Com mais de quatro décadas no mercado editorial de moda, Patricia Carta se prepara para lançar o novo projeto gráfico da Harper’s Bazaar, às vésperas dos 12 anos da publicação no Brasil
Aclamada como um dos nomes mais importantes no mercado editorial nacional, Patricia Carta é a publisher da Harper’s Bazaar Brasil e, às vésperas de comemorar os doze anos da publicação no País, prepara o lançamento de um projeto gráfico inédito na edição de setembro/2023. Essa é a primeira vez em que o título ganha uma repaginação completa desde que chegou em solo brasileiro, em novembro de 2011.
Considerada a publicação de moda mais longeva da atualidade, a Harper’s Bazaar (originalmente lançada em Nova York, em 1867), ganhou sua edição brasileira em novembro de 2011, quando Patricia Carta a trouxe um ano depois de deixar de publicar a Vogue Brasil, pelo selo da Carta Editorial. A editora, criada em 1976 pelo pai, o jornalista italiano Luis Carta (1936 – 1994), tem história longa no mercado nacional.
Depois de trazer Vogue para o Brasil, em 1975, pela Editora Três, criou a própria editora de títulos de luxo, através da qual passou a publicar a revista no Brasil durante onze anos. Antes disso, trabalhou na editora Abril, onde foi responsável por lançar outras revistas femininas, como a Claudia, em 1968.
Patricia, que atuou como diretora de moda da Vogue e da Folha de S. Paulo, assumiu a direção da Carta Editorial em 2003, sucedendo o irmão, Andrea Carta. No comando da editora, ressignificou a imagem de moda no país para o século 21, além de contratar a primeira diretora de redação mulher na publicação, a jornalista Daniela Falcão.
Com a mudança da Vogue Brasil para uma segunda editora em 2010, depois de 35 anos sob a assinatura da Carta Editorial, a publisher trouxe para seu portfólio a Harper’s Bazaar, estreando o título de moda mais longevo do mundo no Brasil. A primeira edição, em novembro de 2011, contou a top Gisele Bündchen na capa.
Ao longo da década seguinte, Patricia Carta transformou a revista em uma marca multiplataforma, conquistando mais de 450 mil seguidores nas redes sociais e milhões de visitantes online. Sob o olhar contemporâneo, Bazaar foi responsável pela primeira publicação de moda brasileira a ser fotografada com um celular (em julho de 2016) e por capas irreverentes, apostando na diversidade de personagens nas edições, incluindo influenciadores e figuras de reality show – antes um tabu no mercado editorial de luxo.
Presença constante nas semanas de moda internacionais, Carta expandiu o título para outras publicações, como a Harper’s Bazaar Noiva, Art e Kids – a única do setor no País dedicada ao público infantil. Em 2022, lançou a Harper’s Bazaar Man que, em agosto de 2023, teve sua terceira edição com o rapper carioca Filipe Ret em uma capa que viralizou nas redes ao repensar a masculinidade do homem brasileiro.
Na nova década, Patricia enxerga um futuro agitado: em setembro de 2023 – o mês mais importante na indústria da moda –, comandou a repaginação completa da Harper’s Bazaar Brasil ao lado de um time intergeracional, com um projeto gráfico inédito em sintonia com os novos tempos da mídia impressa internacional.
Fotos Camila Queiroz e vídeo de Marisa Araujo
Comments