Mostra Artefacto 2024.



Andrea Eiras, Aurora Grei e Carla Napolião / @andreaeiras.interiordesign /@auroragreiarquitetura / @carlanapoliaoarquitetura

Despojado e, ao mesmo tempo, chique. Assim, as sócias Andrea Eiras, designer de interiores,

e, Aurora Grei e Carla Napolião, arquitetas, classificam o estilo de vida do fotógrafo

especializado em interiores, Denilson Machado. Personagem que inspira a criação deste living, com área gourmet, de 72m². “Todo projeto foi construído em tons beges e cinzas com uma pitada de rosa, que é a cor favorita dele”, conta Andrea. “Procuramos imprimir uma atmosfera praiana, mas sofisticada, ao ambiente, bem ao gosto do Denilson”, afirma Aurora, citando o piso mediterrânea e um detalhe capaz de fazer toda a diferença para quem passar por lá: o aparador Tibau, que foi equipado com uma máquina de escrever, na qual os visitantes poderão deixar suas mensagens.


Situando o estilo de vida do homenageado como, essencialmente, contemporâneo e carioca, Carla aponta três móveis Artefacto Beach & Country como fundamentais para a configuração do espaço: a banqueta Sumba, a mesa de jantar South Beach e a cadeira Cocoa. “Eles colaboraram efetivamente para trazer aquele toque de litoral sofisticado que pretendíamos imprimir ao ambiente”, conclui ela.

Arq Design Brassaroto / @arqdesignbrassaroto

A influencer digital Luiza D’angelo é a personalidade homenageada pelo escritório Arq Design Brassaroto em seu espaço na Mostra Artefacto Rio de Janeiro. “Escolhi a Luiza, sem pensar duas vezes, porque, antes de tudo, a admiro muito, como pessoa, profissional e, agora, mãe.


Uma mulher chique e criativa, que se alinha perfeitamente com a alma da nossa empresa”,

conta a sócia, e designer de interiores, Claudia Brassaroto. Projetado como um loft, com sala

de estar, cama de casal e mesa de café, segundo suas criadoras, trata-se de um ambiente, com

70m², que, muito provavelmente, o visitante poderia encontrar durante uma estada em um

hotel de luxo na ilha espanhola de Mallorca. “Utilizamos cores e texturas que remetessem a

elementos como a argila, a pedras, a areia. Materiais naturalmente encontrados por lá”,

lembra a designer. No mais, formatos orgânicos predominam em móveis como a cama Ayna, o banco Arurog, a poltrona Geo e a mesa de centro Lupion. Mas, os protagonistas são mesmo o sofá Noemi e o balanço Angatu. “Queremos que todos que passem pelo nosso espaço se sintam como se tivessem sido transportados para um resort à beira-mar”, afirma Claudia.

Babi Teixeira / @babiteixeira

Além de profissional respeitada na sua área de atuação, a médica Viviane Monteiro tem no

surf sua grande paixão. “Ela consegue equilibrar, de forma brilhante, seu cotidiano agitado

com qualidade de vida e bem-estar”, conta a arquiteta Babi Teixeira, que homenageia a

profissional em seu ambiente na Mostra Artefacto Rio 2024. Com aproximadamente 98m², o

espaço integrado traz sala de estar, jantar, além de um quarto. “Procurei traduzir neste

ambiente os dois lados de minha homenageada. Meu objetivo foi criar um espaço leve,

despretensiosamente chic, que representasse a essência da Viviane. E ainda fazer dele um

lugar no qual ela pudesse se reconectar, e se abastecer, de bons momentos”, resume Babi.


Uma condição que se manifesta, sobretudo, no desenho do quarto, que traz a cama Brasília e

o banco Hara em inspirada parceria. “Buscamos criar um ambiente neutro, com pontos de

cores em localização estratégica. No mais, tudo se resumiu a combinar diversos materiais que remetessem ao natural, como a pedra moledo e a palha”, conclui a arquiteta.

