top of page

A preparação dos cavalos para o I PAMPA Fest

Evento aconteceu no fim de semana, no Portobello Resort e Safári

 Para o I PAMPA Fest, com sede no Portobello Resort & Safári, em Mangaratiba, no último fim de semana, muita preparação para os cavalos da raça Pampa, os principais competidores: os cuidados com a saúde física, incluindo horas diárias de treinamentos e uma dieta equilibrada, com água limpa e ração qualificada, e mental.


 Na avaliação tanto da morfologia, quanto do quesito "andamento", há a percepção dos animais através da rotina e dos estudos sobre equideocultura a fim de analisá-los da melhor maneira possível. " Os equinos, sempre, andaram em bando. Tem algumas características que sabemos, com o tempo e com conhecimentos, que se examina a troca das orelhas, o olhar mais alegre ou ativo, se há ou não excesso de pelos… Pelo brilho da pelagem, identificamos a saúde dos cavalos: a mental e a física", esclarece o médico veterinário, Gustavo do Carmo Evangelista. 


Quanto às competições, os selecionados são atletas, de alta linhagem e com atributos morfológicos positivos, dos quais a Pampa almeja. "Adotamos vários critérios: cabeça, angulações, aprumo, pescoço, expressão racial e harmonia geral, que mais se encaixa dentro do padrão exigido pela raça", explica Marcelo Luiz Alves da Silva, veterinário do evento. 


"Nós, como conhecedores do comportamento do cavalo, fornecemos as condições para que este, psicologicamente, fique bem. Observamos qualquer problema pelas atitudes deles durante as provas", fala André Fleury Azevedo Costa, árbitro em Morfologia do I PAMPA Fest e médico veterinário. 


Ricardo Feio, da Diretoria do ABCPAMPA (Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo PAMPA), acrescenta: "Quando chegam para disputar os troféus, já estão,  fisicamente perfeitos, pois foram constantemente treinados, trabalhados para a ocasião", finaliza.


Créditos: Patrícia Vargas 


Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page