Dra. Lilian Ribeiro da Clinica Biomédica esteta informa e explica cada método, citando as vantagens e desvantagens e área onde é usado (pinça, lâmina, cremes depilatórios, depilação elétrica, luvas depilatórias, depilação com linha, cera, eletrólise, luz intensa pulsada, laser).
As indicações e contra indicações para cada um.
Alguns mitos e verdades.
Lâmina, a mais utilizada
A lâmina é o tipo de depilação mais rápido e barato para remoção dos pelos. Os pelos são cortados na superfície da pele, por isso voltam a crescer muito rapidamente, em cerca de 1 ou 2 dias. Em regiões como o rosto ou virilha, pode causar irritações e foliculite, principalmente se não houver uma preparação da pele e os intervalos entre a depilação forem muito rápidos. É boa opção para casos de emergência. A lâmina deve deslizar no sentido do crescimento do pelo para evitar que ele encrave ou que a pele fique sensível.
Cera quente
o calor dilata os poros, facilitando a retirada do pelo. Esse processo evita a formação de tampão (pequenas rolhas da própria pele), que impede a saída do novo pelo, evitando foliculite e infecções. Lembre-se: a cera deve ser retirada puxando-se no sentido contrário ao crescimento do pelo. É um método doloroso.
Cera fria
Não vejo vantagem em relação a quente. Porém pode ser mais pratica para manipulação de quem faz.
Nos dois casos os fios levam cerca de 20 dias para começar a nascer de novo, em algumas pessoas, até mais.
Creme depilatório
Alerta! Não dói, mas é preciso fazer o teste de sensibilidade em uma pequena área do corpo. Isso porque o princípio ativo do produto, que dissolve a queratina do fio, é extremamente comum provocar alergia. O resultado da depilação dura uns três dias apenas.
Depilador elétrico – Como o aparelho puxa o fio pela raiz (a maioria deles) o resultado da depilação também dura cerca de 20 dias. O problema é que, dependendo do formato do equipamento, não dá para usar na virilha, e também costuma ser dolorido.
Linha
A linha é um tipo de depilação considerada milenar, com nascimento no Egito. Com linha de costura, algodão e soro fisiológico é realizada a depilação, que funciona arrancando uma quantidade maior de pelos por vez, é usada principalmente na face e sobrancelhas. É um método dolorido, mas é rápido e eficiente. Um dos melhores para face, pois não corre risco de manchar a pele.
Depilação dermofotônica
A técnica destrói o folículo, só que por meio de uma combinação de vários tipos de descargas de energia. É um processo lento, mais demorado que o laser, mas permite o banho de sol durante as aplicações.
Lasers
Laser Diodo – Soprano XL e Soprano Ice
Há alguns anos esse é o nosso método de escolha aqui na Clínica.
Faz o processo de depilação definitiva progressiva.
É super eficiente em comparação aos outros aparelhos.
Reduz os pelos de forma muito mais rápida e quase indolor, sendo necessárias poucas sessões para obter sucesso.
Retira mais facilmente os pelos mais escuros e grossos e só não é eficaz para pelos completamente brancos, assim como as outras tecnologias.
O Soprano dispara vários feixes de luz em uma área maior. São vários disparos, mas com menos energia, lesando menos a pele e o tornando um método também menos dolorido. O laser age no pigmento escuro do bulbo piloso e mata as células que fazem o pelo crescer.
Entre as vantagens destaca-se o menor risco de lesão da pele, já que o Soprano distribui a energia, esquentando menos a pele e mais o bulbo.
A suavidade da dor também está relacionada ao fato de ele fazer vários disparos no mesmo local, mas com menos energia em cada um, numa tecnologia em movimento, e com a ponteira resfriada.
O intervalo entre as sessões é de no mínimo trinta dias.
resultados a partir da primeira sessão.
Luz intensa Pulsada
A LIP é uma tecnologia de luz chamada não ablativa (não fere a pele), ela permite um tratamento de rejuvenescimento mais brando e sem edema, dor ou crostas e cascas. Ela tem ação sobre os pelos, fazendo uma depilação progressiva. É excelente escolha para o clareamento de manchas e sardas.
Nd-Yag
O Nd-YAG é indicado para eliminar os "vasinhos" do rosto, varizes de pequeno calibre, pelos, olheiras e estímulo de colágeno.
Apesar de também ter ação sobre os pelos, funciona melhor para disparos individuais, quando quase já não existem pelos no local e você precisa apenas eliminar algum remanescente. É um dos métodos mais dolorosos.
Os tratamentos são feitos em 4 a 10 sessões, uma em cada mês. Às vezes a cada dois meses. Hoje a técnica é praticamente indolor e o paciente pode retornar às suas atividades logo após a sessão.
Contraindicações para os lasers.
- Pacientes que fazem uso de medicamentos fotosensíveis
- Pacientes que fazem uso de Roacutan para acne (o tratamento deve ser iniciado 3 a 6 meses após a interrupção do mesmo).
- Gravidez
- Fototipos V e VI (peles negras)
- Pessoas bronzeadas ou que pretendem ficar expostas ao sol.
MITOS e Verdades em depilação!
• Raspar o pelo diariamente não estimula o crescimento, pois a lâmina não afeta a raiz!
• O pelo raspado também não fica mais grosso. Ele só parece ter esse aspecto porque é cortado no meio da haste, onde é mais grosso que na ponta do fio, e quando ele "nasce" na pele parece ter tal aspecto!
• Depilação com cera não provoca flacidez, porque não interfere nas fibras elásticas e no colágeno da pele. Porém se vai ser realizada numa área com flacidez e delicada como a face, convém ser evitada, para não lesionar.
• A cera quente não estimula a alteração das veias da perna provocando varizes.
• A depilação com cera ou lâmina não faz com que os pelos não nasçam, ou impedem o crescimento do pelo, porque não destroem o bulbo piloso, como faz o laser.
Dra. Lilian Ribeiro, Biomédica esteta Da.
Clínica Renewmed
Comments