Xuxa fala sobre transplante capilar e especialista explica cuidados essenciais no pós-operatório
- Thamiris Vieira
- 28 de mar.
- 2 min de leitura
Após contar que passou por uma cirurgia de 12 horas para tratar a calvície, Xuxa reforça a importância de falar abertamente sobre o tema. Médico do Grupo Capilar Brasil detalha como é o pós-operatório da técnica FUE, uma das mais modernas do mundo

Durante sua participação no programa "Mais Você", da TV Globo, a apresentadora Xuxa Meneghel revelou que passou por um transplante capilar de 12 horas para tratar a alopecia androgenética, condição genética que provoca a calvície. Ela ressaltou a importância de falar abertamente sobre o assunto, especialmente para encorajar outras mulheres que enfrentam a mesma condição.
O procedimento realizado em Xuxa utiliza a técnica FUE (Follicular Unit Extraction), considerada uma das mais modernas e eficazes. Segundo o Dr. Jorge Librelotto, especialista em transplante capilar e diretor técnico do Grupo Capilar Brasil, a recuperação tende a ser rápida, mas exige alguns cuidados importantes, especialmente nas primeiras semanas após a cirurgia.
"Os três primeiros dias são os mais frágeis, pois os folículos estão apenas ‘encaixados’ nas incisões. Por isso, a rotina de limpeza e proteção é essencial para garantir o sucesso do transplante", explica o médico.
Veja abaixo os principais pontos do pós-operatório da técnica FUE, de acordo com Dr. Librelotto:
Primeiras 24 horas: a área doadora já começa a ser higienizada com uma espuma de limpeza suave, enxaguada com água corrente. Esse processo pode ser repetido até a limpeza completa da região, seguida pela aplicação de um emoliente com ativos cicatrizantes como silicone e pantenol.
Área receptora mais sensível: deve permanecer intacta nos primeiros três dias. Nem mesmo durante o banho é permitido molhar a cabeça. A partir do quarto dia, começa uma limpeza suave e, no sétimo, uma higiene mais intensa ajuda na retirada das crostas.
Exposição solar: nos primeiros dias, o couro cabeludo deve ser protegido do sol. A partir do quarto dia já é possível usar boné ou chapéu, mas sem exposição direta. O contato com o sol sem proteção só é indicado após 45 dias.
Atividade física: corridas, caminhadas e musculação (sem contato físico) são liberadas a partir do sétimo dia. Após 15 dias, o paciente já pode retornar a todas as atividades, inclusive esportes de contato como futebol.
Crescimento dos fios: os fios transplantados caem entre 15 e 60 dias, mas novos fios começam a nascer a partir do segundo mês. O resultado final, com maior densidade e volume, é geralmente alcançado entre oito e doze meses após o procedimento.
Dr. Jorge reforça que o transplante capilar é parte de um tratamento contínuo contra a calvície. "Todos os pacientes com alopecia androgenética devem manter o tratamento clínico antes e após o transplante, para garantir durabilidade e melhores resultados", conclui.

Comments