
Pesquisa feita pela Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ busca opiniões sobre o local
A Associação dos Embaixadores de Turismo do Rio de Janeiro, presidida por Claudio Castro, buscou identificar como o município é percebido no Brasil para ajudar a iniciativa privada e pública na formatação de produtos. Para isso, lançou a pesquisa “Como Petrópolis é percebida pelos brasileiros?”. Criada por meio do Ipetur (Instituto de Pesquisas e Estudos de Turismo), de forma virtual, com o apoio do Portal Consultoria em Turismo e da empresa Sérgio Castro Imóveis, a enquete foi dirigida pela turismóloga Viviane Fernandes teve público alvo, cidadãos de nacionalidade brasileira. No total, 500 pessoas, maiores de 18 anos, responderam ao questionário.
Segundo dados, 53,15% são mulheres e 45,95%, homens. Dos entrevistados, 45% residem na Região Sudeste, 20% no Norte e 25% no Nordeste. Os demais moram no Centro-Oeste e no Sul. No quesito escolaridade, 6,36% completaram o Ensino Médio, 8,18% com Ensino Superior Incompleto, 32,73% são formados em alguma carreira e 52,73%, têm pós-graduação. Finanças. 4,73% ganham renda familiar mensal de até R$ 1.300, 8,57% de até R$ 2.060, 24,76% de até R$ 5.200, 20% de até R$ 7.800, 20% de até R$ 15.000 e 21,90% acima de R$ 15.000.
Petrópolis. 99,10% ouviram falar sobre o lugar e destes, 93,69% visitaram, restando 6,31%, que disseram não conhecer. Quem já visitou, jamais esqueceu, principalmente dos museus, importantíssimos para o enriquecimento da cultura. 30% se referiram ao Museu Imperial, 13% ao Museu do Artesanato e 18%, à Casa de Santos Dumont. 39%, aos outros.
Tanto um possível retorno, quanto a ida à cidade, pela primeira vez, os participantes citaram onde pretendiam ficar durante o passeio. 38,74% em hotéis, 1,80% em hostal, 7,21% em Airbnb e 12,61% em casa de amigos. 39,64% decidirão, somente, quando viajarem. 99 % almejam voltar e 1%, não, o que demonstra uma satisfação acima da média com o produto.
Com relação aos famosos petropolitanos que conhecem, 60% declararam ser o ator Rodrigo Santoro. 20% a atriz Camila Morgado e 20%, indicaram outras personalidades. Campanha promocional. 46,85% confirmaram que assistiram a alguma. Mas, 53,15% negaram. Informações turísticas. 68% procuraram. Não obstante, 32% acharam insuficiente. Se o assunto for saber de uma cervejaria com visitação, 90,9% comunicaram saber, entretanto, 9,91% não.
A margem de erro é de 3,5%.

Commentaires