top of page

Luzbela Souza - uma artista completa, delicada e sensível

Atualizado: 26 de out. de 2021


Uma composição musical também é uma arte abstrata, sentindo e ouvindo a vibração silenciosa que cada pintura possui.


A Revista Absolute Rio On-Line tem um imenso prazer em apresentar uma jovem mulher, artista plástica na arte abstrata, empreendedora, dona de si, não faltando nunca a vontade de ultrapassar os seus limites.


LUZBELA SOUZA, uma artística fantástica que fortalece a arte abstrata através das suas obras é a nova capa da Revista Absolute Rio, aceitando o nosso convite para contar um pouco da sua vida pessoal e profissional.

Ela é assim: delicada mas forte, apaixonada pela sua arte que sempre reflete um movimento social e pela vontade de se mostrar livre, não se deixando nunca se aprisionar.


LUZBELA sabe que tem um longo caminho a construir e conquistar, mas o momento da produção artística está mais feminino e feminista e a presença da mulher está muito mais respeitada.


"Estamos numa carreira que exige resiliência", afirma LUZBELA.

"Me chamo Luzbela Souza, sou natural do Rio de Janeiro, tenho 36 anos, sou cria do Engenho Novo, bairro do subúrbio carioca, onde passei boa parte de minha vida.


Tive o primeiro contato com a arte por meio das oficinas teatrais que frequentei, despertando os primeiros passos do universo criativo que já existia dentro de mim."

Me considero uma empreendedora nata, buscando sempre motivação para inovar no ramo das artes, com a intenção de construir um legado, que deixo para minha filha, Sofia, que hoje tem 11 anos.

Ela é minha maior motivação!"

"Desde sempre, senti uma enorme necessidade em expressar -me e foi através da moda e da alta costura, que pude perceber que algo em mim precisava existir."

"Meu primeiro esboço foi criado para ajudar uma amiga que precisava levar para a sua costureira, o desenho do vestido mais importante da sua vida. "

"E fui eu, sem qualquer profundidade profissional, desenhar algo que naquele momento nasceu da minha mente, através da atenção que lhe dei e da necessidade que ela tinha por vestir uma roupa única e exclusiva.


Quando eu vi aquele esboço se transformar em um vestido, pensei:

Definitivamente essa será minha profissão!


Com a ajuda da costureira que confeccionei meu primeiro vestido, iniciei um pequeno negócio, onde minhas mãos e minha sensibilidade captavam a necessidade e o sonho de cada noivinha que me procurava, desejando transformar tecidos e rendas em verdadeiro sonho de vestir."

Por dois anos trabalhei no quintal de casa, atendendo individualmente cada noiva que me procurava, pois elas sentiam que somente eu poderia criar para elas o "vestidos dos sonhos".

"Em pouco tempo, tive o privilégio de abrir meu próprio atelier, iniciando uma jornada de muitos estudos e especializações no segmento da moda, que me fizeram adquirir técnicas únicas para o desenvolvimento de vestidos únicos, que eu costumo chamar "as minhas primeiras obras de arte".

"Após 8 anos de sucesso e aprendizado, vesti mais de 200 noivas, além de fornecer a mão de obra especializada para lojas que compravam e alugavam os meus vestidos."

"Mas ainda não era suficiente... Minha sede na criação tornava-se cada vez mais gritante.

Até que a possibilidade de ingressar em um atelier de artes me despertou uma nova perspectiva sobre outras formas de transmitir a minha mensagem.


Apesar de amar o meu trabalho de alta costura, criar vestidos deixou de ser única forma que eu tinha para me expressar.


Em pouco tempo como aluna de arte, sentia que a pintura poderia se tornar a forma mais gratificante de comunicar ao mundo tudo que eu tinha a transmitir."

"Meu primeiro contato com a pintura aconteceu sob a tutela do jornalista e professor de arte Hilário Silva Neto, que me apresentou diversas formas de desenvolvimento artístico em uma tela."

Em poucos meses após ingressar em suas aulas, minhas obras foram expostas de forma coletiva e individualmente, ganhando destaque e reconhecimento pela Academia de Artes Ciências e Letras do Brasil, além de ter sido selecionada pelo Sesi para homenagear o Dia Nacional da Mulher em 08 de março de 2018 e pelo espaço Cidade das Artes, no ano de 2020."

