top of page

Mulheres em situação de rua ganham voz em documentário com pré-estreia no Museu do Amanhã


“Eu moro em qualquer lugar” conta com a participação de mais de 40 mulheres que abordam a realidade de viver nas ruas do Rio de Janeiro


O documentário “Eu moro em qualquer lugar – Mulheres em situação de rua”, do diretor e roteirista Márcio Coutinho, com produção de Rachel Silva, busca chamar a atenção das autoridades e da sociedade como um todo para a realidade dos obstáculos que as mulheres enfrentam ao viverem nas ruas. A pré-estréia será no dia 1º de setembro para convidados no Museu do Amanhã, localizado na Praça Mauá, um dos apoiadores da iniciativa. O cantor Criolo também apoiou o projeto ao ceder a música "Casa de papelão", que compõe a trilha sonora.


“O grande desafio que atravessa essas mulheres é combater a violência. Percebi que muitas delas foram parar nas ruas por causa de uma violência que viviam dentro de casa e ao chegarem nas ruas encontram novamente uma violência em todos os sentidos, inclusive física. Dentre todas as pessoas que ouvi, essa história é recorrente. O uso de drogas também é outro fator que ou as leva para as ruas ou as mantêm”, conta o diretor do documentário Marcio Coutinho.


A produção do documentário começou em 2020, em meio a pandemia da Covid-19. Mais de 40 mulheres foram ouvidas, entre pessoas em situação de rua, outras que conseguiram retomar suas vidas fora das ruas e profissionais de diferentes áreas envolvidas na causa, como psicólogas, assistentes sociais e sociólogas.


O filme também mostra histórias de superação, como da defensora popular dos Direitos Humanos Vania Rosa. Ela conta que diante de uma forte depressão por perdas familiares foi parar nas ruas, onde esteve durante 15 anos, mas há 5 conseguiu restaurar sua vida. "Hoje sou idealizadora do projeto Juca (Juntando os cacos com arte), onde ajudo pessoas em situação de vulnerabilidade social", explica ela.


Após a pré-estreia, o documentário irá participar de festivais. Confira o trailer no link a seguir:


Serviço:

Pré-estreia do documentário “Eu moro em qualquer lugar – Mulheres em situação de rua”,

Dia: 1º de setembro

Local: Museu do Amanhã – Praça Mauá / Para convidados




Комментарии

Оценка: 0 из 5 звезд.
Еще нет оценок

Добавить рейтинг
bottom of page