Real Gabinete Português de Literatura
Localizada no Centro do Rio de Janeiro, esta casa histórica, que mais parece um cenário de filme, é um símbolo da história não só do Rio, mas também do Brasil.
Conheça o Real Gabinete de Literatura no Rio de Janeiro
Ela foi inaugurada em 1887 por uma figura ilustre – prepare o fôlego e repita este nome para os seus amigos -, Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon, também conhecida como Princesa Isabel. Sim, você já aprendeu que a Princesa Isabel foi responsável pela abolição da escravidão no Brasil, mas talvez o que não sabia é que ela se tornou a primeira senadora do país, em 1891, após a morte de seu pai, D. Pedro II.
A casa funciona de segunda a sexta, das 9h00 às 18h00 e a entrada é gratuita.
Parque das Ruínas
Se fizéssemos a seguinte pergunta: quais as vistas mais famosas do Rio de Janeiro? Certamente você responderia a do Pão de Açúcar, a do Cristo, a do Arpoador, entre outras. Mas será que a cidade maravilhosa não possui outras paisagens para serem apreciadas? É claro que sim! E que tal uma linda paisagem acompanhada de muita programação cultural?
Assim é o Parque das Ruínas, localizado no alto do bairro Santa Tereza, um boêmio bairro do Rio de Janeiro. A graça do passeio já começa antes mesmo da chegada. Como o bairro guarda muito de suas origens, ainda existe um bondinho por lá, que faz você se sentir no século passado. Andar nele é obrigação, até porque você não quer chegar cansado lá em cima, não é mesmo?
Parque Nacional da Tijuca
“Uma viagem para o Rio de Janeiro sempre nos deixa ansiosos para conhecer os cartões postais da cidade, como o Parque Nacional da Tijuca”. Certamente esta não é uma frase tão comum de ser ouvida. Principalmente pelos turistas, que chegam ao Rio para conhecer os principais pontos turísticos, fazer selfies e compartilhar as fotos da cidade maravilhosa.
5 lugares do Rio de Janeiro .Ao Fundo, a Pedra da Gávea.
Mas o que talvez você não saiba é que o Corcovado está situado dentro do Parque Nacional da Tijuca. Este talvez seja um dos motivos que a área de 3.953 hectares receba mais de 2 milhões de pessoas por ano. O local é tão grande que ocupa 3,5% de todo o município e é dividido em quatro partes: Floresta da Tijuca, Serra da Carioca, Pedra Bonita (ou Pedra da Gávea) e Pretos Forros. Por isso, são muitas atividades para todos os gostos e idades!
Na Floresta da Tijuca, por exemplo, um dos pontos mais apreciados é a Vista Chinesa, que como o nome diz, possui uma vista incrível para a Zona Sul do Rio. Durante a visita, leve água para hidratação e alguns alimentos leves para saciar a fome, como frutas e bolachas. Também não se esqueça de carregar a bateria do seu smartphone
A Paisagem da Vista Chinesa
Além do contato direto com a natureza e das lindas paisagens, o visitante poderá fazer caminhadas em trilhas, tomar banhos de cachoeira, passear de bicicleta e fazer piqueniques. Desde janeiro de 2015, o Parque realiza visitas gratuitas com guia com duração de duas horas.
Bosque da Barra
Seguindo o nosso roteiro paisagístico e natural, você sabia que o Bosque da Barra era um dos lugares preferidos do cantor Tim Maia? Quer entender por quê?
Este belo parque é um pedaço de paz e tranquilidade dentro do movimento bairro da Barra. São 2 quilômetros de alamedas cercadas de muito verde, onde ciclistas e pedestres podem apreciar espécies de plantas e animais, como o Sagui, conhecido por ser o menor macaco do mundo.
Pista Cláudio Coutinho
Para completar a nossa lista dos 5 lugares que turistas não visitam pela primeira vez, está a Pista Cláudio Coutinho, também conhecida como Caminho do Bem-Te-Vi ou Estrada do Costão. Ela fica no Bairro da Urca, e seu nome é uma homenagem ao ex-treinador da Seleção Brasileira de Futebol Cláudio Coutinho.
Inaugurada no final dos anos 80 pelo Exército Brasileiro, ela é acessada pela Praia Vermelha, que já uma prévia do paraíso natural que está por vir. À medida em que se avança, a praia fica cada vez mais distante e logo só resta a vegetação de um lado e o mar azul do outro. Siga em frente e algumas das trilhas dão acesso ao morro do Pão de Açúcar.
A Pista abre diariamente, das 6h00 as 18h00
Comments