"Desde então, nunca mais consegui me distanciar da pintura, passando por diversas técnicas e estilos, podendo desenvolver um pouco de cada coisa, desde aquarela, colagem, ilustração, óleo e acrílico sobre tela.


Apesar de iniciar na arte Naife, atualmente, minhas obras são desenvolvidas sob um conceito abstrato contemporâneo, tanto na composição analógica quanto na composição digital, permitindo que minha produtividade não seja interrompida, como aconteceu com muitos artistas no ano da Pandemia.


Considero-me uma artista contemporânea que sobreviveu ao caos histórico que o mundo sofreu e que conseguiu encontrar meios para superar os obstáculos que afligiram a vida de todo artista em expansão."

"Unindo ferramentas ancestrais e tecnológicas, pude encontrar uma adequação que me permitiu acompanhar as exigências que o avanço no mundo das artes tem manifestado.


Após tantas mudanças e adequações, meu trabalho continua focado na expressão autêntica da minha liberdade, que reflete parte de minha história e me conecta com o mundo de forma mais profunda e autoral.


Relacionar-me com a arte significa, entrar em contato com minha própria essência criativa.


Esse relacionamento me fez observar o mundo sobre uma nova ótica, permitindo que pessoas que apreciam a sofisticação e o bom gosto, tenham para si, parte do universo que eu amo manifestar.


Seja um tecido, um papel ou uma tela, todas as minhas obras possuem a impressão única de minha personalidade.


Cada detalhe é pensado criteriosamente, todos os traços e linhas, tal como eu fazia com os vestidos, ricos em detalhes que eu desenvolvia individualmente com minhas próprias mãos."

MINHA ARTE ABSTRATA


"Minhas pinturas envolvem um aspecto artístico que apresenta minha percepção do não real.


Minha arte não retrata objetos e cenários da realidade concreta, mas inspira o instinto imaginário, o inconsciente e a intuição ligada à minha própria “necessidade interior” de uma existência além de padrões pré-definidos.


Assim, minhas obras são um caminho para a transcendência do olhar, não por meio de formas reconhecíveis, mas por meio de formas puras e primitivas como círculo, quadrado, triângulo, pontos, assim como fizeram meus ancestrais."

"Como missão, deixo uma abstração que significa, em parte, uma analogia a uma composição musical, que também é uma arte abstrata, possibilitando, no futuro, por meio da tecnologia, sentir e ouvir a vibração silenciosa que cada pintura possui.


Mais de 40 pinturas originais à venda em meu site, além de arte digital em tamanhos grandes para decorações imponentes."

ESTILO


"Inspiradas em artistas do século 20 como Vassily Kandinsky, Pablo Picasso ou Piet Mondrian, que deram a conhecer a arte abstrata, as minhas obras manifestam, sobretudo, um conceito sobre as expressões do corpo e as suas emoções, a partir de uma visão artística, que utiliza especificidades de elementos de abstração de forma sensível, sem passar pela representação clássica de objetos figurativos."

"Graças a uma técnica única que desenvolvi, utilizando formas, padrões ou geometrias, além de um jogo de luzes, texturas e contrastes, minhas pinturas têm um arranjo multicolorido único e incomparável, pintado por toques sutis, que imprimem vestígios da minha própria vida."

"Com as cores como matéria-prima, coloco-me numa representação desfigurada, transcendendo as dimensões da matéria, em elementos não figurativos a serem decifrados, a partir da expansão de suas mentes."

A ARTISTA


Brasileira negra, nascida no Rio de Janeiro em 1984, Luzbela iniciou sua relação com a arte em 2008 por meio da moda, o que a deixou desesperada pela expressão autêntica de seu primeiro trabalho.

Dez anos depois, a sua carreira criativa migra para as artes visuais, passando por vários ateliers de arte gratuitos, sob a orientação de Hilário Silva Neto, curador e professor de arte que acompanhou de perto o desenvolvimento dos primeiros vestígios da sua essência feminina e empoderada, representada na Obras no estilo Naife.


Em 2020, a artista renasce com um acervo totalmente diferente de tudo o que já fez, sob as influências de uma pandemia global, ela traz uma nova reflexão sobre a liberdade artística em meio às limitações do cotidiano, tornando suas obras uma forte representação de um movimento artístico imparável, nas técnicas analógicas e digitais, da arte abstrata contemporânea.


