“Mentir para si mesma é sempre a pior mentira.”


Bem- vinda ao meu mundo!

Começo esse texto por um trecho de uma música do Legião Urbana (que por sinal, adoro a banda, as músicas e metáforas).


Não sei você, mas uma das horas onde mais me encontro é quando me permito momentos sabáticos para apreciar uma paisagem e uma boa música.


Me chamo Natália Medeiros e um lifestyle leve é o que me define.


Lifestyle é o conjunto de atitudes, valores, preferências e hábitos associados a uma pessoa ou a um grupo


Como moradora da Cidade Maravilhosa, adoro meditar sobre a vida, durante as caminhadas dos fins de semana, pelo Aterro, Lagoa e Urca.


Acredito muito que somos seres sistêmicos, integrados e hoje posso dizer que meu equilíbrio se encontra numa tríade de corpo, mente e espírito, logo priorizo no dia a dia, cuidados relacionados aos 03 pilares citados.


Há dois anos, resolvi mudar e desengavetar sonhos, e então decidi começar a registrar minha jornada e experiências de vida, pois entendi que dessa forma, posso ajudar até quem eu ainda não conheço e isso preenche fortemente meu valor de contribuição (um dos meus 5 maiores valores de vida).


Voltando a frase, escolhi esse trecho pois está muito conectada ao meu processo de mudança.

Alguns chamam esse momento de “parar de tapar o sol com a peneira” ou como chamei nesse texto: “parar de mentir pra si mesma”.


Resumidamente, aprendi a deixar o ego pra trás e me libertar de uma prisão que fazia eu achar que não podia mudar ou era errado.


Eu escolhi minha primeira carreira aos 16 anos e meu amadurecimento profissional aconteceu muito rápido.


Nos últimos anos, assumi um cargo de direção técnica (na minha área de atuação, no âmbito hospitalar).


Após uma década de carreira, consolidada, com resultados satisfatórios, eu decidi mudar completamente de carreira.


Sair da cadeira do especialista, da estabilidade profissional, do posicionamento reconhecido no mercado pra arriscar, voltar pra cadeira do estagiário e começar algo do zero.


Posso dizer que a coragem e a vontade de fazer a vida valer a pena foram o que me moveram a esta decisão e ela começava a acontecer em 2018.


Em 2015 já faltava brilho nos olhos, trabalhava pelos boletos, em 2017 percebia que algo não caminhava bem, pois apesar da estabilidade de carreira, eu me sentia um peixe fora d’água, mas tal sentimento ainda era nebuloso e não entendia.


Em 2018, eu, literalmente, parei de mentir pra mim mesma e resolvi dar um basta nas insatisfações.


Minha ficha caiu quando eu vi que trabalhar mais e mais já não preenchia o vazio que sempre ficava e então fui buscar ajuda (por isso, acredito muito no poder da rede de apoio).

Tive ajuda com terapia e foi valioso ter esse acompanhamento e o segundo ponto fundamental foi passar por 2 processos de coaching.


Essa foi a minha virada de chave.


Em linhas gerais (pra quem não conhece), o coaching é uma metodologia focada em área de alavanca, orientada pra resultado, que ajuda a pessoa a alcançar um objetivo que ela deseja, mas que sozinha ainda não conseguiu conquistar.


Naquele momento meu primeiro objetivo era conquistar CLAREZA, na vida pra entender e reconhecer o que de fato era importante e fazia sentido pra minha vida, e a partir daquilo, trilhar um novo caminho profissional. Percebo, que muitas vezes, nos sentimos perdidas, desconectadas de nós mesmas, só que não sabemos o que fazer.


Eu senti tudo isso e descobri o medo maior: de não ser um exemplo pra minha filha.

Eu me pegava em conflitos, pensando:


“Como vou incentivar minha filha a lutar pelos sonhos dela se nem eu mesma tenho coragem de lutar pelos meus?


Como vou ensinar e falar sobre felicidade, se o que sinto é um vazio, cansaço e sobrecarga?

