top of page

Teca: as utilidades da madeira oriunda de árvores das florestas tropicais da Ásia


Atualmente a madeira teca está presente em vários apartamentos e casas, por atuar como matéria-prima perfeita para várias construções: portas, móveis em geral, pisos laminados e tacos, dentre outros. A qualidade, a durabilidade e a beleza (o que geralmente desperta a atenção dos clientes, aumentando as vendas), se encaixam nas características desse material. Por todas estas e outras características excepcionais, a madeira Teca apresenta um alto valor comercial, o que a torna uma das mais caras e cobiçadas do mundo. Vale ressaltar que o preço do metro cúbico varia de US$400,00 a US$3000,00 (de quatrocentos a três mil dólares/m3).


No mercado, é apresentada em diferentes tamanhos de espessura e circunferência: 40 cm, 60 cm, 80 cm, 120 cm e até 200 cm de amplitude, dependendo da idade. Marcelo Traitel, CEO do The Top Group Brasil (União das empresas The Top Wine e The Top Wood), também investe nesse empreendimento e explica que a Teca possui dois componentes principais, no caso a sílica, que confere uma resistência flexural e uma estabilidade dimensional muito grande, tanto na compressão, quanto no cisalhamento (com baixa expansão térmica e limitada contração, o que facilita sua utilização em áreas expostas às variações climáticas e por conseguinte, amplitude térmica, como no mar e em região praiana. E a tectoquinona, uma resina que a protege contra bactérias e insetos. “É uma madeira, realmente, bem qualificada para o setor náutico e para qualquer tipo de uso estrutural”, fala.


Em relação aos cuidados, acrescenta: “Após alguns anos de exposição ao sol e à chuva, necessita de uma manutenção bem simples, que seria a remoção da primeira camada superficial, com uma lixa bem fininha; e a colocação de uma cera ou de um verniz adequado para a região e do objetivo de utilização da Teca. Já nos utensílios domésticos fabricados nesta madeira, é basicamente mantê-los sempre limpos, seco, e aplicar superficialmente uma fina camada de óleos vegetais ou minerais apropriados para o consumo humano”, finaliza Traitel.

Mais sobre a Teca:

É uma árvore nativa das florestas tropicais da Ásia e que se adaptou em plantações, em regiões de clima equatorial (altas temperaturas durante todo o ano e pelo elevado índice de umidade do ar) e tropical (altas temperaturas e pela alternância entre as estações seca e chuvosa), em todo o planeta, incluindo o Brasil.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page