GALERIA ROBERTO CAMASMIE É INAUGURADA E DESTACA NOVA YORK EM MOSTRA DE FOTOGRAFIA


Marcando um novo posicionamento no mercado artístico, o espaço recebe novo nome, deixa de ser ateliê e passa a funcionar como galeria, com exposições temporárias que contemplam as mais variadas técnicas

“New York, New York” apresenta o olhar de Marcello Barbusci e Thales Trigo sobre aspectos humanos e urbanísticos desta cidade mágica, em imagens coloridas e em preto e branco

A Galeria Roberto Camasmie nasce com a proposta de ser uma nova galeria de arte em São Paulo, no mesmo endereço do antigo ateliê de Roberto Camasmie, e inaugura “New York, New York”, dos fotógrafos Marcello Barbusci e Thales Trigo, com curadoria de Beatriz Vicente de Azevedo. Composta por 16 imagens, a coletiva apresenta o olhar dos artistas sobre aspectos humanos e urbanísticos de Nova York – cidade que povoa o imaginário de praticamente todos, inclusive daqueles que nunca lá estiveram -, criando uma experiência em torno de momentos passados ou a serem criados.

Nova York é um mito universal - cidade em constante transformação, merece ser sempre revisitada. “Os registros dos fotógrafos Marcello Barbusci e Thales Trigo conseguem transmitir a essência dessa metrópole incomensurável. Na Galeria Camasmie, respira-se NYC através das fotos”, comenta Beatriz Vicente de Azevedo.

No intuito de levar o mínimo necessário em sua viagem para Nova York, Marcello Barbusci optou por deixar aqui os equipamentos e mochilas pesados: “Decidi levar apenas meu celular para que nada me incomodasse, mas que mesmo assim, pudesse registrar todos os detalhes sem parecer turista, como na verdade eu era”. Suas imagens registram os movimentos do ir e vir através de uma tela, sem perder a imagem do todo.

Sobre a cidade, Thales Trigo descreve: “Minha relação com Nova York é antiga. Estive lá pela primeira vez em 1969, era uma cidade muito diferente. Durante a noite, caminhar pela Times Square era uma aventura para um jovem brasileiro. Diziam ser muito perigoso. A 42nd nem pensar! Voltei para lá outras vezes, aprendi a gostar e aproveitar a cidade. Essas fotografias foram feitas em diferentes viagens, mas, o espírito da cidade, para mim, contínua o mesmo que comecei a conhecer quando jovem”. O fotógrafo optou por criar cenas em preto e branco, ao longo de seus passeios descompromissados, com câmeras pequenas – Leicas M, com objetivas fixas de 24 a 50mm. “Nada exagerado. O tratamento também é simples, apenas para ajustes no preto e branco”, comenta o fotografo.

De fato, Nova York é mais que uma cidade, é um lugar mágico cujo fascínio resta inesgotável. Nos dizeres de Beatriz Vicente de Azevedo: “No coração e na memória, Marcello Barbusci e Thales Trigo trouxeram uma enorme bagagem, que através das fotos compartilham conosco, possibilitando conhecer, rever ou sonhar este lugar especial”.

Exposição: “New York, New York”

Artistas: Marcello Barbusci e Thales Trigo

Curadoria: Beatriz Vicente de Azevedo

Abertura: 17 de agosto de 2019, sábado, das 13 às 17h

Período: 19 de agosto a 06 de setembro de 2019

Local: Galeria Roberto Camasmie – http://robertocamasmie.com.br/

Endereço: Rua Bela Cintra, 1992 – Cerqueira César – São Paulo

Telefone: (11) 3062-5288

Horários: Segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h30 | Sábado, das 10h30 às 14h30

