top of page

Revivendo o passado: cortes de cabelos vintage são tendências de 2023, explica Lino Barber

Atualizado: 21 de mar. de 2023

Barbeiro Lino Barber explica o impacto da indústria do entretenimento nos cortes de cabelos e aponta duas tendências de penteados para 2023


A indústria do entretenimento tem grande impacto na moda, principalmente nos cortes de cabelos masculinos e femininos, e em 2023 a situação não é diferente. Nos últimos tempos, diversos artistas resgatam as nuances dos anos 50 aos 90 por meio de temáticas, cenários, estilos, enredos fictícios e entre diversas outras manifestações artísticas, e isso reflete na alta busca dentro dos salões de belezas por cortes considerados vintages. "Nos anos 50, Elvis Presley popularizou o corte quiff bastante conhecido pelos músicos do rock 'n' roll, em sequência The Beatles trouxe a tendência dos cabelos longos e encaracolados", Lino Barber, barbeiro há mais de 20 anos, relembra como o universo das celebridades trouxe fortes impactos no universo da moda e afirma: “A história se repete, é muito comum ver atrizes como Emma Watson e Scarlett Johansson com o penteado pixie, a qual Audrey Hepburn popularizou nos anos 50”, reflete o profissional.

Foto Divulgação

Com o grande consumo de filmes, séries e videoclipes com temáticas dos anos 50 aos 90, crianças e jovens se sentem inspirados nos estilos de suas celebridades, consequentemente trazendo fortes tendências em 2023 para o ramo da estética. O exemplo mais recente desta realidade, é o impacto que Wandinha, série da Netflix, trouxe nos últimos meses com a personalidade e estética da personagem. Décadas atrás Elvis Presley, Marilyn Monroe, David Bowie e Madonna, foram algumas das grandes celebridades a popularizar cortes específicos que se tornaram tendências daquelas épocas. Atualmente, artistas e suas obras resgatam essa popularização: “Desde a primeira temporada de Stranger Things, existem grandes buscas pelo estilo dos anos 80. E mesmo que tenha demorado um pouco para engrenar, os cortes mullets e suas diversas variações, que estão bastante presentes ao longo das temporadas da série, é uma das maiores tendências para cortes masculinos e femininos em 2023”, confirma Lino Barber e ainda afirma que artistas como Taylor Swift, Barbie Ferreira (Euphoria) e Úrsula Corberó (La Casa de Papel) contribuíram para este cenário. "O corte mullet é conhecido por ser curto na frente e longo atrás, ele foi o auge dos anos 70 entre os homens, enquanto naquela época as mulheres eram apaixonadas pelo penteado shag. Porém em 2023 a indústria revive o passado ampliando suas variações e atualmente homens e mulheres estão aderindo ao mullet. Além disso, existe uma crescente procura pelos Grey Hair Style, popularmente conhecidos como grisalhos modernos”, conclui.

Foto Divulgação

Responsável por atender diversos clientes por dia, o barbeiro Lino Barber é especializado em mullets e já participou atuando profissionalmente em eventos de Governador Valadares (MG) e na barbearia do Camarote +Brasil, no carnaval oficial do Rio de Janeiro. Apesar dos cortes sociais ainda serem uma grande preferência entre os homens, o barbeiro sente sua demanda e dos amigos do mesmo ramo crescimento com os penteados vintages.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page