Camila Fleck Arquiteta / @arquiteta.camilafleck

Corretor de imóveis de luxo, esportista e adepto da boa saúde, Augusto Braga é criador de

conteúdo digital e também o homenageado da arquiteta Camila Fleck no seu ambiente da

Mostra Artefacto Rio. Um living de 57m², com uma pegada fashion, que tem como base uma

paleta de cores neutras, em contraste com verdes de diferentes matizes. “A sofisticação do

Augusto está presente nos móveis Artefacto e na cor prata, muito masculina, que remete às

joias que o Augusto usa. Também produzimos uma escultura de cordas que se liga ao esporte que ele pratica, o CrossFit”, conta Camila. Já as muitas plantas que preenchem o ambiente transportam o visitante, segundo a arquiteta, para a natureza do Rio de Janeiro que Braga tanto adora. “Optei pelo sofá Geta por ser mais baixo e valorizar, ainda mais, a parede de rochas vulcânicas, na cor branca, que unifica o espaço”, afirma a arquiteta. “Meu ambiente prima pela atenção ao orgânico e ao natural. E também pela textura acentuada dos tecidos, dos revestimentos. A ideia foi criar um living para receber os amigos, conversar, beber, receber. Portanto, sintam-se todos à vontade”, convida Camila.

Cecília Leles / @lelesarquitetura

Ao escolher a digital influencer Maria Júlia como personalidade homenageada em seu espaço, a intenção da arquiteta Cecília Leles foi, antes de tudo, transmitir uma mensagem de

acolhimento e inspiração. “Diria que alguns elementos presentes neste ambiente identificam

meus trabalhos. Entre eles, as cores claras e neutras, os painéis amadeirados e o design

minimalista”, afirma ela. Em síntese, uma ampla área de estar, com 82m², que ocupa uma das vitrines da Artefacto. Arejada, uniforme, com poucos, mas bem escolhidos, móveis, como os módulos Renzo, a mesa de centro Omphalo e a poltrona Carrie. “Somente após quatro versões diferentes, chegamos à conformação definitiva”, conta a arquiteta. Destaque da composição, uma parede curva reforça a sensação de acolhimento, enquanto, remetendo à homenageada, tons claros e rosas, simbolizando a superação, predominam entre os objetos e acessórios decorativos. “São cores que se ligam à personagem, ao passo que a atmosfera de suavidade, sugerindo calma e equilíbrio é uma característica dos meus projetos”, explica Cecília.

Claudia Pimenta e Patricia Franco / @claudia_pimenta / @patyfranco72

Roberta Nagel, esposa do zagueiro Felipe Melo, inspirou as sócias Claudia Pimenta, arquiteta, e Patricia Franco, designer de interiores, na montagem deste espaço integrado, adaptado ao convívio familiar, projetado com base em uma estética minimalista e uma paleta

monocromática. Ao todo, são 85m², distribuídos entre hall, living, área para refeições, cozinha gourmet, adega e lavabos. As curvas são exploradas como elemento central da composição, como no painel, logo à entrada, que apresenta movimento ondulado. “Tais elementos, juntamente com a escolha da pedra, que remete à solidez e à fortaleza, refletem bem a personalidade da nossa homenageada”, afirma Claudia. “Roberta é forte por essência e, ao mesmo tempo, é leve e acolhedora”, complementa Patricia. Selecionados a dedo, móveis

como o módulo e o puff Meteora, além das poltronas Nyx e Harrison, foram revestidos em

tonalidades que vão do nude ao rosa queimado, acentuando a sensação de leveza e

feminilidade que emana do ambiente. “Um conjunto de mãos que acolhem, afagam,

conduzem e apoiam”, conclui Claudia.

Cristina Côrtes Arquiteta / @cristinacortesarquitetura

Desde o momento em que recebeu o convite para participar da Mostra Artefacto Rio, a

arquiteta Cristina Côrtes já tinha em mente que escolheria uma personalidade ligada ao

mundo das artes como homenageada. “Os meus projetos contam histórias. Ou seja, as pessoas entram e entendem imediatamente o estilo de vida de quem habita ali. E o espaço que criei para a artista Maritza Caneca não foge à regra”, conta ela. Sensorial, sonoro, e cheio de personalidade. Assim ela de ne este lo- de 130m², com áreas de estar e jantar integradas, home office e suíte de casal. “Temos uma profusão de luz natural e a bio lia se faz bastante presente através da presença de muitas, e variadas, espécies de plantas”, explica a arquiteta.