Número de Imagens: 16

Técnica: Fotografia

Dimensões: de 50 x 60cm à 100 x 144 cm

Preços: sob consulta

MARCELLO BARBUSCI

Fotógrafo, filmmaker e designer gráfico. Publicitário de formação, atuou no mercado por mais de 20 anos nas áreas de planejamento, criação e Design gráfico. Foi diretor de planejamento de uma das maiores agências digitais no Brasil - ADCOMM, grupo idéiasNET. Começou a fotografar em 2012 por uma necessidade profissional e acabou se apaixonado pela fotografia. Fotógrafo oficial da família real Holandesa pela PPE Agency. Participou da exposição coletiva Eldorado shopping | Aniversario de São Paulo, Janeiro 2014, e da mostra foto mobile na Sardenha, Itália em 2018. Foi jurado no Mobile Photo Trip, maior evento de fotografia mobile na Europa Set/2018 - Polônia, no “The Beauty Myth” mobile photo - maio/2019 em Milão, Itália. Fundador e Publisher da revista ONLY Mobile Art (revista de circulação mundial sobre fotografia mobile). Fundador e Publisher da revista BLACK&WHITE IN COLOR (revista sobre fotografia fineart). Já́ produziu materiais fotográficos para algumas marcas em diversos locais como: Brasil, Buenos Aires, Roma, Miami e Nova York.

THALES TRIGO

Bacharel em Física pelo IF-USP. Mestre em Astronomia pelo IAG-USP. Doutor em Engenharia pela POLI-USP. Curso de fotografia profissional na SINAR AG, Suíça. Treinamento para desenvolvimento de currículo de bacharelado em fotografia pelo Rochester Institute of Technology –RIT Nova York. Fotografo profissional desde 1983 e professor de fotografia desde 1990. Desenvolveu o primeiro Bacharelado em Fotografia no Brasil no SENAC-SP e foi seu coordenador de 1999 até́ 2007. Professor de Física no Anglo vestibulares de 1976 até́ 2015. Professor de fotografia no Bacharelado do SENAC-SP de 1999 até́ 2007 professor na pós-graduação lato-sensu do SENAC-SP de 1998 até́ 2007, professor na pós-graduação lato-sensu na Univali de 2004 até 2015. Professor de fotografia na Universidade Presbiteriana Mackenzie dede 2018. Diretor da Fullframe Escola de Fotografia de 2007 até́ 2015. Diretor da Contraste Estudos Fotográficos desde 2015. Autor das publicações Equipamento fotográfico – teoria e prática. Ed. Senac-SP sexta edição, 2015; e Coleção SENAC de Fotografia Brasileira com Simonetta Persichetti – 18 volumes, Ed. Senac- SP. Fez a tradução técnica da obra de Ansel Adams; A Câmera, O Negativo e a Cópia – Ed. Senac-SP.

BEATRIZ VICENTE DE AZEVEDO

Cursou Pedagogia na Pontifícia Universidade Católica, PUC SP, História da Arte no Instituto San Pietro Fourrier em Roma, Pós-graduação em Administração de Empresas na Fundação Armando Alvares Penteado, FAAP. Foi Diretora Geral do Colégio Nuno de Andrade, Diretora da Sociedade dos Amigos da Arte de São Paulo, SOCIARTE, Diretora Executiva do Museu de Arte Sacra de São Paulo, Membro da Coordenação do Primeiro Seminário Internacional Patrimônio Sacro, Membro do Conselho e Membro do Comitê̂ de Acervo do Museu de Arte de São Paulo, MASP. Atualmente é Membro do Conselho Consultivo do Museu de Arte Sacra de São Paulo, Membro do Conselho Deliberativo e do Comitê̂ de Programação e Acervo do Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia, MuBE.

GALERIA ROBERTO CAMASMIE

Roberto Camasmie, artista reconhecido no Brasil e no exterior, após décadas de intensa produção artística, assume agora um novo papel: o de galerista. Com a intenção de contribuir com o cenário das artes visuais, com o mercado e de dar visibilidade às obras de seus colegas. Seu ateliê em São Paulo - onde tantos projetos tomaram vida e cujo cenário acolheu seu espírito vanguardista, tornando-se um espaço conhecido na cidade - agora se transforma na Galeria Roberto Camasmie, dedicada a expor todas as técnicas de artes visuais, artes plásticas, artes gráficas, fotografia, além de literatura e experimentos de novos artistas. A galeria abre suas portas no mesmo endereço - a célebre esquina da Rua Bela Cintra com a Alameda Lorena -, conhecido pelas inúmeras criações de Camasmie feitas na enorme vitrine da fachada, em performances que marcaram o Bairro dos Jardins. Com sua larga vivência, talento e sensibilidade de artista, Camasmie se compromete a oferecer ao visitante obras de grandes artistas nacionais e internacionais, contribuindo com o roteiro das Artes Visuais da capital através das constantes atividades da Galeria Roberto Camasmie.


24 visualizações

Copyright  Absolute Rio. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.  Site art by MARISA ARAUJO