Uma artista visual autodidata, estilista profissional de moda desde 2008. Membro titular da Academia Brasileira de Artes, Ciências e Letras desde 2018. Com um estilo contemporâneo de pintura abstrata digital e analógica, realiza obras ricas em cores e texturas de forma convidativa e contagiante.

EXPOSIÇÕES:

  • 2018 - mostra coletiva Floresta da Barra - Rio de Janeiro - RJ

  • 2018- exposição coletiva de arte igreja JCO SD - Rio de Janeiro - RJ

  • 2018 - mostra coletiva cultural prefeitura volta ao redor- Volta Redonda - RJ

  • 2018 - título acadêmico Academia Brasileira de Artes, Ciências e Letras - Volta Redonda - RJ

  • 2018 - título acadêmico │ Academia de Ciências das Artes e Letras do Brasil - Volta Redonda - Rj

  • 2019 - exposição coletiva internacional YICCA - concurso internacional de arte contemporânea - Itália

  • 2019 - ocupação artística - exposição individual SESI - FIRJAN - Jacarepaguá - Rio de Janeiro - RJ

  • 2019/2020 - ocupação artística - exposição coletiva Casa de Cultura Jacarepaguá, Rio de Janeiro - RJ

PEÇAS LIMITADAS:


"Peças raras com edições limitadas, que são uma alternativa para os amantes da arte que desejam inserir em seus ambientes decorados a sofisticação e o requinte de uma impressão autenticada pela numeração e assinatura do próprio artista.


Para garantir a autenticidade, além de ser assinada, a obra é acompanhada de um certificado de autenticidade, incluindo especificações e código QR de identificação único.


Todas as obras são numeradas e passam por um processo de impressão de alta qualidade onde os detalhes da obra original são mantidos, garantindo a preservação e fidelidade exigidas pelos colecionadores.


Para atender a demanda da era digital, minhas obras estão disponíveis em meu site online.


Comprar arte online é absolutamente claro, você é livre para devolver a arte se não ficar satisfeito, sem perguntas, através da minha política de devolução de 14 dias.


PROJETOS PERSONALIZADOS:


O tema abstrato é provavelmente um dos movimentos mais populares da arte moderna, tornando-o um dos temas preferidos para projetos de decoração contemporânea.


Se você precisa decorar sua casa, escritório, jardim, paredes ou deseja solicitar um projeto de arte especial, obtenha uma criação exclusiva em tinta acrílica colorida que combina perfeitamente com sua decoração."

"Se você é uma galeria de arte ou decorador profissional, ofereço uma coleção de pinturas originais ou impressões de Belas Artes com acabamento semelhante ao da obra de arte original.


Se você já é um colecionador de arte, pode navegar pelas minhas coleções para encontrar um investimento aqui, ou para dar para a família e amigos em ocasiões especiais.


Tudo o que sei é que esta proposta abstracionista reflete a minha autenticidade embebida no contemporâneo, profundo e enigmático, em toda a sua liberdade de existir e conviver ”.

" A EMPODERADA"

CONTRIBUIÇÃO SOCIAL:


"Voluntária em diversos projetos sociais, tenho a consciência que criar também significa ampliar o acesso da arte ao coletivo, por meio de ações que me permitem usar a arte como linguagem para educar, transformar e semear inspiração para novos criadores


Nas oficinas criativas, ensino adultos e crianças a mergulhar em seu universo lúdico que é totalmente transformador, onde cada aluno aprende a transcrever sua própria mensagem artística, por meio de expressões que manifestam aspectos de uma personalidade única."

"Na produção cultural, realizo exposições com a intenção de tornar a arte visível, já que esse é o desejo de todo artista, pois somente por meio da observação a Arte pode cumprir o papel de provocar pensamentos e emoções que influenciam sua percepção do interior e do exterior de seu próprio ser."

"​A vida me dá motivos infinitos para agradecer. Sou grata por cada amanhecer que traz consigo novas oportunidade de ser feliz e sou muito grata por ter aprendido a valorizar cada instante da minha vida."

"Agradeço à Revista Absolute Rio pela oportunidade de contar um pouco da minha história pessoal e profissional. Obrigada aos gestos de apoio e atenção que me deram e que tocaram profundamente o meu coração."



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page