Ponto alto do projeto, o home office traz a escrivaninha Halston, a poltrona giratória Clare, as estantes Maurice – para abrigar livros de leitura da artista, além de sua coleção de azulejos –, e ainda a chaise longue Harrison, estrategicamente posicionada. Tudo para permitir que a artista viva seus momentos de relaxamento, tendo, como pano de fundo, uma vista privilegiada de todo o seu loft.

David Defizio Arquitetos / @daviddefizio_arquiteto

Concebido como o apartamento parisiense da atriz Lisandra Souto, o espaço do arquiteto

David Delfizio – uma grande sala de estar com três ambientes e uma suíte, totalizando 77m² –, investe em materiais sóbrios, tais como a madeira, o mármore e o aço inox. Tons de cinza,

fendi e marrom se mesclam para criar uma atmosfera elegante e intimista, sempre associada

às obras de arte e ao design aprimorado do mobiliário. “A mesa componível Brass, a poltrona Times e o módulo Lounge foram fundamentais para a plena integração dos três ambientes de estar”, explica David, que para os revestimentos optou por um mix de materiais, que vai do bouclê aos veludos, sem esquecer do couro e as camurças. “Os muitos tons remetem ao perfil antenado da minha homenageada, assim como a seus laços com o mundo da moda”, afirmaele. Por fim, creditando ao silêncio o grau máximo de elegância em qualquer espaço, David resolveu abrir mão de qualquer tipo de trilha sonora no ambiente. “Me agrada que, em silêncio, os visitantes possam contemplar o trabalho de forma pura e visceral, desfrutando assim das soluções apresentadas”, conclui.

Duda Porto Arquitetura / @dudaportoarrquitetura

Sob inspiração do artista e ceramista Alexandre Vilaça, o espaço criado pelo arquiteto Duda

Porto, pretende estimular a reflexão de todos sobre a importância de preservarmos nossos

hábitos e pequenos prazeres. “O Alexandre era um executivo mineiro que foi morar na Europa, se redescobriu, voltou para o Brasil, largou o mundo corporativo e mergulhou na arte da cerâmica”, conta Duda. Assim, a cor branca predomina no ambiente, de cerca de 75m2, tido pelo arquiteto como um refúgio criativo. “O contraste entre a parede de pedra e a iluminação, que remete à luz de velas, imprime uma atmosfera intimista ao lugar. Entre os acessórios, utilizamos muita cerâmica feita à mão deixando à vista as marcas do tempo”, explica ele. Por sua vez, o contraste entre a rusticidade dos revestimentos e a delicadeza dos móveis como o módulo Pluma, a poltrona Bolong, a mesa componível Bongô, as banquetas Kam, a estante Jeri aponta para um estilo que o profissional define como luxo silencioso. “Ao selecionar essas peças, minha intenção foi provocar reflexões sobre o papel do fazer artístico nas nossas vidas”, conclui Duda.

Geraldo Segreto / @3garquitetura

Seja qual for o projeto em questão, em se tratando do escritório 3G de Arquitetura e

Engenharia, tudo se resume a uma questão de equilíbrio. “Mesmo diante de solicitações

menos convencionais, sempre prezamos pela estabilidade, pela leveza. Acho que é nossa

marca registrada”, afirma Geraldo Segreto, um dos sócios do 3G, ao lado de Gustavo Santos,

Marcelo Basílio e Carol Martins. E, como era de se esperar, o resultado não foi diverso neste

loft, com 99m², formado por sala, quarto e cozinhas integrados, criado sob a inspiração do

empresário Márcio Poncio. “O couro, material que ele adora, não poderia ficar de fora. Assim como detalhes dourados e reluzentes, bem como obras de arte”, conta Carol Martins.

