top of page

Tartaglia Arte assina a curadoria da exposição 'Conecte-se com o Sagrado', de Ed Ribeiro.

Tartaglia Arte assina a curadoria da exposição 'Conecte-se com o Sagrado', do artista plástico baiano Ed Ribeiro, o 'Pintor dos Orixás', no Centro Cultural Correios RJ.

A mostra traz a cultura dos orixás e convida o espectador a se conectar com a energia primordial da natureza, e obras que parecem ter vida própria

A Tartaglia Arte assina a curadoria da exposição 'Conecte-se com o Sagrado', do artista plástico baiano Ed Ribeiro, conhecido como o 'Pintor dos Orixás', trazendo cerca de 30 pinturas, 2 esculturas e uma instalação, retratando a importância da cultura dos Orixás e de sua energia primordial de exaltação às forças da natureza, a partir de 18 de março, no Centro Cultural Correios Rio.


A mostra tem o objetivo de conectar o visitante com suas raízes ancestrais e mostrar o trabalho do artista considerado o ‘Mestre Contemporâneo na Arte em Derramamento de Tintas’, técnica própria que lhe rendeu várias premiações e exposições no Brasil e no exterior.


“Conheci Ed Ribeiro em uma exposição de amigos em comum no Rio de Janeiro. Foi admiração à primeira vista. Ficamos ligados por esse elo espiritual e depois de conhecer seus trabalhos virou um amor profissional. Idealizamos juntos a ideia de uma possível exposição no Rio de Janeiro com a nossa curadoria da Tartaglia Arte. Ed passa seu talento e profunda sensibilidade na sua imensa busca artística, cria imagens de pura força, inovadora e impactante, certamente será uma grande exposição abençoada”, conta Regina Nobrez, diretora da Tartaglia Arte, ao lado do também diretor e curador Riccardo Tartaglia.

SOBRE O ARTISTA

Ed Ribeiro, natural do interior da Bahia, é reconhecido por sua técnica intitulada 'Derramamento de tinta', considerada como uma das grandes inovações do mundo da arte, sendo citado por estudiosos como o terceiro inovador entre os séculos 19 e 21, estando entre grandes nomes. Criador de obras com destaques internacionais, o artista plástico e seu ateliê recebem visitantes baianos, brasileiros e estrangeiros, como estadunidenses e suíços. As peças que estão em seu “santuário” consistem em materiais descartados transformados e renascidos em obras de arte, como árvores queimadas, além da exposição de suas reconhecidas telas e do Jeep de Pedra. Uma de suas obras, considerada pelo público norte-americano como a mais expressiva de Ed Ribeiro, foi A Borboleta. A obra ganhou destaque na Philadelphia International Artexpo, em 2008.


Outro tema presente no trabalho de Ed Ribeiro é a cultura africana, um dos pontos altos das pinturas. Nas telas, o artista visa passar sua essência e espiritualidade e, ao mesmo tempo, quebrar o preconceito de um mundo alheio à essa cultura. Além de ‘Pintor dos Orixás’, Ed também é escultor. Uma de suas obras de destaque é O Dinossauro, feito em uma colossal raiz de jaqueira com mais de 10 metros, que o artista transformou em um animal pré-histórico tão real que permite ultrapassar um portal do tempo entre o passado e o presente.


Com grande contribuição para a cultura brasileira, Ed já recebeu diversas homenagens. Em 2022,o escritor, jornalista e cineasta Daniel Marx escreveu sua biografia, onde reúne importantes momentos da carreira do artista, como as mostras realizadas na Europa, a exposição no Museu do Louvre, a carreira nos Estados Unidos e também as premiações nacionais e internacionais, que consagraram o artista como o ‘Pintor dos Orixás’. Também foi destaque na escola de samba Águia de Ouro, no Carnaval de São Paulo. Ainda esse ano, o artista plástico representará a Bahia, sendo o enredo da Escola de Samba Raio de Sol no Carnaval de 2023, em Belo Horizonte - Minas Gerais. O single ‘Braços abertos, celebrando a vida’, que conta sobre a vida de Ed, tem autoria de seus amigos Carlinhos Brown, Altay Veloso, Lado Raízes e Charles Theone.

SOBRE A TARTAGLIA ARTE

A Tartaglia Arte foi fundada em 1950 como um estúdio de pintura pelo artista Piero Tartaglia, então conhecido como Piery. Após alguns anos, criou um ponto de referência e encontro cultural com outros artistas e jovens talentos onde, sob a orientação do Mestre, desenvolveram seu estilo pessoal. A paixão avassaladora de Tartaglia pela expressão pictórica com explosões de cor pura e contrastes violentos que tornam a tela viva, deu vida à Escola do Disgregacionismo. Posteriormente fundou as Galerias, para exposição permanente de seus trabalhos e os de seus alunos, e que hoje são dirigidas pelo filho Riccardo. O amor pela arte e uma visão cultural ampla são as peculiaridades deste grande artista, e representam sua herança moral e espiritual. Herança que continua sendo representada por Riccardo Tartaglia, que trabalha com a mesma seriedade e tenacidade na propagação da arte, através de exposições e eventos internacionais. Mas tudo com a assinatura de Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez (Membro da Academia Brasileira de Belas Artes e Embaixatriz Cultural com Honoris Causa, pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina - Honra da Arte de Florianópolis), o que confere um atestado de credibilidade e sensibilidade criativa. Site: tartagliaarte.org Instagram: @riccardotartaglia @reginanobreztartaglia @tartagliaarte

SERVIÇO

Exposição: Conecte-se com o Sagrado Artista: Ed Ribeiro Instagram: @pintor_dos_orixas Curadoria: Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez Instagram: @riccardotartaglia @reginanobreztartaglia @tartagliaarte Abertura: 18 de março de 2023 das 13h às 18h

Visitação: 18 de março a 22 de abril de 2023 Local: Centro Cultural Correios RJ Av. Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ De terça a sábado, das 12h às 19h Entrada: gratuita Classificação: livre Assessoria de imprensa Tartaglia Arte: Paula Ramagem @_paula_r_soares Apoio: Consolato Onorario Italiano - Florianópolis/SC - CIB/SC - Espaço Cultural Correios Acesso: Barcas, UBER, táxi, ônibus. O local possui acessibilidade. Evento gratuito. Censura livre.

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page