top of page

Qual a melhor dieta: Low Carb ou Cetogênica? Entenda as diferenças e os benefícios

São tantas as opções de dietas que fica difícil entender a proposta de cada uma e compreender como elas se encaixam nos objetivos e na rotina de quem busca emagrecimento e aumento da qualidade de vida.


Atualmente, as opções de dieta mais buscadas são a cetogênica e low carb, como ambas têm o objetivo de reduzir a ingestão de carboidratos para redução de peso, muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre as especificidades e os benefícios de cada uma delas.


A principal diferença está no nível de restrições de cada uma, sendo a dieta cetogênica a mais restritiva das duas. “Na dieta low carb a proposta é reduzir o consumo de carboidratos. Já dieta cetogênica orienta uma redução ainda menor na ingestão dos carboidratos”, explica a nutricionista Fabiana Melo, especialista em nutrição clínica e esportiva.


Outra importante diferença entre as duas modalidades de dieta se dá ao consumo de proteínas e gorduras. Enquanto a dieta low carb tem por princípio a diminuição do carboidrato, com o aumento de proteínas magras e gorduras boas. A dieta cetogênica recomenda o aumento do consumo de gorduras e proteínas.


Foto Divulgação

Um dos objetivos da dieta low carb, além do emagrecimento, é controlar os picos de insulina - reação após consumo de carboidratos, principalmente de alto índice glicêmico. Sendo assim, é recomendado o consumo de carboidratos de baixo índice glicêmico, como vegetais, e fibras. Dessa forma, o corpo queima gorduras disponíveis e controla que novas células de gordura sejam produzidas.


Já a dieta cetogênica, pretende praticamente zerar os níveis de insulina no sangue visando fazer o corpo entrar em cetose – quando o corpo passa a produzir energia a partir de outros substratos que não sejam a glicose – e assim, recorrer ao estoque de gordura. Esse ciclo explica a perda de peso mais perceptível.


Segundo a nutricionista, entre as duas dietas, a cetogênica é a mais difícil de ser seguida, pois nem todas as pessoas se adaptam ao consumo quase nulos de carboidratos, podendo causar cansaço extremo, fraqueza, e desconfortos gástricos, caso não seja equilibrado com os alimentos corretos. Fabiana Melo ressalta ainda que o tipo de dieta deve ser escolhido conforme as necessidades únicas de cada paciente, considerando comorbidades, estilo de vida, predileções alimentares, genética e objetivos.

Alimentos permitidos na dieta low carb:

Ovos, carnes, queijos, legumes, frutas, oleaginosa, gorduras, bebidas como leite, chá, café, iogurtes; condimentos e especiarias.

Alimentos permitidos na dieta cetogênica:

Óleos vegetais, creme de leite fresco, castanhas, maionese, toucinho, frutas, verduras, legumes, carnes, ovos e queijos.

CLUBE LEVE

Fabiane Melo é nutricionista, especialista em nutrição clínica e esportiva, e criadora da Comunidade Digital Clube Leve: acompanhamento nutricional baseado em evidências científicas que tem por objetivo a promoção do emagrecimento de forma correta.


O Clube oferece plano alimentar saudável, com comida de verdade; cardápio de fácil adequação, acompanhamento e tira as dúvidas semanais, e uma assessoria por semana no formato de lives. Para quem busca ganhos e resultados gradativos e definitivos, essa é uma excelente opção.



Segundo a nutricionista, ao fim do programa, além da redução de medidas, os participantes ganham também aumento da qualidade de vida, como sono mais tranquilo, hábitos intestinais saudáveis, bem-estar e disposição física.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page