top of page

O que não te contaram sobre a relação da enxaqueca com o sono

o mês em que se comemora o Dia Mundial do Sono, neurologista explica o porquê noites mal dormidas causam dor de cabeça


Se você sofre com enxaqueca e ainda não descobriu qual a origem dessas dores, pode ser que elas estejam relacionadas a qualidade do seu sono e você nem imagina. Isso mesmo! As dores de cabeça, principalmente as enxaquecas, têm relação direta com o sono. Por isso, neste mês de março, quando é comemorado o Dia Mundial do Sono (dia 17), vamos entender sobre qual a importância de dormir bem para ficar livre das dores.


Para a Dra. Natália Longo, neurologista pela Santa Casa de São Paulo e neurofisiologista pelo HCFMUSP, é preciso esclarecer que uma boa parcela das pessoas que convivem com a enxaqueca não se considera doente e acaba não buscando ajuda médica. E o que poderia ser tratado de maneira simples, acaba se tornando um grande problema na rotina da pessoa.


“A enxaqueca é na maioria das vezes uma dor unilateral e latejante que pode ser tão intensa a ponto de impedir tarefas diárias básicas, quando acompanhada de náuseas, vômitos e sensibilidade ao som e à luz. Mesmo assim, as pessoas tendem a tratar como algo natural de família ou apenas relacionado a rotina intensa daquele dia. O mesmo acontece com o sono de má qualidade. Às pessoas o tratam como algo corriqueiro e não como uma questão de saúde. Isso pode atrapalhar a qualidade de vida, tanto do paciente como da família”, alertou.


Para não arrastar o problema por meses, a melhor opção é procurar por um médico neurologista e marcar uma consulta. Em alguns casos, apenas pelo relato pessoal do paciente é possível diagnosticar a privação de sono como a principal causa para o paciente estar tendo crises de enxaqueca.




Dra. Natália Longo – médica neurologista e neurofisiologista


Segundo a especialista, alguns tipos de dores de cabeça estão relacionados ao ciclo hormonal do organismo e o mesmo acontece no ciclo sono e vigília, quando a desregulação do sono é um gatilho para a crise de enxaqueca.


“A melatonina é a principal substância que regula o ciclo de sono e vigília. Além disso, o período de sono é muito importante para o nosso organismo, de uma forma bem simples é o momento em que “nosso corpo descansa e o cérebro trabalha”, consolidando nossas memórias e assimilando o que aconteceu naquele dia, mantendo com isto o equilíbrio do corpo e a mente. Se qualquer coisa desregular este ciclo, a manifestação de pessoas que têm enxaqueca, pode ser uma crise de enxaqueca durante o período de sono.

Em alguns casos, as crises de enxaqueca chegam a despertar o paciente no meio da madrugada com dores muito fortes. O tratamento geralmente envolve medicamentos profiláticos e medicamentos para aliviar as crises. Em alguns casos há a prescrição de melatonina para ajudar na regulação do sono e na dor de cabeça.


As orientações mais importantes são que o paciente mantenha uma rotina de sono, dormindo e acordando mais ou menos no mesmo horário todos os dias e faça uma preparação antes de dormir, conhecida também como higienização do sono. Usar técnicas de relaxamento, ficar longe das telas e preparar o ambiente adequado para sinalizar ao organismo a hora de dormir auxiliam bastante no processo. Além do controle do estresse, da boa alimentação e da prática regular de exercícios físicos.

.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page