Uma dos insights mais valiosos durante o coaching foi:


“Quem tem um bom porquê, é capaz de enfrentar qualquer como.”


Ter tido clareza foi libertador e isso é fundamental para qualquer escolha.


Muitas pessoas passam anos da vida, se sentindo completamente perdidas, fazendo coisas e mais coisas sem um porquê e isso por não terem a clareza que o autoconhecimento traz para a vida.


Ao final de 2018, resolvi fazer como todo ano: minha lista pra 2019, só que dessa vez foi completamente diferente, eu sabia qual era o meu porquê, então ficou mais fácil acertar e responder meus “o que?” da vida. Desde então eu desenhei uma rota e nunca mais parei.

Hoje, aos 34 anos, ajudo mulheres a também encontrarem o seu porquê, a clareza e alcançarem resultados que elas nunca conseguiram sozinhas, para que possam viver tudo aquilo que elas nasceram pra ser!


Esse trabalho me preenche de tal forma e há um ano, criei a mentoria Florescer, um projeto direcionada à mulheres que querem desengavetar sonhos, ideias, sonhos adormecidos e querem viver por algo maior.



O Florescer tem como objetivo capacitá-las, através de um processo de autoconhecimento, para elas despertarem suas ideias, as colocarem no papel, darem seus primeiros passos e promoverem mudanças que sozinhas ainda não conseguiram.


É realizada durante o processo, a construção de um plano de ação prático e leve, através da aplicação de ferramentas comprovadas cientificamente pelo método do coaching.


Em um ano, o Florescer já impactou positivamente dezenas de mulheres e realmente é muito gratificante ser idealizadora desse projeto.


Isso me traz brilho aos olhos e me incentiva a continuar minha jornada profissional.


UM POUCO DO CAMINHO NA PRÁTICA


Atualmente, estudo o curso de Pós-Graduação em Psicologia Positiva, Ciência do Bem- Estar e Autorrealização, pela Universidade Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).


Sou certificada em Executive e Career coach, especialista em Mapeamento de Perfil Comportamental, todos pela Instituição Internacional de Coaching IGT (Instituto Gerônimo Theml), também certificada em Professional & Personal Coach, pela Sociedade Brasileira de Coaching (SBC), especialista em Sabotadores da Mente e praticante da gratidão e essencialismo.


Hoje atuo na área do Executive Coaching , desenvolvendo profissionais e transformando negócios, em processos individuais e/ou grupos, treinamentos de performance, liderança e palestras coorporativas.


Atualmente dedico 100% do meu tempo ao Desenvolvimento Humano, voltado pro âmbito de carreira e negócios, principalmente nos estudos de Mercados do Futuro, habilidades e Competências Comportamentais da Nova Era (Soft Skills).


Tenho uma bagagem de mais de 06 anos de experiência, em Pesquisa Clínica, com foco em Diretrizes de Qualidade e quase 5 anos de liderança (gerência e direção técnica hospitalar), com foco em gestão de pessoas e processos.


É muito bom compartilhar e poder te falar: profissão ideal é aquela que não tira seu brilho nos olhos, que te aproxima e a mantem conectada aos seus valores, que não te faz romper com o que você acredita.


Se minha história fez sentido pra você, se conecte comigo pois vou adorar também conhecer a sua e te ajudar!

Muito obrigada por ter dedicado tempo pra ler e me conhecer um pouco.


Se quiser me acompanhar em tempo real, diariamente você me encontra na minha página do instagram @coachnataliamedeiros e semanalmente escrevo artigos sobre carreira no linkedin @nataliamedeiroscoach.


Também aproveito a oportunidade para agradecer a revista e me sinto muito honrada de ser uma das Colunistas Diamantes, onde irei compartilhar mensalmente um conteúdo de valor para as leitoras.


Muito obrigada! Natália Medeiros



84 visualizações

Copyright  Absolute Rio. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.  Site art by MARISA ARAUJO