Ambiente 100% Artefacto Beach & Country, o mobiliário aponta para a necessidade de

agilidade e presteza exigidas para um homem de negócios, em constante deslocamento. “No

nosso ambiente, procuramos oferecer uma experiência, de fato, interativa, aos nossos

visitantes. Vamos explorar desde o movimento dos móveis, até sensações olfativas e táteis

pouco comuns em mostras de decoração”, sinaliza Gustavo Santos.

Juliana Massotti e Melissa Sad / @julianamassotti_interiores / @melissa.sad

O artista visual e escultor Glenn Hamilthon é o homenageado das designers de interiores

Juliana Massotti e Melissa Sad, “As obras de arte, as cores, tudo, em nosso ambiente, remete

diretamente ao trabalho dele. Sem falar da geometria acentuada e do design arrojado do

mobiliário que escolhemos. Peças originalmente criadas para equipar super iates, mas

plenamente adaptadas ao uso indoor e outdoor”, explica Juliana. Em 220m², a dupla ocupou parte da área interna e externa da loja, criando espaços de convivência, relaxamento, leitura, contemplação e área gourmet. Como principal destaque, a coleção Essenza, criada pela designer Carla Guilhem para a Artefacto Beach & Country. “São estofados capazes de atender a todas as necessidades de uso externo, sem perder a beleza e a sofisticação de móveis destinados ao uso interno”, a rma Juliana. “Em nossos projetos, gostamos de trabalhar com cores neutras, sobretudo cinzas e beges”, explica Melissa. No mais, segundo a designer, tudo é uma questão de equilíbrio. “Pedras, mobiliário minimalista, linhas leves, tramas vazadas nos tecidos. Sem nunca abrir mão da natureza, da presença do verde!”

Julio Teroni / @arquitetojulioteroni

Para o arquiteto Julio Teroni, poucos personagens personificam tão bem a essência do luxo

contemporâneo quanto a influencer Nina Kauffmann. “Sua reputação frente às marcas de alto padrão e seu estilo se afinam, diretamente, com nosso trabalho. Ambientes nos quais design e sofisticação são quase indissociáveis”, afirma Teroni. Ao se inspirar em Nina, segundo Teroni, a ideia foi evocar, no espaço projetado – um lounge integrado, com cerca de 72m² –, o mesmo senso de exclusividade e requinte que caracteriza a homenageada. “Contemporâneos, móveis como o sofá Argand e o puff Dorset, que oferece um acento adicional, foram essenciais”, conta ele. Assim, ao incorporar esses elementos ao espaço, Julio procurou capturar a essência da personagem enfocada, criando um ambiente que reflete seu estilo de vida, valores e personalidade únicos. “O lounge foi pensado para ser um santuário de integração e acolhimento. Ainda que sofisticado, trata-se de um ambiente descontraído, perfeito para socializar e se conectar com os outros. Coisa, aliás, que a Nina sabe fazer como ninguém”, conclui ele.

Leila Dionizios Arquitetura / @leiladioniziosarqinteriores

Um lugar criado para se sentir em casa e acolher aos amigos. Um ambiente criado para uma

atriz, de cinema, teatro ou televisão, que tem uma vida corrida e agitada e que precisa,

portanto, contar com soluções acolhedoras e práticas. Um ambiente, enfim, em condições de

inspirar, mas também acolher, que leva a assinatura da arquiteta Leila Dionizios. “Essas

mulheres, as jovens atrizes, sempre me inspiraram. Mulheres fortes e batalhadoras que estão sempre se reinventando, e se modernizando”, declara Leila, que assina este loft de 110 m², que traz living, cozinha, sala de jantar e quarto integrados. “Busquei imprimir ao meu espaço uma atmosfera calma e suave, para compensar o dia a dia de uma jovem atriz, que poderia estar em qualquer cidade do nosso imenso País”, conta ela. Assim, a iluminação surge indireta, ao mesmo tempo em que a paleta de cores passeia por muito tons de bege.


