top of page

Melhores pontos turísticos do nosso Rio de Janeiro


Real Gabinete Português de Literatura

Localizada no Centro do Rio de Janeiro, esta casa histórica, que mais parece um cenário de filme, é um símbolo da história não só do Rio, mas também do Brasil.


Conheça o Real Gabinete de Literatura no Rio de Janeiro

Ela foi inaugurada em 1887 por uma figura ilustre – prepare o fôlego e repita este nome para os seus amigos -, Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon, também conhecida como Princesa Isabel. Sim, você já aprendeu que a Princesa Isabel foi responsável pela abolição da escravidão no Brasil, mas talvez o que não sabia é que ela se tornou a primeira senadora do país, em 1891, após a morte de seu pai, D. Pedro II.


A casa funciona de segunda a sexta, das 9h00 às 18h00 e a entrada é gratuita.

Parque das Ruínas

Se fizéssemos a seguinte pergunta: quais as vistas mais famosas do Rio de Janeiro? Certamente você responderia a do Pão de Açúcar, a do Cristo, a do Arpoador, entre outras. Mas será que a cidade maravilhosa não possui outras paisagens para serem apreciadas? É claro que sim! E que tal uma linda paisagem acompanhada de muita programação cultural?


Assim é o Parque das Ruínas, localizado no alto do bairro Santa Tereza, um boêmio bairro do Rio de Janeiro. A graça do passeio já começa antes mesmo da chegada. Como o bairro guarda muito de suas origens, ainda existe um bondinho por lá, que faz você se sentir no século passado. Andar nele é obrigação, até porque você não quer chegar cansado lá em cima, não é mesmo?

Parque Nacional da Tijuca

“Uma viagem para o Rio de Janeiro sempre nos deixa ansiosos para conhecer os cartões postais da cidade, como o Parque Nacional da Tijuca”. Certamente esta não é uma frase tão comum de ser ouvida. Principalmente pelos turistas, que chegam ao Rio para conhecer os principais pontos turísticos, fazer selfies e compartilhar as fotos da cidade maravilhosa.


5 lugares do Rio de Janeiro .Ao Fundo, a Pedra da Gávea.

Mas o que talvez você não saiba é que o Corcovado está situado dentro do Parque Nacional da Tijuca. Este talvez seja um dos motivos que a área de 3.953 hectares receba mais de 2 milhões de pessoas por ano. O local é tão grande que ocupa 3,5% de todo o município e é dividido em quatro partes: Floresta da Tijuca, Serra da Carioca, Pedra Bonita (ou Pedra da Gávea) e Pretos Forros. Por isso, são muitas atividades para todos os gostos e idades!


Na Floresta da Tijuca, por exemplo, um dos pontos mais apreciados é a Vista Chinesa, que como o nome diz, possui uma vista incrível para a Zona Sul do Rio. Durante a visita, leve água para hidratação e alguns alimentos leves para saciar a fome, como frutas e bolachas. Também não se esqueça de carregar a bateria do seu smartphone

A Paisagem da Vista Chinesa

Além do contato direto com a natureza e das lindas paisagens, o visitante poderá fazer caminhadas em trilhas, tomar banhos de cachoeira, passear de bicicleta e fazer piqueniques. Desde janeiro de 2015, o Parque realiza visitas gratuitas com guia com duração de duas horas.

Bosque da Barra

Seguindo o nosso roteiro paisagístico e natural, você sabia que o Bosque da Barra era um dos lugares preferidos do cantor Tim Maia? Quer entender por quê?


Este belo parque é um pedaço de paz e tranquilidade dentro do movimento bairro da Barra. São 2 quilômetros de alamedas cercadas de muito verde, onde ciclistas e pedestres podem apreciar espécies de plantas e animais, como o Sagui, conhecido por ser o menor macaco do mundo.

Pista Cláudio Coutinho

Para completar a nossa lista dos 5 lugares que turistas não visitam pela primeira vez, está a Pista Cláudio Coutinho, também conhecida como Caminho do Bem-Te-Vi ou Estrada do Costão. Ela fica no Bairro da Urca, e seu nome é uma homenagem ao ex-treinador da Seleção Brasileira de Futebol Cláudio Coutinho.


Inaugurada no final dos anos 80 pelo Exército Brasileiro, ela é acessada pela Praia Vermelha, que já uma prévia do paraíso natural que está por vir. À medida em que se avança, a praia fica cada vez mais distante e logo só resta a vegetação de um lado e o mar azul do outro. Siga em frente e algumas das trilhas dão acesso ao morro do Pão de Açúcar.


A Pista abre diariamente, das 6h00 as 18h00


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page