Paredes e teto, por exemplo, receberam revestimento texturizado, em tom camurça. Enquanto, entre os móveis, as formas orgânicas predominam, em referência direta à feminilidade. “As curvas do módulo Orfei, o desenho do tapete que o circunda, tudo, enfim, remete à nós, mulheres”, conclui a arquiteta.

Liliani Barreto e Rogério Mascarenhenfim, remeteibarretointeriores /@rogeriomascarenhasarquiteto

O jeito carioca de viver. Único e solar, nas palavras da designer de interiores Liliani Barreto,

orientou a montagem do espaço criado por ela, em parceria com o arquiteto Rogério

Mascarenhas, para homenagear a estilista Lenny Niemeyer. Um grande lounge, com pouco mais de 80m², que traz sala de jantar e home theater integrados. “O trabalho de Lenny é a cara do lifestyle carioca. Com leveza, elegância e alegria”, justifica Liliani. Pensado como um grande espaço de convivência para toda a família, o projeto procura contrapor o excesso de informações visuais com o uso de materiais naturais, tonalidades neutras e integração com a natureza. “Cada uma de nossas escolhas foi pautada pelo desejo de oferecer conforto visual e bem-estar aos nossos visitantes. A sensação de acolhimento é um dado comum a nossos trabalhos”, afirma Mascarenhas. Com esse objetivo em mente, móveis 100% Artefacto Beach & Country, como o módulo Yar e as cadeiras Laora, receberam revestimentos com tecidos texturizados e agradáveis ao toque. “Ao contrário de um simples espaço, um verdadeiro lugar é aquele que tem valor emocional para você. É importante se sentir abraçado”, pontua ela.

Marilene Galindo / @marilenegalindo

Walter Goldfarb é um serígrafo e pintor brasileiro consagrado, que já expôs suas obras dentro e fora do Brasil. O que, no entanto, motivou a arquiteta Marilene Galindo a homenageá-lo em seu ambiente foi mais do que a admiração que ela nutre pelo seu trabalho.


“Este é um ano muito especial para ele. É quando Goldfarb comemora 30 anos de carreira e 60 de idade”, conta ela. E foi assim, a partir de uma das telas do artista, que recebeu o nome de “Pequeno Jardim dos Lírios Lisérgicos”, que Marilene desenvolveu este espaço, com cerca de 30m², que ocupa uma das vitrines da loja. “Walter é uma pessoa que gosta de receber e curtir um bom vinho. Foi dentro desse clima que projetei este lounge, com adega. Um ambiente exclusivo, que ele, certamente, chamaria de seu”, afirma Marilene. Com pé direito duplo, a grandiosidade do ambiente, segundo ela, foi contrabalanceada pela adoção de longos pendentes, que acentuam a verticalidade do espaço. Ao mesmo tempo em que, a sensação de acolhimento, que emana do ambiente, foi reforçada pelo tecido que reveste móveis como o sofá Carrie e a poltrona Pol.

Mônica Gervásio Arquitetura e Design / @monicagervasio

A profunda admiração que Mônica Gervásio nutre pelo trabalho da dermatologista Helena

Costa inspirou a arquiteta na montagem do seu espaço na Mostra Artefacto Rio. “Além da

competência, destaco a beleza, interior e exterior, de Helena Costa. É uma honra poder

expressar meu reconhecimento por meio deste trabalho”, diz a arquiteta. Com 80m², o living criado por Mônica traz como grande protagonista o sofá Flamel. A seu redor, poltronas

Wiggns, revestidas em veludo, contrastam com duas poltronas Poline, desta vez, recobertas

com tecido em tom nude. No centro do ambiente, duas mesas de centro Grid adicionam um

toque contemporâneo ao conjunto. Já na área de jantar, o destaque fica por conta da elegante

coluna de jantar Alderan. “A simetria desempenha um papel crucial no layout deste espaço.

Minha ideia foi proporcionar um nível de conforto visual, semelhante ao trabalho minucioso de uma dermatologista, ao analisar tonalidades de pele, texturas e formas proporcionais e simétricas do rosto. Penso que, em ambos os casos, o que se busca é priorizar o conforto físico, visual e emocional do ser humano”, resume Mônica.

Rodrigo Jorge Studio / @rodrigojorge

O trabalho do artista plástico Carlos Araújo inspirou o designer de interiores Rodrigo Jorge na montagem deste grande lounge, com 105m². “A arte de Araújo me leva a re etir sobre o

sentido da nossa atividade na existência das pessoas”, explica o pro- ssional, que, para

possibilitar a conexão do público com o universo estético de Araújo, dotou o ambiente de uma grande obra do homenageado. Elementos essenciais à con- guração do espaço, móveis como os sofás Eos e o módulo Discovery, além da poltrona Pol, imprimem sinuosidade e movimento ao setor social do ambiente. Ao mesmo tempo em que, na sala de jantar, o núcleo central, formado pela mesa de jantar Lena e as cadeiras Jackie, interage com o bu et Laos e a moldura Aka. Duas peças que, ocupando posição central no ambiente, equilibram a composição.


Tomado por Rodrigo como um instantâneo fotográfico, o projeto teve como propósito retratar um momento do dia a dia do homenageado. “Aquela hora em que ele recebe os amigos para um papo animado, convida a todos para degustar um bom vinho, e já pensa em outro para se harmonizar com o jantar”, sugere o designer.

Silvana Martins / @soma.arqui

Um living amplo e claro, de 65m², com áreas de estar e jantar, além de um canto reservado

para a adega. Um espaço pensado em torno dos hábitos e do estilo de vida dinâmico da

apresentadora Anne Lottermann. Uma mulher, de gosto apurado e requintado, que participou da seleção de alguns dos quadros que pontuam o ambiente. “Ao longo de todo o processo criativo, tínhamos em mente que este seria o lugar onde ela poderia passar seus finais de semana. Anne hoje mora em São Paulo, onde trabalha, mas ama o Rio”, conta a autora do projeto, a arquiteta Silvana Martins, que na composição do espaço empregou móveis 100% Artefacto Beach & Country, como o módulo Noronha, a mesa lateral Gaivota e a mesa de centro Moh. “A Artefacto coloca à disposição de nós, profissionais, um completo, e variado, acervo de móveis. Peças capazes de atender tanto um ambiente mais urbano e minimalista, como esse, quanto projetos que tendem ao sofisticado e ao luxuoso”, afirma Silvana. No mais, segundo ela, tudo se resumiu a uma bem dosada mescla de materiais. “Quentes como o couro, as madeiras e os tramados, mas também aço e mármore”, conclui.

Studio Lucio Nocito / @lucionocitoarquitetura

Inspirado no trabalho do lighting designer Waldir Júnior, o ambiente criado pelo arquiteto

Lucio Nocito exibe uma luz tênue e suave. “Não tenho dúvidas de que ele será um dos grandes nomes no cenário da iluminação no Brasil nos próximos anos”, afirma Nocito, que procurou reproduzir nesta suíte, com cerca de 63m², todos os acabamentos, cores e texturas da casa de seu homenageado. “Integrada ao banheiro, o dormitório traz um piso elevado, destacando a cama Zafra. Logo abaixo, a área de estar inclui as poltronas Haulover e uma escrivaninha Vell”, explica o profissional, que, por meio de brises, procurou delimitar a transição entre os diferentes setores. “No total, são três tipos de madeira, dois de pedra, e mais os tecidos de revestimento, que se conectam e se harmonizam”, diz. Investindo em contrastes acentuados, na hora de escolher o mobiliário, Nocito optou por uma paleta de cores mais clara, alternada com peças ebanizadas. “Me agrada o contraste entre o piso mais escuro e, o mais claro, de madeira Tauari. Trata-se de um ambiente contemporâneo, naturalmente chic”, conclui ele.


@artefactooficialbrasil

Serviço

Artefacto / CasaShopping

Av. Ayrton Senna, 2.150 Bloco K

Colaboração e fotos de Miguel Sá - (21) 99733-9199

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page